domingo, 23 de dezembro de 2012

Natal! Natividade da Luz...





Jesus! O verbo que se fez carne. O sopro do Espírito Santo que se fez homem através do útero de Maria Imaculada. 



Processo inusitado que transforma a comunicação de Deus com a sua criação.
Porque desta transformação? O Messias, esperado pelo povo escolhido, na verdade quando chegou veio para os esquecidos. Transformou-se em símbolo de transformação. Valorizou os pobres de espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os pacificadores, os perseguidos, os que crêem. Valorizou as mulheres, as viúvas, as crianças, os pobres. Valorizou os pecadores, as prostitutas, os arrependidos. Valorizou a todos os que faziam a vontade do seu Pai que estava no céu. A fé era a forma de os unir a Ele. E pela fé chegava-se à única cura ofertada, a cura dos pecados.

Escolhas! Escolhas transformaram nossa história em ato de amor. Amor que é paciente, bondoso, não inveja, não se vangloria, não se orgulha, não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor que não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.  Amor fruto de um diálogo com a humanidade onde o Pai se identifica definitivamente na presença do Filho Luz. Luz que veio tirar-nos das trevas e nos colocar no caminho da salvação.

Ó Jesus, Tu que nascestes em uma manjedoura para mostrar a humanidade que de nada valia o ouro e riquezas materiais. Que mandou-nos vender tudo e dar aos pobres para depois segui-lo. Que chorou, e sentiu dor, e foi lacerado. Será que fizemos algum sacrifício por Ele? Será que somos capazes de nos doarmos por Ele? De nos desfazermos de todos os maravilhosos prazeres que a vida nos oferece para nos entregarmos à Sua caminhada. Será que somos capazes de levar a sua cruz?

Levanta! Segue-me!
Palavras pronunciadas para nós, que estamos ainda perdidos nas preocupações do ter. Ter! esta é a única palavra de ordem que conseguimos ouvir na caminhada neste mundo de provações. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça! Ele nos fala, nos escuta... E nós, até agora, somente aprendemos a falar, não a escutar.

O que Deus nos fala neste diálogo de Pai? Neste amor que se faz graça e frutifica como Unidade de uma Trindade Santa? Neste dia de hoje, que anualmente se repete, para nos chamar a atenção, para nos levantar, para nos propor a andar, a segui-Lo. Para nos mostrar um caminho de Luz...

Jesus veio ao mundo pelo útero de Nossa Senhora. Poderia ter vindo de muitas outras formas, mas Deus queria que o Seu filho fosse humano como nós e que sofresse todos os nossos sofrimentos e nossas dores. E Ele sofreu muito mais do que isso. Sofreu e ainda sofre o esquecimento. Todos o esqueceram e o abandonaram no dia do seu julgamento perante Pilatos. Todos o esquecem no seu dia a dia. Continuamos a esquecê-Lo e julgá-Lo, e condená-Lo hoje, a cada dia que se passa e não estendemos a nossa mão a Jesus irmãos, sofredores, que sentem fome e sede, que morrem vitimas de abandono e omissão, por todo o mundo. Cadê o espírito da solidariedade que este Homem Deus buscou despertar dentro de nós. A única solidariedade que cultuamos, hoje é a de trocar benefícios pessoais que corrompem a nossa alma. É vergonhoso, mas é a verdade! É vergonhoso, mas a única solidariedade, neste mundo que Ele tenta salvar, é a troca de favores e obtenção de vantagens. E a desenfreada dependência de bens materiais, do vício e da promiscuidade.
E a salvação que nos foi anunciada? Ela esta cruzando a nossa vida a cada segundo. Será que a percebemos?

Hoje, depois de mais de 2000 anos, como comemoramos esta vinda? Será que em nossas reflexões mergulhamos profundamente na causa e na ação dos acontecimentos?
O certo é que a missão de Jesus foi de dor desde o primeiro momento da Anunciação até o último da crucifixão. E o interessante é que, nossas reflexões não atingem esta dimensão e nossas comemorações não impactam estes sentimentos. Não pensamos em nenhum dos acontecimentos que contam esta estória de dor, que transformou o mundo, mas simplesmente no acontecimento das homenagens e presentes, que tiveram outro significado, quando do Seu nascimento e não o que se propõe.

Na verdade temos que ver não somente o nascimento do Filho de Deus, mas também o nascimento da Família como nova visão, onde homem e mulher se dividem em responsabilidades. Naquele tempo Deus já nos mostrava os novos valores que devemos plantar no seio da nossa família. Valores representados pelo “Sim” de Maria e pelo “Perdão” de José.
Que Jesus, o centro de toda esta verdade, nós transforme em novos homens, não somente com o seu sacrifício, mas também com a verdade para a qual foi mandado a nos agraciar.

Que o Natal, natividade da Luz, símbolo da graça do nascimento de Jesus, o Filho de Deus, contamine o seu coração, Templo do Espírito Santo, e de todos os seus familiares...


Alvaro de Oliveira
Fortaleza, 23/12/2012

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Como estão os seus frutos?



Mais um ano chega ao fim, hora de refletirmos sobre nossas escolhas,acontecimentos e principalmente: fiz diferença na vida de alguém? Que tipo de "fruto" tenho produzido?

Nosso íntimo passa por diversas mudanças, sentimentos, emoções, tristezas e alegrias, estão escondidas dentro de nós, pois somos como os galhos que estão expostos, as coisas do íntimo refletem no exterior, por mais que tentemos disfarçar uma situação, um conflito,acabamos gerando a famosa máscara.

Chegará um instante que o nosso exterior refletirá o que está em nosso íntimo, trazendo para a luz a real necessidade de nosso coração,algo que verdadeiramente preencha toda necessidade.
O tempo pode passar, mas a Palavra de Deus nos diz: “pelo fruto se conhece a árvore ...” (Mt 12.33-37), não se preocupe se começar vir à tona suas reais necessidades, suas emoções muitas vezes contidas, suas motivações que o fazem conquistar tantos objetivos e sonhos.

A poda chegará!
Prepare-se para ser transformado, para subir mais um degrau, Deus nos ama de tal forma que nunca nos deixa cair em nossa racionalidade, nos faz ser sempre como Ele quer, desde que intimamente o tenha recebido como salvador.
Para darmos grandes frutos precisamos antes ser tratados, como o processo de uma plantação, prepara-se a terra, planta-se a semente, rega, aduba, cresce, vem a poda, perde-se folhas, e assim está pronto para dar bons frutos.
Ele não deseja que sejamos um ramo aleijado na fé, mas vivo!
Muitas árvores têm dado frutos lindos, exteriormente agradam aos olhos humanos, mas quando esse fruto é partido, vemos que ele está podre em seu interior, bichado!

Como estão os seus frutos?
Muitos ramos estão sem vida, porque não estão mais na videira verdadeira(Jesus Cristo) que traz vida e mudança.
Se você tem dado frutos, mas esses não têm permanecido, é porque estão sem vitaminas, estão bichados, estão fracos, o problema não está nos frutos e sim nos ramos!
Ganhar vidas pra Jesus é muito fácil, principalmente tratando-se de Brasíl, o difícil é discipular, doar tempo,ouvidos,coração, é verdadeiramente exercitar o AMAR de Cristo e dessa forma tornar-se um verdadeiro adorador e instrumento de transformação de infinitas vidas.
"pelo fruto se conhece a árvore...."
Espero que essa Palavra fale com vc, pois falou muito comigo.Tenha um sábado abençoado!!!

Luis André Bastos