sábado, 2 de agosto de 2014

EVANGELHO DO DIA - ANO A - DIA 02/08 - A morte de João Batista - Mt 14,1-12



Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do rei Herodes. Ele disse aos seus cortesãos: “É João Batista! Ele ressuscitou dos mortos; por isso, as forças milagrosas atuam nele”. De fato, Herodes tinha mandado prender João, acorrentá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. Pois João vivia dizendo a Herodes: “Não te é permitido viver com ela”. Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo,que o considerava como profeta.Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos,e agradou tanto a Herodes
que ele prometeu, com juramento,dar a ela tudo o que pedisse. Instigada pela mãe, ela disse:
'Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista.' O rei ficou triste, mas, por causa do juramento e dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. E mandou cortar a cabeça de João, na prisão. Depois a cabeça foi trazida num prato,entregue à moça e esta a levou para a sua mãe.Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.


LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos que circulam pela web:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração ao Divino Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto do dia? Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 14,1-12.
Como aconteceu com Jesus, aconteceu com João Batista. Teve que se defrontar com os poderosos e testemunhar a verdade até com a própria vida. Que cena cruel, horrível, trazer a cabeça de João numa bandeja! Como se fosse um troféu de vitória. Vitória da paixão, do poder, da mentira, do egoísmo, do incesto, da vingança, dos baixos instintos! Repugnante! A vida humana servida durante um banquete, numa bandeja! É a ostentação do mal! No entanto, como Jesus, João Batista não se afastou do projeto de Deus. Só se submeteu a Deus e a ninguém mais. Foi verdadeiramente livre!

2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim, hoje?
Sou capaz de dar testemunho? Sou coerente com a minha fé? A minha verdade é a verdade de Deus? Tenho e me submeto a outras “verdades”? Deixo-me vencer pelos maus instintos, pela covardia, pela mentira, pelo mal? Os bispos na Conferência de Aparecida lembraram: “Identificar-se com Jesus Cristo é também compartilhar seu destino: “Onde eu estiver, aí estará também o meu servo” (Jo 12,26). O cristão vive o mesmo destino do Senhor, inclusive até a cruz: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, carregue a sua cruz e me siga” (Mc 8,34). Estimula-nos o testemunho de tantos missionários e mártires de ontem e de hoje em nossos povos que têm chegado a compartilhar a cruz de Cristo até a entrega de sua vida. ”(DAp 140)

3- ORAÇÃO (VIDA)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Oração a São João Batista
Glorioso São João Batista, que fostes santificado no seio materno,
ao ouvir vossa mãe a saudação de Maria Santíssima.
Por intercessão da Virgem e pelos infinitos merecimentos de seu divino Filho,
de quem fostes precursor, anunciando-o como Mestre e
apontando-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo,
alcançai-nos a graça de darmos também nós testemunho da verdade e selá-lo até,
se preciso for, com o próprio sangue,
como o fizestes vós, ao ser martirizado.
Abençoai todos os que vos invocam. Amém.
São João Batista, rogai por nós!

4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Sinto-me discípulo/a de Jesus.
Meu olhar deste dia será iluminado pela presença de Jesus Cristo,e pelo esforço de testemunhá-lo no meio em que estou.

BÊNÇÃO


- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Fonte Ir. Patrícia Silva, fsp - Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário