quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 30/01 - O Reino de Deus exige paciência e esperança - Mc 4, 26-34



O Reino de Deus é como quando alguém lança a semente na terra. Quer ele esteja dormindo ou acordado, de dia ou de noite, a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. A terra produz o fruto por si mesma: primeiro aparecem as folhas, depois a espiga e, finalmente, os grãos que enchem a espiga. Ora, logo que o fruto está maduro, mete-se a foice, pois o tempo da colheita chegou. [...] Com que ainda podemos comparar o Reino de Deus? [...] É como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes. Mas, depois de semeada, cresce e se torna maior que todas as outras hortaliças [...].

LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Preparo-me para este momento,
fazendo com todos os internautas,
a oração ao Espírito Santo:

A Vós, Espírito de verdade,
consagro a mente, a fantasia e a memória:
iluminai-me.
Fazei-me conhecer Jesus Cristo
e compreender o seu Evangelho.
Amém.

1- LEITURA (VERDADE)

Faço a leitura lenta e atenta do texto da Palavra do dia: Mc 4,26-34.
Em um momento de silêncio, recordo o que li. São duas pequenas parábolas. Uma fala do processo como se desenvolve o Reino de Deus. Exige paciência. A outra é sobre o resultado de uma pequena boa semente. Fala de esperança.

2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que a Palavra diz para mim?
O que me dizem estas duas parábolas de Jesus Mestre? Atualizo a Palavra, ligando-a à minha vida.
O "Reino de Deus está perto". Dentro de mim. Como se desenvolve? Como o cultivo? Já me sinto discípulo/a missionário/a? Sinto-me "abrigo" para outras pessoas que buscam o Reino de Deus? Lembro-me das palavras dos bispos na Conferência de Aparecida: " No seguimento de Jesus Cristo, aprendemos e praticamos as bem-aventuranças do Reino, o estilo de vida do próprio Jesus: seu amor e obediência filial ao Pai, sua compaixão entranhável frente à dor humana, sua proximidade aos pobres e aos pequenos, sua fidelidade à missão encomendada, seu amor serviçal até a doação de sua vida. Hoje, contemplamos a Jesus Cristo tal como os Evangelhos nos transmitiram para conhecer o que Ele fez e para discernir o que nós devemos fazer nas atuais circunstâncias." (DAp 139).

3- ORAÇÃO (VIDA)

O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Meu coração começa a bater em sintonia com o coração de Jesus.
Vivo este momento em silêncio.
E oro:
Espírito Santo,
dai-me um coração grande e forte
para amar todos,
para servir a todos,
para sofrer por todos! ( Paulo VI)

4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual o novo olhar que a Palavra despertou em mim?
Viverei este dia com olhar novo,"descobrindo" o Reino de Deus presente em cada situação, pessoa, dificuldade, alegria, realização, desafio, cultivando dentro de mim a paciência e a esperança.
Por todos os internautas, para todas as pessoas, rezo com o apóstolo Paulo:
"Que o Senhor realize todos os desejos que vocês têm de fazer o bem" . (2Ts 1,11).

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Irmã Patrícia Silva, fsp

COMENTÁRIOS
O Reino de Deus é empreendimento de Deus neste mundo

Jesus continua ensinando, utilizando-se de parábolas. Trata-se, aqui, de duas parábolas sobre o Reino de Deus. Reino de Deus é o modo de falar da ação ou a maneira de Deus agir no mundo e nas pessoas. O Reino de Deus não pode ser encerrado numa definição. Haverá sempre algo a ser revelado, conhecido e compreendido de sua realidade. A primeira parábola, própria a Marcos, aponta para uma dupla atitude: empenho na semeadura, isto é, esforço da parte do discípulo de tornar presente no mundo o mistério do Reino, e espera paciente, pois é Deus quem faz a semente germinar e crescer. O Reino de Deus é empreendimento de Deus neste mundo. O Reino de Deus não começa grande, nem acontece em grandes eventos, nem é, à primeira vista, vistoso. A parábola do grão de mostarda ilustra esse contraste: o Reino de Deus acontece no cotidiano, nas coisas pequenas e aparentemente insignificantes da existência humana; Deus age de modo discreto no coração do ser humano e faz crescer nele o desejo de servi-lo e de se colocar à disposição do seu Reino. As duas parábolas convidam à confiança, à perseverança, e a entrar no dinamismo próprio da ação de Deus no mundo e na pessoa; esta, portadora do projeto salvífico de Deus.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Fonte paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário