quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Evangelho do dia 11/12/2015 - 2ª Semana do Advento - Ano C - Roxa

Jesus e João Batista - Mt 11,16-19

Com quem vou comparar esta geração? É parecida com crianças sentadas nas praças, gritando umas para as outras: “Tocamos flauta para vós, e não dançastes. Entoamos cantos de luto e não chorastes!”. Veio João, que não come nem bebe, e dizem: “Tem um demônio”. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: “É um comilão e beberrão, amigo de publicanos e de pecadores”. Mas a sabedoria foi reconhecida em virtude de suas obras.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.


COMENTÁRIO
O trecho do evangelho é a sequência do relato em que João Batista envia os seus discípulos a Jesus para perguntar: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?” (Mt 11,3). A pergunta de João Batista revela a sua dificuldade de discernir e compreender o novo que se vai realizando na pessoa de Jesus. A resposta de Jesus, apoiada em Is 35,5-6, é suficiente para que João reconheça o “hoje” da salvação e que Jesus é o Messias esperado.
O convite de João Batista à conversão ganhou muitos adeptos, mas também muita rejeição entre os que o ouviam: os publicanos e pecadores receberam o batismo, ao contrário dos escribas e fariseus, para os quais suas próprias obras eram sua justificação (cf. Lc 18,9-14). Na aceitação rejeição do batismo de João por parte de seus contemporâneos é prefigurada a aceitação-rejeição de Jesus. As parábolas e referem e ilustram essa rejeição por parte dos chefes do povo. O que se denuncia é a “cegueira” daqueles que deveriam orientar o povo para Deus e estar atentos aos sinais dos tempos. A surpresa de Deus exige um discernimento permanente.

Pe. Carlos Contieri, sj, em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas.
http://comeceodiafeliz.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário