terça-feira, 20 de setembro de 2011

SEGUE-ME

Evangelho (Mateus 9,9-13)

Quarta-Feira, 21 de Setembro de 2011 
São Mateus


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu Jesus. 
10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”
12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

Neste evangelho, existem três palavras de suma importância que são:
“SENTADO”
“SEGUE-ME”
“LEVANTOU”
São atitudes que mudam os rumos da vida. Quando você toma qualquer uma destas atitudes seus caminhos mudam. E foi o que aconteceu a Mateus e poderá acontecer a qualquer um de nós. Muitas vezes também estamos sentados e assim permanecermos por pura acomodação. Sentados para tudo. Não nos importamos com o que vem ou o que esta por vir. Não vemos, nem ouvimos, nem mesmo falamos. Estamos absortos em devaneios. Sentado ninguém produz nada nem tem o que fazer. Sentado você obriga que os outros venham a você e o alimentem. Isto não é bom. Você esta inválido. De mal com a vida como se diz. E estar de mal com a vida e estar alheio a tudo que o cerca, é esta em desequilíbrio permanente com a diversidade. Não é bom. E é ai que entra o “Segue-me” de Jesus. Este chamado significa uma mudança total de vida, pois para segui-lo você tem que abrir mão de benefícios recebidos de forma escusa, de fora para dentro. Você abre mão de prazeres e desejos que lhe chegam de fora como era o caso de Mateus e passa a oferecer de dentro para fora o que você tem de melhor, do mais profundo do seu intimo. Mateus ficava sentado em sua banca à espera daqueles que vinha lhe pagar os tributos. Ele tinha uma gorda percentagem e isto lhe bastava. Vivia da exploração e desgraça daquele povo. Para ele isso pouco importava como também não importava o que eles sentiam e pensavam. Mas o tempo muda as pessoas e certamente, naquele momento, ele era um líder dissidente da sua categoria, e não sabia verdadeiramente como mudar aquela situação e se acomodava. Certamente ele também já tinha ouvido falar de Jesus. E por este motivo o seu chamado teve uma força especial. Ele precisava daquele chamado como nós também estamos precisando a todo o momento. O "Segue-me" tem uma força e um significado especial. O "Segue-me" é uma atitude de liderança, de força, capaz de transformar. E esta força que transforma faz com que você se levante e o levantar-se aqui é principalmente mudar de vida. O levantar significa produzir, criar, transformar e acima de tudo, amar. Quando você toma atitudes positivas e sai do seu egocentrismo, você se ama e aprende a amar. E era isso que Jesus queria dele e quer de todos nós. “Levanta-te e anda”. Esta frase Jesus usa comigo a toda hora e com você também. Vamos escutá-la no fundo do nosso coração e atendê-la.

Alvaro Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário