sexta-feira, 30 de outubro de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 31/10 - A escolha dos primeiros lugares - Lc 14,1.7-11


Num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Estes o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou--lhes uma parábola: “Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante, e o dono da casa, que convidou os dois, venha a te dizer: ‘Cede o lugar a ele’. Então irás cheio de vergonha ocupar o último lugar. Ao contrário, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Quando chegar então aquele que te convidou, ele te dirá: ‘Amigo, vem para um lugar melhor!’. Será uma honra para ti, à vista de todos os convidados. Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Acolhamos a Palavra de Deus em nosso coração e permitamos que ela nos conduza neste novo dia. Acolhamos o seu convite para o serviço humilde e a transformação da sociedade pelo amor e pela partilha generosa.
Rezemos: Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que Nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

Qual é o contexto da narrativa? Lugar, tema central, personagens... Detenha-se à parábola e recolha os elementos principais. Para quais aspectos Jesus chama a atenção de seus ouvintes? Leia, em sua Bíblia, Pr 25,6-7 e perceba a relação com a parábola.
"Apenas em Lucas temos narrativas, três, nas quais Jesus participa de refeição em casa de fariseus. A reunião em torno da mesa de refeição é a moldura para um ensino de Jesus.
Os fariseus observavam Jesus, procurando alguma falha para condená-lo. Mas, na realidade, é Jesus quem observa os presentes, como escolhiam os primeiros lugares, e faz a sua sábia intervenção.
O banquete das elites é uma imagem da sociedade classista, na qual cada um procura passar por cima dos outros, na busca da ascensão social. O ensino de Jesus é uma subversão dos valores comuns dessa sociedade competitiva em busca da riqueza e do poder, expresso na sentença final: 'todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado'.
No Reino de Deus, cada um coloca-se em último lugar, como aquele que serve. São os laços do serviço recíproco, no amor, que se cria a união da comunidade, como fermento que transforma a sociedade." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

Estamos diante de um texto que nos lança um grande apelo: a renúncia à sociedade competitiva e a adesão à nova sociedade do Reino, fundada na humildade, no serviço e na partilha. É a lógica contrária a da sociedade em que estamos inseridos. É um estilo de vida que segue os critérios de Jesus e de seu Evangelho, que vê a relação entre as pessoas permeadas pelo serviço humilde. A humildade, embora uma virtude pouco apreciada, nos é possível quando nos colocamos diante de Deus e reconhecemos que tudo nos vem Dele.
Por quais sinais reconhecemos que uma pessoa vive a humildade? Como criar em nosso coração essa atitude? Como transformar a humildade em gestos concretos no dia a dia? Qual é o convite que o Senhor me faz neste dia?
3- ORAÇÃO (VIDA)

Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém. (Paulo VI)
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

É o momento de responder à presença de Deus em nossas vidas com um compromisso, um gesto concreto. De que forma desejo colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus me despertou neste dia?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Créditos: 
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002, e também para a numeração dos Salmos
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas Editora
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet

COMENTÁRIOS
Agir em conformidade com a vontade de Deus

Jesus é um homem que tem uma observação fina da realidade; está atento a tudo o que acontece ao seu redor. Ele é capaz de ver o coração das pessoas e o âmago das situações. Ele utiliza suas observações para ensinar e fixar critérios para que se aja em conformidade com a vontade de Deus. Chama a atenção de Jesus o fato de os convidados escolherem os primeiros e os melhores lugares. Jesus lança mão de uma parábola para ensinar. Essa parábola reproduz as regras de boas maneiras de Pr 25,6-7, e é um conselho de humildade. É preciso aceitar e receber o lugar que é dado. Contudo, é preciso também atenção para não incorrer num outro erro: se precaver contra a falsa modéstia, ou seja, escolher o último lugar para ser, depois, convidado a ocupar um lugar melhor. A sentença final de nossa perícope é uma norma de conduta para todos os que abraçam a fé cristã, e diz respeito ao destino último do homem. Na disputa entre os discípulos acerca de quem seria o mais importante, Jesus responde que é o que serve.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
http://www.paulinas.org.br/diafeliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário