terça-feira, 8 de setembro de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 08/09 - Natividade de Nossa Senhora - Mt 1,1-16.18-23



Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão: Abraão gerou Isaac, Isaac gerou Jacó, Jacó gerou Judá e seus irmãos, Judá gerou Farés e Zara, de Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, da mulher de Urias. Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.
Ora, a origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha prometido pelo profeta: "Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus-conosco".
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

A liturgia de hoje celebra a Natividade de Nossa Senhora. Celebremos com alegria este dia pois por meio de Maria nos veio o Sol da justiça, Jesus Cristo. Com Maria, acolhamos a Palavra de Deus.
Rezemos: Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto? Qual mensagem nos transmite o evangelista? Como compreendo a ação do Espírito Santo na vida de Maria? Qual é a mensagem que José recebe do anjo?
"Cada evangelista tem características próprias que refletem as fontes de onde colheram suas narrativas e a cultura e os problemas das comunidades para as quais redigem seus evangelhos. Mateus, redigindo para uma comunidade de cristãos oriundos do judaísmo, faz uma inculturação de Jesus na tradição do Primeiro Testamento. Por sua genealogia, José é inserido na linhagem davídica, e pela acolhida de José a Maria, o menino, Jesus, que foi concebido, torna-se um herdeiro messiânico. Contudo, Jesus rejeitou esta expectativa messiânica de poder, no estilo davídico. Manso e humilde de coração, Jesus vem revelar o amor e a misericórdia do Pai, acolhendo a todos os povos e nações." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

"Foi o Espírito divino que preparou a vida de Maria para ser o tabernáculo vivo do Filho de Deus, o sacrário mais sagrado do mundo. Pelo Espírito, Maria se tornou a arca preciosa da aliança. Ao receber a saudação do anjo Gabriel na anunciação, o Espírito Santo penetrou em sua vida para sempre.(...)
Maria nos mostrou, com sua vida, que todos os que se deixam guiar pelo Espírito tornam-se filhos de Deus, pois o Espírito é a força que une a divindade e a humanidade em Jesus Cristo.
Aberta desde o princípio pela ação do Espírito Santo, Maria viveu com solicitude os apelos divinos em sua vida. Tudo o que era obscuro, do ponto de vista meramente humano, ilumina-se com a luz divina do Espírito. Por sua fidelíssima correspondência à graça divina, cada dia prosperou na intimidade divina.(...)
Por isso, Maria é o modelo mais perfeito e o guia mais seguro para os cristãos que aspiram viver em comunhão plena com Deus. Maria vive só de Deus; Maria vive só para Deus; Maria vive em Deus. Todo cristão deve abrir-se à vontade de Deus, para que o Espírito Santo governe sua inteligência, seu coração e sua vontade; para que suas ações reflitam o grande amor de Deus pela humanidade." (Retirado do livro: 'Nos passos de Maria', Paulinas Editora)
3- ORAÇÃO (VIDA)

Mãe de Jesus e minha Mãe! Encontraste graça diante de Deus, por isso, a redenção do mundo começou em ti. Tu és a primeira entre todos os remidos, mulher revestida de sol, mulher escolhida por Deus, cheia de graça. Porque deste Jesus ao mundo, serva humilde e poderosa, renovou-se a esperança em nossos corações. Intercede agora pela humanidade junto a teu Filho, a quem geraste e deste o nome de Jesus. Protege teus filhos e filhas das divisões e incompreensões, e roga a Jesus para nos dar a paz. Que todos renunciem às ambições egoístas e procurem o que for útil a todos. Faze-nos partilhar o amor de Deus. Amém. (Do livro: 'Um mês com Maria', Paulinas Editora)


4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude me proponho a viver no dia de hoje?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Créditos: 
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas Editora
Ilustração: Osmar Koxne
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet
 
COMENTÁRIOS
A origem de Jesus

A genealogia tinha uma importância capital para os antigos, pois inseria a pessoa no tecido social e histórico de um povo. À diferença de Lucas, que remete a origem de Jesus a Deus (Lc 3,23-38), Mateus a remonta a Abraão. A finalidade é mostrar que Jesus é plenamente membro do povo de Israel. Davi também é mencionado no primeiro versículo porque, para os judeus, o Messias seria descendente de Davi, e para a fé cristã Jesus é descendente de Davi segundo a carne (Rm 1,3; Lc 32). A Abraão é prometida a bênção da qual todas as nações seriam beneficiadas. Remontar a genealogia de Jesus a Abraão é um modo de afirmar o caráter universal da missão de Jesus. Mais ainda, para o cristão, a genealogia de Jesus visa fazer compreender que nele se resume toda a história passada de Israel. Em Jesus, uma nova história do universo começa. Segue-se à genealogia o anúncio do nascimento de Jesus a José, pelo anjo. A maternidade de Maria é obra do Espírito Santo. Se José pensa em deixar Maria ir livremente, é porque ele tem consciência do mistério de Deus presente na gravidez dela. É exatamente nisso que ele é justo: não quer tomar para si o que Deus reservou para Ele. Mas a palavra do anjo, isto é, a revelação de Deus, converte a mentalidade de José, por isso ele acolheu Maria como sua esposa, exatamente como o anjo havia mandado.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=08%2F09%2F2015#ixzz3lCP2Q8oy 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário