sábado, 16 de julho de 2011

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”.
48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz
a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. (Mateus 12, 46-50)


A vontade do meu Pai. Todo o Evangelho representa esta mensagem que Jesus nos trás. E esta é a palavra chave para entendermos esta passagem do evangelho. Jesus é muito sutil e muito profundo nos seus ensinamentos. Ele quer preparar seus discípulos para que eles dêem continuidade, através de seus testemunhos, ao projeto da salvação. E para fazê-los entender, o que é a vontade de Deus, ele precisa fazê-los entender a abrangência, o significado metafísico do amor. Jesus é um metafísico que usa o exemplo físico para que os apóstolos possam melhor entender. Na oração do Pai Nosso ele é metafísico, espiritual, na primeira parte e físico, material, na segunda. Todo o projeto de Jesus é espiritual, mas os seus seguidores pensam que é material, que ele veio para implantar um novo reino na terra e que esse novo reino será a destruição dos romanos.  Quando Jesus ensina a oração do Pai Nosso ele coloca como um dos pedidos: “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como nos céus”. Portanto, realizarmos a Vontade de Deus, é fundamental para a realização do Plano de Deus. E qual é esta vontade? Esta vontade é o amor, porque Deus é amor. É o primeiro mandamento, amar a Deus, no campo espiritual e sua extensão, amar ao próximo, no material. A ordem original, sua criação, sua ação como criador, é o puro amor. E nós como resultado também somos amor. Somos o amor, no plano espiritual e no plano material. Mas os discípulos não entendiam o plano espiritual. E para que eles entendessem Jesus usa a metáfora da família. Era preciso que eles entendessem que o amor os tornaria reconhecidos por todos os tempos até os dias de hoje. Era preciso que eles dominassem o sentido mais profundo desta palavra, amor, para que pudessem levar à frente o grande projeto divino realizado através de Jesus. Então Jesus quer mostrar aos seus discípulos que o amor é a causa principal da existência humana e como aqueles que lhe seguiam tinham pouca cultura, Jesus usa a figura da família para fazê-los entender o tamanho do amor que deveria envolvê-los.
Que Deus te abençoe!

Álvaro Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário