terça-feira, 30 de dezembro de 2014

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 01/01 - A grande alegria - Lc 2, 16-21



Foram, pois, às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. Quando o viram, contaram as palavras que lhes tinham sido ditas a respeito do menino. Todos os que ouviram os pastores ficavam admirados com aquilo que contavam. Maria, porém, guardava todas estas coisas, meditando-as no seu coração. Os pastores retiraram-se, louvando e glorificando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, de acordo com o que lhes tinha sido dito. No oitavo dia, quando o menino devia ser circuncidado, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido no ventre da mãe.

LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Preparo-me para a Leitura, rezando com todas as pessoas que circulam por este ambiente virtual, desejando a todas um ano de 2015 pleno da graça e da paz de Deus, Com elas, rezo:
Oração pela paz

Cristo, quero ser instrumento de tua
Paz e do teu infinito amor
Onde houver ódio e rancor, que eu
Leve a concórdia, que eu leve o amor
Onde há ofensa que dói
Que eu leve o perdão
Onde houver a discórdia,
Que eu leve a união e tua paz
Onde encontrar um irmão
a chorar de tristeza
sem ter voz e nem vez
Quero bem no seu coração
semear alegria
pra florir gratidão
Mestre, que eu saiba amar
Compreender, consolar
e dar sem receber
Quero sempre mais perdoar
trabalhar na conquista
e vitória da paz





1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 2,16-21
Eles foram depressa, e encontraram Maria e José, e viram o menino deitado na manjedoura. Então contaram o que os anjos tinham dito a respeito dele. Todos os que ouviram o que os pastores disseram ficaram muito admirados. Maria guardava todas essas coisas no seu coração e pensava muito nelas. Então os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de louvor a Deus pelo que tinham ouvido e visto.
E tudo tinha acontecido como o anjo havia falado.
Uma semana depois, quando chegou o dia de circuncidar o menino, puseram nele o nome de Jesus. Pois o anjo tinha dado esse nome ao menino antes de ele nascer.
Neste primeiro dia do ano, celebramos Maria, Mãe de Deus. Com ela contemplamos Jesus e meditamos no nosso coração, deixando-o plenificar pelo amor de Deus. Esta foi a primeira Festa Mariana que apareceu na Igreja Ocidental. Sua celebração começou em Roma no século VI.
Em 431, o herege Nestório se atreveu a dizer que Maria não era Mãe de Deus. Por isso, reuniram-se os 200 bispos do mundo em Éfeso -a cidade onde a Santíssima Virgem passou seus últimos anos- e iluminados pelo Espírito Santo declararam: "A Virgem Maria, sim, é Mãe de Deus porque seu Filho, Cristo, é Deus". E acompanhados por toda a multidão da cidade que os rodeava levando tochas acesas, fizeram uma grande procissão cantando: "Santa Maria, Mãe de Deus, roga por nós pecadores agora e na hora de nossa morte. Amém".

2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim, hoje?
Na cruz, Jesus nos deu Maria como Mãe, ao dizer a João: "eis a tua Mãe".
Em nossa Mãe Maria encontramos o caminho seguro que nos introduz na vida do Senhor Jesus, nos ajuda a nos conformar com Ele e poder dizer como o Apóstolo "vivo eu mas não eu, é Cristo quem vive em mim".
Devo crescer na minha devoção a Maria, minha querida Mãe.

3- ORAÇÃO (VIDA)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Sendo hoje, Dia Mundial da Paz, cantamos ou rezamos a canção "Grito de Paz", Pe. Zezinho, scj
Um grito de paz

De todos os cantos do mundo
Se ouviu um canto de paz
De todos os povos do mundo
Se ouviu um grito de paz

E todos os pés caminhavam
Em busca da paz
E todos os povos marchavam
Em busca da paz
E todas as bocas cantavam
Um canto de paz
Senhor dá-nos a paz

E todos partiam o pão e se davam as mãos
E todos sentiam de fato que eram irmãos
E o lobo e o cordeiro bebiam do mesmo riacho
Senhor dá-nos paz

Novo céu e nova terra
por causa do pão repartido

E todos davam gloria, gloria a Deus
Glória, glória, glória, glória a Deus

Batiam palmas pro céu
Batiam palmas pra terra
Palmas para um tempo sem guerra

4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Contemplarei toda a criação com o olhar de paz, olhar do Criador que ama a cada uma de suas criaturas.

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde todos os dias do novo ano. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Fonte Ir. Patrícia Silva, fsp Paulinas

 
COMENTÁRIOS
O Senhor presente no meio de nós

Começar um novo ano civil é uma grande graça; é a oportunidade de, com olhar fixo no Senhor, nascido para a nossa Salvação, podermos ser iluminados por sua gloriosa ressurreição. É preciso manter viva a certeza de que o Senhor está sempre próximo, presente no meio de nós, mesmo quando não o sentimos sensivelmente. Por isso, para nós cristãos, o tempo e a história humana são espaços de buscar e encontrar Deus, espaço do nosso testemunho de fé. Nossa história, marcada por luzes e sombras, é o lugar em que se manifesta a bênção de Deus, a saber, Nosso Senhor Jesus Cristo. É essa bênção que encheu o
coração dos pastores de Belém de intensa alegria e os fez correr até a gruta onde se encontrava o menino Jesus, deitado na manjedoura, amparado por Maria e José, mulher e homem totalmente entregues à vontade de Deus. A “grande alegria” experimentada pelos
pastores sinaliza o dom oferecido a todo ser humano, pois ninguém, como afirma o Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, está excluído da alegria da salvação trazida pelo Senhor (cf. EG, 3).
Fonte Pe. Carlos Alberto Contieri Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário