domingo, 28 de dezembro de 2014

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 30/12 - A profetisa Ana - Lc 2, 36-40



Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Ela era de idade avançada. Quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo; dia e noite servia a Deus com jejuns e orações. Naquela hora, Ana chegou e se pôs a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Depois de cumprirem tudo conforme a Lei do Senhor, eles voltaram para Nazaré, sua cidade, na Galiléia. O menino foi crescendo, ficando forte e cheio de sabedoria. A graça de Deus estava com ele.



LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os visitantes desta página na web:
Saudação
- A nós todos, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
- Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
- Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.

1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na minha Bíblia: Lc 2,36-40. Observo os personagens da cena descrita: o Menino Jesus, Ana, Maria e José.
A profetisa Ana, nos seus 84 anos, estava sempre no templo, adorando a Deus. Ela tem duas atitudes ao ver o Menino Jesus:
1ª Louva a Deus
2ª Fala, anuncia a todos que o Menino é o libertador esperado.
Maria e José, depois de cumprir a Lei do Senhor, voltaram para Nazaré, na Galiléia.
O Menino crescia em idade, sabedoria e graça de Deus.

2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim, hoje?
Posso me perguntar: sou uma pessoa atenta aos sinais de Deus? Ao perceber a presença de Deus na minha vida, quais atitudes tenho? Como Ana, louvo a Deus e o anuncio aos demais? Como disseram os bispos em Aparecida: "Como discípulos de Jesus reconhecemos que Ele é o primeiro e maior evangelizador enviado por Deus (cf. Lc 4,44) e, ao mesmo tempo, o Evangelho de Deus (cf. Rm 1,3). Cremos e anunciamos "a boa nova de Jesus, Messias, Filho de Deus" (Mc 1,1). (DAp 103).

3- ORAÇÃO (VIDA)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:
Espírito vivificador,
a ti consagro o meu coração:
aumenta em mim o amor a Jesus, Vida da minha vida.
Faze-me sentir filho amado do Pai. Amém.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de busca dos sinais de Deus no mundo em que vivo. Sei que "Somos chamados a encarnar o Evangelho no coração do mundo"(Diretrizes da CNBB, no 21). Vou falar de Deus às pessoas com quem convivo.

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Fonte Ir. Patrícia Silva, fsp Paulinas

 
COMENTÁRIOS
Ana, mulher entregue a Deus

Continuando o episódio da apresentação do menino Jesus no Templo de Jerusalém, Lucas faz intervir uma nova personagem, Ana, dita profetisa, mulher entregue a Deus através de jejuns e orações, de idade avançada e viúva. Nessa breve apresentação de Ana, mulheres importantes do Antigo Testamento são evocadas: Judite (Jt 8, 4-5; 16, 22-23) e Débora (Jz 4 - 5). Além disso, ela tem o mesmo nome da mãe de Samuel (1Sm 1, 19-20). Nos relatos da infância de Lucas, o Novo é dito com palavras ou evocações da história de Israel. Com Simeão ela representa o Antigo Testamento que contempla e atesta o cumprimento da promessa de Deus. A todos os que esperam a libertação de Jerusalém, ela falava do menino. Ao comentarmos o hino do Magnificat, dizíamos que ele estabelece um paralelismo entre a libertação do povo eleito do Egito e a libertação anunciada quando do anúncio do nascimento de Jesus. No anúncio do nascimento de Jesus, se dá o êxodo definitivo da humanidade, isto é, a humanidade passa da escravidão do pecado para a filiação divina em Cristo. A presença de Simeão e Ana na cena da apresentação do menino a Deus no Templo garante o duplo testemunho exigido pela Lei de Moisés (Dt 19, 15)
Fonte Pe. Carlos Alberto Contieri Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário