domingo, 7 de dezembro de 2014

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 09/12 - O que fazer com o que se perdeu? - Mt 18,12-14



“Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos morros, para ir à procura daquela que se perdeu? E se ele a encontrar, em verdade vos digo, terá mais alegria por esta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequenos.”





LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Com todos que se encontram neste ambiente virtual, iniciamos nossa Leitura Orante do Advento, com a
Canção do Advento
Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem saciar nossa sede de Paz!
1. Ó vem, como chega a brisa do vento,
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo!
2. Ó vem, como chega a chuva no chão
Trazendo fartura de vida e de pão!
3. Ó vem, como chega a luz que faltou
Só tua palavra nos salva Senhor!
4. Ó vem, como chega a carta querida
Bendito carteiro do Reino da Vida!
5. Ó vem, como chega o filho esperado
Caminha conosco Jesus Bem amado!
6. Ó vem, como chega o Libertador
Das mãos do inimigo nos salva Senhor
Veja a melodia desta canção, ao lado.

1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto, na minha Bíblia: Mt 18,12-14 – E a que se perdeu?
O que é que vocês acham que faz um homem que tem cem ovelhas, e uma delas se perde? Será que não deixa as noventa e nove pastando no monte e vai procurar a ovelha perdida? Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando ele a encontrar, ficará muito mais contente por causa dessa ovelha do que pelas noventa e nove que não se perderam. Assim também o Pai de vocês, que está no céu, não quer que nenhum destes pequeninos se perca.
Um problema que devem enfrentar os que seguem Jesus é o julgamento, ou seja, pensar que algumas pessoas estão irremediavelmente perdidas porque se afastaram. Na parábola de Jesus, o pastor deixa as 99 ovelhas que não se perderam e vai procurar a ovelha que se perdeu. Ele quer dizer que veio ao mundo para salvar o que pensamos estar perdido. A comunidade, a Igreja, a família, o grupo que segue Jesus, não tem outra alternativa se constata que algum membro se extraviou. Como o pastor, o seguidor de Jesus, seu discípulo e missionário, deve fazer todo empenho para recuperar esta pessoa.

2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim?
Quero seguir Jesus Cristo e para isto jamais poderei me deixar dominar pelo espírito de competição e pela tentação de julgar ou de excluir. Se alguém se afastou, devo ir ao encontro desta pessoa e tentar ajudá-la, recuperá-la. Em Aparecida, os bispos disseram: "Conversão: É a resposta inicial de quem escutou o Senhor com admiração, crê n’Ele pela ação do Espírito, decide-se ser seu amigo e ir após Ele, mudando sua forma de pensar e de viver, aceitando a cruz de Cristo, consciente de que morrer para o pecado é alcançar a vida. No Batismo e no sacramento da reconciliação se atualiza para nós a redenção de Cristo." (DAp 278b).

3- ORAÇÃO (VIDA)

O que o texto diz para mim?
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo o Salmo 23:
O Senhor é o meu pastor.
Nada me falta.
Em verdes pastagens me faz repousar;
para fontes tranquilas me conduz,
e restaura minhas forças.
Ele me guia por bons caminhos, por causa do seu nome.
Embora eu caminhe por um vale tenebroso, nenhum mal temerei,
pois junto a mim estás;
teu bastão e teu cajado me deixam tranqüilo.
Diante de mim preparas a mesa,
à frente dos meus opressores;
unges minha cabeça com óleo,
e minha taça transborda.
Sim, felicidade e amor me acompanham
todos os dias da minha vida.
Minha morada é a casa de o Senhor,
por dias sem fim.

4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Hoje, vou olhar as pessoas com olhar de fraternidade e de acolhimento e pedir ao Senhor a graça de uma "contínua conversão". Quero ir ao encontro de alguém que a mim "parece perdido".

BÊNÇÃO

O Senhor te abençoe e te guarde!
O Senhor te mostre a sua face e compadeça de ti.
O Senhor volva seu rosto para ti e te dê a paz!
O Senhor te abençoe!
Amém!


Fonte Irmã Patrícia Silva, fsp - Paulinas

 
COMENTÁRIOS
Deus deseja que nenhum desses “pequenos” se perca.

O nosso evangelho de hoje pertence ao discurso sobre a Igreja. Esse discurso é constituído por uma série de instruções que Jesus oferece aos seus discípulos sobre a vida comunitária. No evangelho de Lucas, a parábola é parte da resposta de Jesus à objeção dos fariseus pelo fato de ele dar boa acolhida aos pecadores e comer com eles (Lc 15,4-7). Em Mateus, a parábola está a serviço da unidade da comunidade. Característica da comunidade eclesial é a reconciliação e o engajamento para que ninguém se disperse, abandonando a Igreja. Os “pequenos”, aqui, são aqueles que, por alguma razão, se sentem desprezados ou não valorizados o suficiente pelos outros. A vontade de Deus deve ser prioritária na vida dos membros da comunidade eclesial:Deus deseja que nenhum desses "pequenos” se perca. Deus mesmo procede assim com cada um. Paciente e insistentemente, Deus procura até encontrar quem se perdeu nos caminhos que separam as pessoas dele. Porque Deus procede assim, o seu Filho, o Bom Pastor, procede da mesma forma, e a comunidade eclesial, sacramento de Cristo, não pode agir diferente, pois a sua fé a engaja e compromete com a vontade de Deus.
Fonte Carlos Alberto Contieri, sj - Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário