quinta-feira, 6 de agosto de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 06/08 - A transfiguração de Jesus - Mc 9,2-10



Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João e os fez subir a um lugar retirado, no alto de uma montanha, a sós. Lá, ele foi transfigurado diante deles. Sua roupa ficou muito brilhante, tão branca como nenhuma lavadeira na terra conseguiria torná-la assim. Apareceram-lhes Elias e Moisés, conversando com Jesus. Pedro então tomou a palavra e disse a Jesus: “Rabi, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Na realidade, não sabiam o que deviam falar, pois eles estavam tomados de medo. Desceu, então, uma nuvem, cobrindo-os com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: "Este é o meu Filho amado. Escutai-o!" E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém: só Jesus estava com eles. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem ressuscitasse dos mortos. Eles ficaram pensando nesta palavra e discutiam entre si o que significaria esse "ressuscitar dos mortos".

LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Na liturgia de hoje recordamos a Transfiguração do Senhor. "Da nuvem saiu uma voz: Este é o meu Filho amado. Escutai-o!"(Mc 9,7). Este é também o convite que a Palavra faz a cada um de nós. Acolhamos o que o Senhor quer nos dizer hoje através da sua Palavra.
Rezemos: Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto do Evangelho? Quais personagens estão presentes na narrativa? Qual é o tema central do texto? Qual mensagem o evangelista está nos transmitindo? Quem é Jesus? Qual pedido é dirigido aos apóstolos?
"Esta narrativa da transfiguração revela a dignidade e a glória já presentes na humanidade de Jesus, o que não era ainda percebido pelos discípulos. Ela tem o objetivo pedagógico de instrução das comunidades, as quais vão compreendendo-o progressivamente.
O que significaria esse 'ressuscitar dos mortos'? Nenhuma resposta teórica esgota o seu significado. O que os discípulos experimentaram foi o amor de Jesus, Filho de Deus, que glorifica o Pai no cumprimento de sua missão. Envolver-se nos laços desse amor, nas relações humanas, na família, na comunidade, na sociedade, é entrar em comunhão com o amor e a vida eterna de Deus." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).

2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

"Quando o Senhor se transfigura diante de Pedro, Tiago e João, eles ouvem a voz de Deus Pai, que diz: 'Este é o Meu Filho! Escutai-O!'. A graça de ouvir Jesus. Por quê? Para alimentar a nossa fé com a Palavra de Deus. E esta é uma tarefa do cristão. (...) A primeira tarefa do cristão é ouvir a Palavra de Deus, ouvir Jesus, porque Ele nos fala e nos salva com a sua Palavra. E Ele torna mais firme, mais forte a nossa fé, com esta Palavra. Escutai Jesus! 'Mas, padre, eu escuto Jesus, escuto-o tanto!'. Sim? O que escutas?, Ouço o rádio, a televisão, as conversas das pessoas...'. Ouvimos tantas coisas durante o dia, tantas coisas... Mas faço-vos uma pergunta: dedicamos um pouco de tempo, todos os dias, a ouvir Jesus, a ouvir a Palavra de Jesus? Em casa, temos o Evangelho? E ouvimos todos os dias Jesus no Evangelho, lemos um trecho do Evangelho? Ou temos medo disto, ou não estamos habituados? Escutar a Palavra de Jesus, para nos alimentar! Isto significa que a Palavra de Jesus é o alimento mais forte para a alma: alimenta a nossa alma, alimenta a nossa fé! Eu vos sugiro, que dediqueis todos os dias alguns minutos a ler um lindo trecho do Evangelho e a ouvir o que ele descreve. Ouvir Jesus, e aquela Palavra de Jesus todos os dias entra no nosso coração e torna-nos mais fortes na fé."(...)(Homilia do Papa Francisco, 16/03/2014, disponível em http://w2.vatican.va).
3- ORAÇÃO (VIDA)

Em silêncio, faça sua oração. Agradeça pela riqueza da Palavra de Deus e pelos ensinamentos escondidos em cada palavra.


4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Com a Palavra na mente e no coração, qual atitude me proponho a viver no dia de hoje?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


...............
Créditos: 
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas Editora
Ilustração: Osmar Koxne
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet
 
COMENTÁRIOS
A ação de Deus na vida de Jesus

O relato da transfiguração é uma prolepse da ressurreição de Jesus Cristo e uma ocasião para a afirmação, da parte do Pai, da filiação divina de Jesus. É sobre uma montanha que Jesus sobe com três dos seus discípulos. A montanha é, para a tradição bíblica, o lugar da revelação de Deus e de seus desígnios (cf. Ex 3,1ss). Os seis dias mencionados no início do relato referem-se à conversa de Jesus com os discípulos e a multidão, cujo tema central era o seu destino pessoal. O passivo divino “foi transfigurado” indica que foi Deus quem transfigurou o seu Filho bem amado. A ação de Deus na vida de Jesus tem um reflexo luminoso que atinge todo o seu ser, e que tem reflexo no corpo, através do qual a pessoa é reconhecida na sua identidade pessoal e inalienável. As presenças de Elias e Moisés, na glória de Deus, conversando com Jesus apontam para a ressurreição de Jesus e indicam que todo o Antigo Testamento dá testemunho do que será, em seguida, dito pela voz celeste, a saber, que Jesus é o Filho de Deus. A palavra de Pedro a Jesus é a reação dele diante do acontecido; aos discípulos significa acolherem a revelação da divindade e filiação divina de Jesus. Para a comunidade cristã que lê o relato é exigida a escuta de Jesus, pois é através dela que se chega a conhecer o mistério de Deus.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5308#ixzz3i39pkhqE 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário