segunda-feira, 17 de agosto de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 18/08 - Nós deixamos tudo e te seguimos! - Mt 19,23-30



Então Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. E digo ainda: é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. Ouvindo isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: “Quem, pois, poderá salvar-se?”. Jesus olhou bem para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”. Em seguida, Pedro tomou a palavra e disse-lhe: “Olha! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?”. Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. Ora, muitos que são os primeiros serão os últimos, e muitos que são últimos serão primeiros”.

LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

"No seguimento de Jesus Cristo tudo adquire sentido para o discípulo e tudo ocupa o seu devido lugar", afirma Pe. Contieri. Por isso, o discípulo é capaz de dizer como Pedro: "nós deixamos tudo e te seguimos". Acolhamos a Palavra de Deus neste dia e os apelos que o Senhor revela ao coração de cada um de nós nesta Leitura orante.
Oremos: Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.

1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto? Faça uma leitura atenta e observe o contexto da narrativa e o diálogo dos personagens. Qual é o ponto de partida do ensinamento de Jesus? Qual é a recompensa prometida por Jesus aos que decididamente o seguiram?
"Diante do apego do jovem rico a seus bens, Jesus pronuncia severa sentença de advertência contra a riqueza, com a alusão à dificuldade de o rico entrar no Reino dos Céus. A expressão 'Reino dos Céus' é exclusiva de Mateus, equivalendo a 'Reino de Deus', usada por Marcos e Lucas. Mateus, atendendo a seu auditório judaico, optou por esta expressão para evitar a pronúncia do nome de Deus. Também, adaptando-se a este seu auditório, temos a sua referência exclusiva ao assentar-se dos discípulos seguidores em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.
Aquele que coloca o seguimento de Jesus acima de qualquer outro valor tem a vida eterna como herança." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia 2012’, Paulinas Editora).
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que diz o texto para mim, hoje? O que significa deixar tudo para seguir Jesus? Como acolho a atitude dos primeiros discípulos que prontamente seguiram o Senhor quando foram chamados? No evangelho de ontem (Mt 19, 16-22), Jesus convidava o jovem rico para vender seus bens e entregar o dinheiro aos pobres para então segui-lo. Hoje é Pedro quem afirma: "Olha! Nós deixamos tudo e te seguimos." Como entendo esse deixar tudo por causa do Senhor? Isso ainda é possível nos dias de hoje? Encontramos pessoas dispostas para seguir o Senhor com tal disponibilidade? Que sentimentos a Palavra despertou em mim?
3- ORAÇÃO (VIDA)

Oração pelas Vocações
"Jesus, Bom Pastor, suscita em todas as comunidades cristãs sacerdotes e diáconos, religiosos e religiosas, leigos comprometidos e missionários, segundo as necessidades do mundo inteiro, ao que Tu amas e queres salvar.
Te confiamos em particular nossa comunidade: cria em nós o clima espiritual que havia entre os primeiros cristãos, para que possamos ser um cenáculo de oração em amorosa acolhida do Espírito Santo e de seus dons.
Assiste a todas as pessoas consagradas. Guia os passos do que acolheram generosamente teu chamado e se preparam às ordens sagradas ou a profissão dos conselhos evangélicos.
Volte teu olhar de amor para tantos jovens bem dispostos e chama-os ao teu seguimento. Ajuda-lhes a compreender que só em ti podem realizar-se plenamente.
Confiando estes grandes interesses de teu coração à poderosa intercessão de Maria, Mãe e modelo de todas as vocações, te suplicamos que sustenhas nossa Fé com a certeza de que o Pai concederá o que Tu mesmo mandou que peçamos." (Disponível em: http://www.pom.org.br)
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Recolha em poucas palavras o apelo que você sentiu para colocar em prática durante o dia. O que me proponho a viver?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Créditos: 
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas Editora
Ilustração: Osmar Koxne
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet

COMENTÁRIOS
A salvação é dom de Deus

Em continuidade ao episódio do jovem rico, o evangelho de hoje apresenta que, de fato, a riqueza pode se constituir em um obstáculo intransponível para entrar na comunhão com Deus. O ter pode ser, e é, expressão da idolatria. Ante a intervenção dos discípulos, Jesus responde que tudo está remetido à misericórdia divina, pois a salvação é dom de Deus. Ademais, para Deus nada é impossível (Lc 1,37). A teologia da retribuição contaminou há muito tempo a relação do povo com seu Deus. A pergunta de Pedro a Jesus, “que haveremos de receber, uma vez que deixamos tudo para te seguir?”, é expressão dessa teologia da retribuição. A resposta de Jesus aponta para a escatologia e promete, para os que permanecerem fiéis no seu seguimento, a participação no juízo do mundo. O cêntuplo prometido é o reconhecimento de Deus do valor inestimável de cada pessoa e a participação dela na vida divina. É preciso insistir: cada um deve se esforçar, segundo suas possibilidades, por entrar no Reino dos céus. No entanto, a salvação não é medida por esse esforço, pois ela é dom de um Deus que torna possível o que aos olhos do mundo parece impossível.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=18%2F08%2F2015#ixzz3j7jdMkUi 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário