sexta-feira, 21 de agosto de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 22/08 - Alegra-te, cheia de graça! - Lc 1,26-38



Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo! Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse: "Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria, então, perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?" O anjo respondeu: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus”. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível". Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se.

LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

O Evangelho de hoje nos relata o anúncio do anjo Gabriel a Maria. Maria concebe o Filho de Deus por obra do Espírito Santo. Maria é totalmente impregnada pela presença do Espírito Santo para conceber e gerar o Filho de Deus.
Peçamos que o mesmo Espírito que gerou Jesus no seio de Maria, nos configure cada dia ao Cristo pela escuta e meditação da Palavra: Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.

1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto? Leia em voz alta e pausadamente e procure repetir as palavras que chamaram a sua atenção. Qual é o tema que perpassa o diálogo?
O texto de hoje faz parte dos relatos da infância de Jesus. No sexto mês de concepção de João Batista, o anjo Gabriel, mensageiro de Deus, é enviado para levar a notícia de que a libertação já se aproximava. A destinatária da mensagem é Maria, uma jovem de Nazaré, pequena cidade da Galileia, prometida em casamento a José, descendente de Davi.
A saudação do anjo dirigida a Maria é um convite a alegrar-se porque o Senhor está presente. O "cheia de graça" expressa a vocação de Maria, escolhida para participar plenamente da graça de Cristo. A confirmação de que "o Senhor está contigo" significa que é o Senhor quem realizará a sua obra por meio de Maria e que a ela foi confiada uma missão especial.
Maria ficou perturbada com as palavras do anjo. Ela reconhece a sua pequenez diante da grande missão que lhe é confiada: ser a mãe do Messias. Maria era virgem quando recebeu a missão divina e concebeu Jesus virginalmente, por obra do Espírito Santo. O poder do Altíssimo a cobriu com sua sombra, por isso Jesus foi chamado Filho de Deus.
Por fim, Maria reconhece que toda a obra que está por realizar-se em seu seio é de Deus e coloca-se como serva.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim, hoje? Qual foi a palavra que encontrou sintonia com a realidade que estou vivendo? Como compreendo a missão confiada a Maria de ser mãe do Filho de Deus? Como acolho a ação do Espírito Santo que realiza a obra de Deus em nós? Como entendo o "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra" na vida de Maria e na minha vida? O que significa estar disponíveis aos projetos de Deus?


3- ORAÇÃO (VIDA)

Acolhemos hoje o anúncio da nossa redenção. Deus escolheu habitar entre nós. Proclamemos as maravilhas da encarnação de Cristo rezando:
- O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
- E ela concebeu do Espírito Santo.
- Eis aqui a serva do Senhor.
- Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
- E o Verbo divino se fez homem.
- E habitou entre nós.

Ave-Maria...
- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Infundi, Senhor, em nossos corações a vossa graça, a fim de que, conhecendo pela anunciação do Anjo a encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, cheguemos pela sua paixão e morte à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo nosso Senhor. Amém.
Glória ao Pai...
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Em quais realidades você percebe a necessidade de uma pronta resposta aos apelos do Senhor? O que você pretende fazer para que isso aconteça?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Créditos: 
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas Editora
Ilustração: Osmar Koxne
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet


COMENTÁRIOS
Maria se confia plenamente ao Senhor

Os relatos evangélicos da infância de Jesus são frutos do aprofundamento e da compreensão da fé cristã. Eles são consequência, assim como todo o evangelho, da ressurreição de Jesus Cristo, que é o fundamento da fé cristã. No texto do anúncio do nascimento de Jesus pelo anjo Gabriel a Maria, a jovem de Nazaré é apresentada como aquela que recebeu o favor de Deus. O favor de Deus a Maria é a sua eleição para ser, segundo a carne, mãe do Filho único de Deus. A iniciativa da encarnação do Verbo é de Deus, mas, para ser plenamente humano, Deus conta com o consentimento livre de Maria, que, com José, seu esposo, dará existência histórica e humana à Palavra eterna do Pai. Assim como a idade avançada de Zacarias e Isabel e a esterilidade desta não foram impedimento para a concepção de João Batista, do mesmo modo a dificuldade humana da virgindade de Maria será superada pelo poder divino na concepção de Jesus. Na resposta a Deus, Maria se confia plenamente ao Senhor, sem reservas nem condições. Nisso ela é modelo de discípulo: ela é a mulher que escuta a palavra e a põe em prática.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5324#ixzz3jVs7XdLc 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário