domingo, 3 de maio de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 04/05 - Se alguém me ama, guardará a minha palavra - Jo 14,21-26



Jesus disse: “Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Judas (não o Iscariotes) perguntou-lhe: “Senhor, como se explica que tu te manifestarás a nós e não ao mundo?”. Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou. Eu vos tenho dito estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Iniciamos uma nova semana acolhendo o convite de Jesus para acolhermos e observarmos os seus mandamentos. Que durante este dia possamos conservar a Palavra em nosso coração e compreendermos com maior profundidade os seus ensinamentos para a nossa vida.
Rezemos: Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto bíblico? Leia-o e observe as palavras que mais se repetem. O que elas significam no contexto da narrativa? O que significa acolher e observar os mandamentos do Senhor? Como conservamos a palavra de Jesus em nossa vida? Como percebo a ação do Espírito Santo que nos ensina e recorda as palavras e ensinamentos de Jesus?
O verdadeiro discípulo observa os mandamentos e as palavras de Jesus. Logo, o discípulo que guarda as palavras de Jesus guarda também as palavras do Pai pois Jesus revela o Pai. E guarda a palavra quem crê em Jesus que é o caminho, a verdade e a vida e o ama: "Quem acolhe e observa os meus mandamentos esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele"; "E a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou".
"O Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito". Ou seja, é o Espírito Santo que conserva em nós as palavras de Jesus e por meio dele entendemos o seu sentido. Ele nos ensinará e recordará tudo o que Jesus nos ensinou.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim? Qual palavra encontrou sintonia em minha vida? Qual mensagem o texto está me comunicando hoje? A palavra de Jesus se transforma em vida na minha vida? Acolho a ação do Espírito Santo que me ajuda a compreender os ensinamentos de Jesus?



3- ORAÇÃO (VIDA)

Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença.
Ó Espírito Santo, que viveis na Igreja e em nós, sois nosso hóspede permanente sempre a modelar em nosso ser a figura e a forma de Jesus Cristo. Nós nos dirigimos também a vós, Maria, Mãe da Igreja, que viveste a plenitude inebriante do Espírito Santo, experimentastes a sua força em vosso ser, e o viste operando em vosso filho Jesus, abri a nossa mente e o nosso coração à sua ação divina.
Fazei com que tudo o que pensamos, fazemos ou ouvimos, todos os nossos gestos e todas as nossas palavras sejam tão-somente abertura e disponibilidade a este único santo Espírito que forma a Igreja no mundo; edifica o corpo de Cristo na história; promove o testemunho da fé; consola e conforta; plenifica de confiança e de paz o nosso coração, mesmo em meio às dificuldades e tribulações.
Dai-nos, ó Pai, o vosso Espírito Santo! Nós o pedimos, juntamente com Maria e com todos os santos, em nome de vosso filho Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Recolha em poucas palavras o apelo que você sentiu para colocar em prática durante o dia. O que me proponho a viver?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
O amor é um modo de viver.

O amor de Deus precede e está na origem de todas as coisas; está na origem da encarnação do Filho único de Deus; é por amor que Deus entregou o seu Filho, e é por amor “até o fim” (cf. Jo 13,1) que o Filho aceitou viver a paixão e a morte numa cruz. Essa força do amor de Deus deve repercutir na vida do cristão: o primeiro na vida cristã não é fazer algo por alguém, mas sim aceitar que se é amado e escolhido por Deus. O agir em favor de alguém é fruto do reconhecimento desse amor primeiro de Deus (1Jo 4,19). Daí que, para o cristianismo, o amor não é uma ideia, nem boas intenções. O amor é um modo de viver. Amar Jesus, como diz o evangelho de hoje, é acolher e viver sua palavra. O mundo a que Judas se refere é tudo o que se opõe ao desígnio salvífico de Deus; é símbolo do fechamento do ser humano ao Deus
revelado em Jesus Cristo. É em razão desse fechamento e da recusa em ouvir a palavra de Jesus que o mundo não é capaz de reconhecer a manifestação de Deus em Jesus. É o Espírito Santo, enviado pelo Pai, quem fará os discípulos compreenderem o sentido de toda a
existência de Jesus.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=04%2F05%2F2015#ixzz3Z7rxP6ld 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário