Estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia à frente, e eles, assombrados, seguiam com medo. Jesus, outra vez, chamou os doze de lado e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: "Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumo sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. Vão zombar dele, cuspir nele, açoitá-lo e matá-lo, mas três dias depois, ele ressuscitará". Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que te vamos pedir”. Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?”. Responderam: “Permite que nos sentemos, na tua glória, um à tua direita e o outro à tua esquerda!”. Jesus lhes disse: “Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Ou ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?”. Responderam: “Podemos”. Jesus então lhes disse: “Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis, com o batismo com que eu vou ser batizado, sereis batizados. Mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não depende de mim; é para aqueles para quem foi preparado". Quando os outros dez ouviram isso, começaram a ficar zangados com Tiago e João. Jesus então os chamou e disse: "Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos”.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL
Na Leitura orante deste dia, peçamos ao Espírito Santo a graça de nos colocarmos no seguimento de Jesus com gratuidade e generosidade. E pedimos: Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)
O que diz o texto? Qual é a temática central da narrativa? O pedido de Tiago e João é oportuno para o contexto da narrativa? De que forma reagem os outros discípulos? Buscam também eles alguma recompensa por seguirem Jesus?
"Os três evangelistas sinóticos registram três anúncios da Paixão feitos por Jesus a seus discípulos, ao longo da caminhada que empreendiam para Jerusalém. Em Marcos e Mateus, o segundo e o terceiro anúncio são seguidos de manifestações dos discípulos que aspiravam a posições privilegiadas, esperando que Jesus fosse a Jerusalém para conquistar o poder. Com isto se evidencia a incompreensão dos discípulos em relação à missão de Jesus, até os últimos momentos de seu ministério. O texto de hoje se refere ao terceiro anúncio da Paixão. Jesus revela que a característica do Reino não é o poder, mas sim o serviço e o amor". (Reflexão de José Raimundo Oliva, em A Bíblia dia a dia, Paulinas)
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)
O que diz o texto para mim? Qual é a mensagem que Jesus dirige a mim neste dia? No seguimento de Jesus, o que significa ser o servo de todos? Existem pessoas que seguem Jesus motivadas pela busca de poder e visibilidade? Quais são as atitudes que identificam um verdadeiro seguidor de Jesus?
Tiago e João, os primeiros a serem chamados por Jesus, mesmo depois de muitos ensinamentos, instruções e exemplos dados pelo Mestre, ainda não haviam compreendido verdadeiramente o que significava seguir Jesus e pedem a ele uma recompensa, imaginando que o seguimento pudesse lhes garantir certas vantagens. Estão ainda muito distantes de compreenderem que o poder de Jesus é o do serviço e do amor. Jesus "não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos". E insistentemente advertiu seus discípulos: "Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós, seja o escravo de todos".
3- ORAÇÃO (VIDA)
Apresente ao Senhor o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)
De que forma a Palavra de Deus estará presente neste meu dia? O que desejo colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?
BÊNÇÃO
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
...............
Créditos:
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos.
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em A Bíblia dia a dia 2015, Paulinas.
Leitura orante: Equipe de redação Paulinas Internet.
COMENTÁRIOS
É Deus a recompensa de quem segue o Senhor
Jesus caminha, subindo para Jerusalém, e os seus discípulos vão com ele; Jesus na frente e os discípulos atrás. Jesus caminha decidido, consciente de que caminha para a sua morte. Os discípulos, ao contrário, vão assombrados. O medo é falta de fé. Jesus começa, então, a falar da proximidade de sua paixão e morte. Esse anúncio provoca nos discípulos uma reação diametralmente oposta aos valores propostos por Jesus. Essa reação é fruto da incompreensão e da incredulidade. Os filhos de Zebedeu, Tiago e João, os primeiros a serem chamados por Jesus, pedem a Jesus uma recompensa: sentarem-se um à direita e outro à esquerda do Cristo glorioso; o que eles pedem é um lugar de destaque, para poderem participar do julgamento de todo mundo. Mas o que importa mesmo é outra decisão, a saber, de ir ou não até o fim com Jesus, passando pela paixão e morte. Não há acesso direto à glória sem passar pela paixão. É Deus a recompensa de quem segue o Senhor. Aos discípulos, compete a tarefa de construírem uma comunidade caracterizada pelo serviço gratuito e generoso, imagem de Cristo que não veio para “servir, mas para dar a sua vida em resgate de muitos”.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5237#ixzz3bMsTywg6
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário