quarta-feira, 20 de maio de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 21/05 - Oração pelos que vão crer em Jesus - Jo 17,20-26



Eu não rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela palavra deles. Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti. Que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: eu neles, e tu em mim, para que sejam perfeitamente unidos, e o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste como amaste a mim. Pai, quero que estejam comigo aqueles que me deste, para que contemplem a minha glória, a glória que tu me deste, porque me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o farei conhecer ainda, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

A missão de serem testemunhas da unidade foi confiada por Jesus aos seus discípulos e a fé das primeiras gerações cristãs dependeu desse testemunho. Sermos testemunhas no mundo de hoje é o convite que a Palavra nos dirige.
Rezemos: Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto bíblico? Faça uma leitura atenta e observe o pedido que Jesus dirige hoje ao Pai. Quem são "aqueles que vão crer em mim"? Qual é a importância do testemunho dos discípulos?
Continuamos meditando a oração de Jesus dirigida ao Pai, e hoje seu pedido é por todos aqueles que vão crer nele a partir do testemunho dos discípulos: "Eu não rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela palavra deles". Observamos aqui a importância do testemunho dos discípulos para que outros possam crer em Jesus, o enviado do Pai: "a fim de que o mundo creia que tu me enviaste". O pedido pela unidade mais uma vez se repete: "Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti". A unidade, a comunhão fraterna entre os discípulos é elemento essencial do testemunho.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

Qual é a mensagem do Evangelho para o meu dia, para a minha vida? O que é ser testemunhas de Cristo no mundo de hoje? Quem foram as pessoas que te transmitiram a fé cristã? De quais pessoas você recorda como testemunhas dos valores cristãos?
"Todos devemos deixar que os outros nos evangelizem constantemente; isto não significa que devemos renunciar à missão evangelizadora, mas encontrar um modo de comunicar Jesus que corresponda à situação em que vivemos. Seja como for, todos somos chamados a dar aos outros o testemunho explícito do amor salvífico do Senhor, que, sem olhar às nossas imperfeições, nos oferece a sua proximidade, a sua Palavra, a sua força, e dá sentido à nossa vida. O seu coração sabe que a vida não é a mesma coisa sem Ele; pois bem, aquilo que descobriste, o que te ajuda a viver e te dá esperança, isso é o que deves comunicar aos outros. (Evangelli Gaudium, nº 121)


3- ORAÇÃO (VIDA)

Renovamos nosso pedido pela unidade dos cristãos e pela comunhão entre as Igrejas, em comunhão com a oração de Jesus que pede ao Pai para que todos sejam um.
Deus, que estás conosco e caminhas no meio de nós, dá-nos neste dia a graça de tua luz e de teu Espírito para que possamos continuar nossa missão e permanecer fiéis na prática da acolhida e da escuta de todos, mesmo daqueles que são diferentes de nós. Retira de nossos corações a violência e as atitudes discriminatórias que excluem e desvalorizam a dignidade humana de outros. Capacita nossas Igrejas para serem espaços de acolhida, onde a festa e a acolhida, a alegria e a ternura, a força e a fé se tornem nossa prática diária, nosso alimento de cada dia, nosso permanente movimento em direção a Jesus Cristo. Amém.
(Do roteiro da Celebração para a SOUC, disponível em www.vatican.va)
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Recolha em poucas palavras o apelo que você sentiu para colocar em prática durante o dia. O que me proponho a viver?
BÊNÇÃO

Que o Senhor Deus os abençoe e proteja,
encha seus corações de ternura e suas almas de alegria,
seus ouvidos de música e suas narinas de perfume,
suas línguas de canções que levem esperança.
Que Jesus Cristo, a água viva, esteja atrás de vocês como proteção,
diante de vocês como guia, ao seu lado como companhia,
dentro de vocês como consolo, sobre vocês como bênção.
Que o Espírito doador de vida sopre sobre vocês
para que seus pensamentos sejam santos,
atue em vocês para que seu trabalho seja santo,
impulsione seus corações para que amem o que é santo,
fortaleça-os para que defendam o que é santo.
Que Ele habite em seus corações, regando sua secura e derretendo sua frieza,
que Ele alimente no mais profundo de suas almas o fogo do seu amor
e conceda a vocês uma fé verdadeira, uma esperança firme
e um amor sincero e perfeito. Amém.
(Do roteiro da Celebração para a SOUC, disponível em www.vatican.va)


Créditos: 
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos.
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em A Bíblia dia a dia 2015, Paulinas.
Leitura orante: Equipe de redação Paulinas Internet.


 
COMENTÁRIOS
A súplica por aqueles que abraçarão a fé

Este trecho da oração sacerdotal de Jesus ganha tom universal: a súplica é não somente pelos que creem, mas por aqueles que abraçarão a fé, não importa em que tempo da história. Há uma unidade, inspirada na união entre o Pai e o Filho, que permanece para além de um tempo determinado da história. A unidade deve ser sempre a característica e o desafio
da comunidade cristã. A unidade é dom do Cristo ressuscitado e parte essencial do testemunho. É ela o testemunho pelo qual gerações chegarão à fé. A fé é, fundamentalmente, testemunho. Assim sendo, somos uns responsáveis pela fé dos outros e das gerações futuras, pois a adesão dos outros à pessoa de Jesus Cristo depende, em boa parte, de nosso testemunho e da qualidade de nossa vida cristã. A comunhão entre os discípulos, imagem da comunhão entre o Pai e o Filho, oferece às gerações futuras a possibilidade de conhecer que Jesus é o enviado do Pai. Se o mundo não conheceu Deus, é em razão do seu fechamento, da resistência e do medo da luz. Na plenitude dos tempos Deus se revelou no seu Filho que, antes da criação do mundo, estava voltado para ele (cf. Jo 1,1). Em Jesus é que resplandece a imagem do Deus único e verdadeiro (cf. Jo 14,9). Pelo Filho, o Pai se tornou conhecido dos
discípulos e eles puderam fazer a experiência de que Deus é amor.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=21%2F05%2F2015#ixzz3ah3qzcE7 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário