terça-feira, 7 de julho de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 08/07 - O chamado dos doze discípulos - Mt 10,1-7



Chamando os doze discípulos, Jesus deu-lhes poder para expulsar os espíritos impuros e curar todo tipo de doença e de enfermidade. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e depois André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. Jesus enviou esses doze, com as seguintes recomendações: "Não deveis ir aos territórios dos pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! No vosso caminho, proclamai: 'O Reino dos Céus está próximo'.

LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Jesus chamou seus doze discípulos e os enviou em missão. Também hoje o Senhor continua despertando o coração de muitas pessoas para o seu seguimento. Ao ouvirmos o convite do Senhor, tenhamos a coragem de nos colocarmos a seu serviço como discípulos missionários.
Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto? Qual é a missão confiada por Jesus aos seus discípulos? O que representam os doze chamados?
"De maneira sucinta, Mateus narra o envio dos doze discípulos, que, em seguida, ele menciona como 'doze apóstolos'. A lista dos 'doze' provavelmente seria o nome daqueles que assumiram a liderança da comunidade de Jerusalém. Os 'doze' formariam o novo Israel, em substituição aos doze filhos de Jacó com as doze tribos de Israel. Contudo, a experiência do tribalismo desapareceu com a monarquia, particularmente com a monarquia de Davi e seus descendentes em Judá e Jerusalém. Com o desaparecimento de Israel, ao norte, Judá, e o judaísmo posterior, assumiu o nome de Israel.
Aos 'doze' é dado o poder de libertar os oprimidos pelos espíritos impuros e pelas doenças características das precárias condições do povo excluído e humilhado.
O envio exclusivo às ovelhas perdidas de Israel, excluindo os pagãos, é típico de Mateus. Ele prioriza o envio a Israel para contemplar sua comunidade constituída por cristãos oriundos do judaísmo."(Reflexão de José Raimundo Oliva, em A Bíblia dia a dia, Paulinas)

2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

"Na origem de todo caminho vocacional está o Emanuel, o Deus-conosco. Ele nos revela que não estamos construindo sozinhos a nossa vida, porque Deus caminha conosco em meio às nossas sucessivas vicissitudes e, se nós o quisermos, tece com cada um uma maravilhosa história de amor, única e irrepetível e, ao mesmo tempo, em harmonia com a humanidade e com o cosmo inteiro." (Mensagem para o 38º Dia Mundial de Oração pelas Vocações).



3- ORAÇÃO (VIDA)

Deus nosso Pai, a Ti confiamos os jovens e as jovens do mundo
com seus problemas, aspirações e esperanças.
Guarda-os com teu olhar de amor e faça-os transformadores da paz
e construtores de uma sociedade de amor.
Chame-os a seguir Jesus, teu Filho.
Que eles compreendam que vale a pena doar
inteiramente a vida por Ti e pela humanidade.
Concede-lhes generosidade e prontidão na resposta.
Acolhe, Senhor, o nosso louvor e a nossa oração
também pelos jovens que a exemplo de Maria, Mãe da Igreja,
acreditaram na tua Palavra e se preparam para o sacramento da ordem,
à profissão dos conselhos evangélicos,
ao empenho missionário.
Ajude-os a compreenderem
que o chamado que Tu deste a eles é sempre atual e urgente. Amém.
(São João Paulo II)
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual é o novo olhar que nasceu em mim a partir da Palavra? Quais apelos e compromissos desejo concretizar em minha vida?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

...............
Créditos: 
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos.
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em A Bíblia dia a dia 2015, Paulinas.
Leitura orante: Equipe de redação Paulinas Internet.

COMENTÁRIOS
O envio dos doze discípulos em missão

O décimo capítulo do evangelho de Mateus traz o discurso de Jesus sobre a missão. No início do discurso está o envio dos doze discípulos em missão. Ante a necessidade ingente da missão (9,37), Jesus dá aos doze discípulos que ele envia o seu próprio poder. Em primeiro lugar, é preciso compreender que a missão é de Jesus e que os discípulos são seus colaboradores. Nossa missão como cristãos é colaboração na missão de Cristo. Daí a necessidade de bem compreender, através dos evangelhos, aquelas passagens em que Jesus mesmo explicita sua missão. Em segundo lugar, é preciso ter presente que o poder conferido pelo Senhor aos seus discípulos não está relacionado a um cargo, mas à condição mesma de discípulo. Trata-se, aqui, do Espírito Santo, o poder de Deus dado para a missão (cf. At 1,8). Esse poder de Deus que faz falar (At 2,1-11) e agir à imitação de Cristo é dom de Deus. A lista com o nome dos doze apóstolos não tem por finalidade limitar a missão a eles, mas dizer à Igreja do futuro que a missão deve estar enraizada na declaração das testemunhas oculares de tudo o que Jesus fez e ensinou. Por razões apologéticas, Mateus retém a observação de que o anúncio da proximidade do Reino de Deus deve ser feito em primeiro lugar, mas não exclusivamente, às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pouco a pouco o evangelho vai se abrindo aos pagãos.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=08%2F07%2F2015#ixzz3fFWZWeFW 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário