sexta-feira, 24 de julho de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 25/07 - O maior é aquele que serve - Mt 20,20-28



A mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, aproximou-se de Jesus e prostrou-se para lhe fazer um pedido. Ele perguntou: "Que queres?" Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus disse: “Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber?”. Eles responderam: “Podemos”. “Sim”, declarou Jesus, “do meu cálice bebereis, mas o sentar-se à minha direita e à minha esquerda não depende de mim. É para aqueles a quem meu Pai o preparou”. Quando os outros dez ouviram isso, ficaram zangados com os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: “Sabeis que os chefes das nações as dominam e os grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós, seja vosso escravo. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos”.

LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

A liturgia de hoje faz alusão a São Tiago Apóstolo. Ele e os demais discípulos são convidados por Jesus a perceberem que o Reino de Deus não se instaura pelo poder, mas através de gestos de humildade e amor e do serviço generoso.
Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.

1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto? Quais personagens compõem a narrativa? Como a mãe de Tiago compreendeu o Reino anunciado por Jesus? Qual é a reação dos demais discípulos diante de tão ousado pedido? Quais são as orientações dadas por Jesus? Qual característica de Jesus o texto nos revela?
"Tiago e João são os filhos de Zebedeu. Eles são a segunda dupla a ser chamada por Jesus no início de seu ministério, conforme os evangelhos sinóticos. Eles ainda aparecem com frequência junto a Pedro, como um trio mais próximo a Jesus. O evangelho de João não menciona o nome de Tiago, que foi decapitado por Herodes Agripa em 42 d.C.
Há uma menção do apóstolo Paulo a 'Tiago, irmão do Senhor' (Gl 1,19). Trata-se de Tiago 'Menor', parente de Jesus, que foi chefe da Igreja de Jerusalém e foi martirizado por apedrejamento em 62 d.C.
Neste evangelho, evidencia-se como até os discípulos mais próximos de Jesus se equivocavam quanto à novidade do seu anúncio. Eles pensam no Reino de Jesus como a tomada do poder em Jerusalém, e querem lugares de honra. Jesus repudia o domínio dos chefes das nações e reafirma a seus discípulos que é no serviço e no dom da vida e no amor que se constitui o Reino dos Céus." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim hoje? Qual palavra chamou mais a minha atenção? Em que sentido o texto fortalece a minha caminhada de fé? Como acolho as palavras e ensinamentos de Jesus em minha vida? Quais são os gestos que Jesus me convida a viver? O que significa viver a humildade e o serviço generoso a exemplo de Jesus que veio para servir, e não ser servido?


3- ORAÇÃO (VIDA)

No dia em que celebramos a memória litúrgica de São Tiago, agradeçamos ao Senhor pela fé que recebemos dos apóstolos. Pedimos também a graça de crescermos na adesão ao Senhor e no testemunho de nossa fé. Lembramos ainda de todos aqueles que são chamados pelo Senhor para o seu seguimento.

"Deus nosso Pai, a Ti confiamos os jovens e as jovens do mundo
com seus problemas, aspirações e esperanças.
Guarda-os com teu olhar de amor e faça-os transformadores da paz
e construtores de uma sociedade de amor.
Chame-os a seguir Jesus, teu Filho.
Que eles compreendam que vale a pena doar
inteiramente a vida por Ti e pela humanidade.
Concede-lhes generosidade e prontidão na resposta.
Acolhe, Senhor, o nosso louvor e a nossa oração
também pelos jovens que, a exemplo de Maria, Mãe da Igreja,
acreditaram na tua Palavra e se preparam para o sacramento da ordem,
à profissão dos conselhos evangélicos,
ao empenho missionário.
Ajude-os a compreenderem
que o chamado que Tu deste a eles é sempre atual e urgente. Amém."
(São João Paulo II)
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Recolha em poucas palavras o apelo que você sentiu para colocar em prática durante o dia. O que me proponho a viver?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


...............
Créditos:
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª edição (2002) e também para a numeração dos Salmos
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas.
Ilustração: Osmar Koxne
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet

COMENTÁRIOS
O discípulo é chamado a servir com generosidade

O nosso evangelho de hoje é a sequência do anúncio da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Esse anúncio, de certo modo, desconcerta os discípulos e faz com que manifestem desejos contrários aos valores do evangelho de Jesus e não compreendam o mistério de Cristo. Esse desconcerto, associado à incompreensão dos discípulos, é a causa do pedido da mãe de João e Tiago. A opção livre de seguir Jesus deve ser acompanhada da decisão de renunciar a privilégios e interesses pessoais, assim como a qualquer desejo de recompensa. O pedido da mãe dos filhos de Zebedeu visa a um futuro fora dos limites temporais da história humana. Ela postula um lugar privilegiado para os seus filhos no reino de Cristo. A resposta de Jesus, ao contrário, visa à história como lugar do engajamento e do testemunho dos discípulos, e recorda a eles que o ideal do discípulo é ser como o Mestre (Mt 10,24-25). Aos discípulos compete construir uma comunidade caracterizada pelo serviço gratuito e generoso, a exemplo de Jesus que se fez servo de todos. O futuro escatológico está subordinado à decisão de Deus. Mas não se chega à glória sem passar pela paixão.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5296#ixzz3gs9V698p 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário