sexta-feira, 24 de julho de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 24/07 - A parábola do semeador - Mt 13,18-23



Vós, portanto, ouvi o significado da parábola do semeador. A todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração; esse é o grão que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado nas pedras é quem ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega tribulação ou perseguição por causa da palavra, ele desiste logo. O que foi semeado no meio dos espinhos é quem ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele fica sem fruto. O que foi semeado em terra boa é quem ouve a palavra e a entende; este produz fruto: um cem, outro sessenta e outro trinta.

LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

A Palavra de Deus em nossa vida precisa ser acolhida como a terra boa que recebe a semente. Só assim ela produzirá o seu fruto. Rezemos: Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Qual é o ensinamento da parábola? Quais são os terrenos em que a palavra é semeada? Qual é o melhor terreno para que a palavra produza frutos?
"Esta explicação da parábola do semeador parece ter sido elaborada entre as primeiras comunidades. É uma interpretação alegórica aplicada aos seus contextos atuais, fugindo ao estilo de Jesus.
A ênfase é a maneira como é acolhida a palavra de Jesus. Descrevem-se os resultados da missão: aquele ouve a palavra sem entendê-la, pois o sistema religioso das sinagogas o retém nas malhas de sua tradição, roubando a palavra semeada em seu coração; outro recebe a palavra com alegria, como discípulo, porém defronta-se com a perseguição às comunidades e desiste logo; outro ouve a palavra, porém não quer ir contra o sistema que seduz, ilude e promete riquezas; contudo, há quem ouve a palavra, a entende e insere-se na comunidade dando frutos abundantes. Nestes últimos a Palavra de Deus foi eficaz. O sucesso da missão não está na adesão imediata das multidões, mas no anúncio do Reino, que dia e noite cresce sem parar."(Reflexão de José Raimundo Oliva, em A Bíblia dia a dia, Paulinas).

2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

Das meditações do Papa Francisco na Capela da Casa Santa Marta:
"A Palavra de Deus não é 'uma banda desenhada' para ler, mas um ensinamento que deve ser ouvido com o coração e posto em prática na vida diária. Um compromisso acessível a todos, pois não obstante 'a tenhamos complicado um pouco', a vida cristã é 'muito simples': de fato 'ouvir a palavra de Deus e pô-la em prática' são as únicas duas 'condições' impostas por Jesus a quem o quer seguir.(...) O Pontífice exortou a 'ouvir a palavra, verdadeiramente, na Bíblia e no Evangelho', meditando as Escrituras para pôr em prática os seus conteúdos na vida diária. Mas, esclareceu, se folhearmos o Evangelho superficialmente então 'isto não é ouvir a palavra de Deus: é ler a palavra de Deus, como se lê uma banda desenhada'. Entretanto, ouvir a palavra de Deus 'é ler' e questionar-se: 'Mas o que diz isto ao meu coração? Que quer dizer-me Deus com esta palavra?'. Com efeito, só assim 'a nossa vida muda'. E acrescentou, 'Deus não fala só a todos mas a cada um de nós. O Evangelho foi escrito para cada um de nós'.(...)"(Leia a meditação na íntegra no site oficial: http://w2.vatican.va)
3- ORAÇÃO (VIDA)

Jesus Mestre, agradeço-vos pelas luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei, e que espero viver, pela vossa graça. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Como vou viver concretamente durante o dia os apelos que o Senhor me revelou?


BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


...............
Créditos: 
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos.
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em A Bíblia dia a dia 2015, Paulinas.
Ilustração: Osmar Koxne
Leitura orante: Equipe de redação Paulinas Internet.

COMENTÁRIOS
As condições da acolhida da Palavra de Deus

A parábola é um recurso literário usado quando o diálogo é difícil ou não é mais possível, ou, também, quando uma realidade, em nosso caso, o mistério de Deus, é de difícil compreensão e aceitação. Hoje temos uma explicação alegórica da parábola do semeador, a qual é posterior à própria parábola e, certamente, feita por outro autor que não o do evangelho. Por si, a parábola não careceria de tal explicação. Seja como for, o autor centrou sua explicação da parábola do semeador sobre as condições da acolhida da Palavra de Deus. Para isso, como se pode notar, ele pegou cada um dos terrenos mencionados na parábola. Para Mateus, a semente é a “palavra do Reino”, isto é, a palavra de Jesus que, ao mesmo tempo, anuncia e instaura o Reino. Para Mateus, o ideal da terra boa, que deve ser desejada por todo discípulo de Jesus, é escutar a palavra, entendê-la, compreendê-la, se abrir e se submeter ao que ela pede para fazer e para dar fruto, cada um à medida de suas capacidades. Trata-se, como se pode notar, de uma verdadeira lectio divina, um programa de leitura e meditação da Palavra de Deus.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5295#ixzz3gp1GVt1j 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário