segunda-feira, 20 de julho de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 20/07 - Mestre, queremos ver um sinal... - Mt 12,38-42



Alguns escribas e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal da tua parte”. Ele respondeu-lhes: “Uma geração perversa e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. De fato, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. No dia do Juízo, os habitantes de Nínive se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão, pois eles mostraram arrependimento com a pregação de Jonas, e aqui está quem é mais do que Jonas. No dia do Juízo, a rainha do Sul se levantará juntamente com esta geração e a condenará; pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é mais do que Salomão”.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

A Leitura orante é uma maneira de entrar em diálogo com Deus que nos fala por meio de sua Palavra. Nesse diálogo, aos poucos vamos conhecendo o mistério de Cristo e o coração de Deus. São Gregório Magno lembrava: "Conheço o coração de Deus por meio das Palavras de Deus". Também nós, por meio da leitura, escuta e contemplação da Palavra, queremos conhecer o mistério de Cristo e o coração de Deus. Rezemos pedindo esta abertura: Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto? Leia-o e procure compreender em que contexto se dá a narrativa. Por que é pedido que Jesus realize um sinal vindo do céu? Por que Jesus está sendo provado? Qual é a ação de Jesus? O que nos lembra o sinal de Jonas?
"Esta passagem foi apresentada de maneira mais breve pelo evangelho de Marcos, antes de Mateus. Lá é feita a referência ao judaísmo, simplesmente, como 'esta geração', e Jesus, sumariamente, nega o pedido de sinal. Em Mateus a referência é feita com a expressão 'uma geração perversa e adúltera'. Aos escribas e fariseus que lhe falam, Jesus apresenta o 'sinal do profeta Jonas'. E, em seguida explica o sinal: 'o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra'. A tradição judaica sabia que depois de três dias e três noites nas entranhas de um peixe grande, Jonas foi vomitado por ele em terra firme. Temos aqui uma interpretação pós-pascal, da tradição de discípulos de origem judaica, aplicando esta imagem à sepultura e ressurreição de Jesus. A fé na presença de Jesus ressuscitado nas comunidades que vivem o amor dispensa quaisquer outros sinais." (Reflexão de José Raimundo Oliva, em A Bíblia dia a dia, Paulinas).
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

Silenciado mais uma vez, é o momento de relacionarmos o texto lido e refletido com a vida. Qual foi a palavra do texto que mais chamou minha atenção? Também necessito de sinais para crer em Jesus?
Para o cristão, toda a vida de Jesus é o sinal que nos remete a Deus. E uma canção do padre Zezinho, chamada "Se não fosse Jesus", pode nos ajudar a rezar:
"Se não fosse Jesus e este sonho insistente que ele plantou;
Se não fosse Jesus e o projeto exigente que nos deixou;
Se não fosse Jesus e os santos e santas que ele formou;
A esperança de um mundo melhor seria muito pequena;
A esperança de um mundo melhor seria menor.
Se não fosse Jesus e esta ânsia de eterno que ele plantou;
Se não fosse Jesus e o projeto fraterno que nos deixou;
Se não fosse Jesus e as muitas verdades que ele gritou;
A esperança de um mundo melhor seria muito pequena;
A esperança de um mundo melhor seria menor".
3- ORAÇÃO (VIDA)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Reze também: Senhor Jesus, que meus pensamentos se inspirem no Evangelho, e se tornem fontes de vossa luz a iluminar meus irmãos. Amém.


4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual é o novo olhar que nasceu em mim a partir da Palavra? Quais apelos recebi e compromissos desejo concretizar em minha vida?

BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


...............
Créditos: 
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos.
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em A Bíblia dia a dia 2015, Paulinas.
Ilustração: Osmar Koxne
Leitura orante: Equipe de redação Paulinas Internet. 

COMENTÁRIOS
O sinal de Jonas

Para os escribas e fariseus, tudo o que Jesus ensina e os seus atos de poder não são provas da sua identidade messiânica. O que eles pretendem é um sinal visível, entenda-se, fenômenos celestes extraordinários (16,1-4; cf. 4,5-7) que os dispensassem da dinâmica e do caminho próprio da fé. Jesus se recusa a ceder à tentação. Em primeiro lugar, o sinal de Jonas foi a sua palavra profética, ante a qual os ninivitas se converteram. Em segundo lugar, a menção do episódio de Jonas, que passou três dias e três noites no ventre do grande peixe (Jn 2,1), evoca a morte e ressurreição de Jesus. O mistério pascal do Cristo e toda a sua existência é sinal, por excelência, da divindade de Jesus. Os sinais que Jesus realiza exigem o engajamento da fé. A rainha de Sabá, uma pagã, tendo ouvido falar da fama do rei, de muito longe foi até Salomão para escutá-lo e se admirou de sua sabedoria (1Rs 10,1-13). A incredulidade dos escribas e fariseus os impede de reconhecerem que, em toda a vida de Jesus, o próprio Deus se dá a conhecer.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5291#ixzz3gR5CmTu3 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário