terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 11/02 - Bodas de Caná - Jo 2, 1-11



No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento. Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho!”. Jesus lhe respondeu: “Mulher, que é isso, para mim e para ti? A minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser!”. Estavam ali seis talhas de pedra, de quase cem litros cada, destinadas às purificações rituais dos judeus. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água!”. E eles as encheram até à borda. Então disse: “Agora, tirai e levai ao encarregado da festa”.E eles levaram. O encarregado da festa provou da água mudada em vinho, sem saber de onde viesse, embora os serventes que tiraram a água o soubessem. Então, chamou o noivo e disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já beberam bastante, serve o menos bom. Tu guardaste o vinho bom até agora". Este início dos sinais, Jesus o realizou em Caná da Galileia. manifestou sua glória, e os seus discípulos creram nele.

LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

A Palavra de Deus nos desafia, questiona, renova... No início da Leitura orante, abra seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.

1- LEITURA (VERDADE)

A cena do relato evangélico acontece em Caná da Galileia. Por ocasião de um casamento, reuniam-se parentes e amigos. Jesus, sua mãe e seus discípulos também tinham sido convidados. Falta vinho e a mãe de Jesus intervém junto ao filho. Diferente dos evangelhos sinóticos, o evangelista João denomina sinal para a ação de Jesus que transforma a água em vinho. Os discípulos percebem no sinal a glória de Jesus e passam a acreditar nele. É o início do ministério público de Jesus. Em síntese, as bodas lembram a aliança de Deus com seu povo. A presença de Jesus é a vida e a alegria da salvação.
Leia e releia novamente o texto bíblico. Perceba o diálogo de Jesus e os questionamentos presentes no texto. O que significa para você uma aliança, um casamento, a alegria oferecida por Jesus...? Observe as palavras que mais chamam sua atenção no texto.

2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim? O que o texto tem a ver com a realidade que vivo? O que há de semelhança ou de diferença entre a situação do texto e a nossa hoje? Que sentimentos o texto desperta em mim? Silencie. Deixe a Palavra de Deus encontrar espaço em sua vida. Examine sua consciência, reveja suas ações, confronte suas atitudes com a mensagem de Jesus. Recolha em poucas palavras o apelo que você sentiu para colocar em prática durante o dia.

3- ORAÇÃO (VIDA)

É a hora do diálogo direto com Deus, em ressonância ao que Ele revelou por meio de sua Palavra. Silencie o coração e faça sua prece de agradecimento, louvor ou pedido. Celebrando hoje o Dia Mundial do Enfermo, entregue ao Senhor as pessoas que necessitam de saúde, os doentes em sua família, os profissionais da saúde,as pessoas que cuidam dos doentes aliviando seus sofrimentos, todos os peregrinos que no dia de hoje visitam o santuário de Nossa Senhora em Lourdes, França.
Conclua com a oração: Divino Espírito Santo, Criador e Renovador de todas as coisas, vida de minha vida! Vós, que dais vida a todo universo, conservai em mim a saúde. Livrai-me de todas as doenças e de todo mal!

4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual é o novo olhar que nasceu em mim, a partir da Palavra? Apelos que recebi da Palavra e compromissos.

BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Irmã Angela Klidzio, fsp

COMENTÁRIOS
A Aliança de Deus com o seu povo

Jesus está presente onde a vida acontece e se desenvolve. Ele aceita estar presente na festa da vida humana e, como esposo de nossa humanidade, dá vida e a alegria da salvação. O relato das bodas de Caná é próprio do evangelho segundo João, e é o primeiro de sete sinais que Jesus realiza. No centro do relato está a pessoa de Jesus, que, com sua existência terrestre, inaugura o cumprimento das promessas messiânicas. O relato tem uma forte conotação simbólica. As bodas evocam a Aliança de Deus com o seu povo, reiterada em diversos períodos da história de Israel (Noé, Abraão, Moisés), e a Aliança nova e definitiva selada com o sangue do sacrifício único e perfeito de Jesus (cf. Mc 14,22-25; Mt 26,26-29; Lc 22,19-20). O vinho, símbolo da alegria e da prosperidade, oferecido por Jesus é melhor que o primeiro, significa que, em Jesus Cristo, a Aliança de Deus com o seu povo atingiu a sua plenitude. A mãe de Jesus, presente na festa, designada como “mulher”, é, aqui, símbolo de Israel que espera, confia e vê realizada a salvação prometida por Deus a seu povo desde os tempos mais antigos.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Fonte Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário