quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 14/02 - A multiplicação dos pães - Mc 8, 1-10



Naqueles dias, novamente se juntou uma grande multidão e não tinham o que comer. Jesus, então, chamou os discípulos e disse: “Sinto compaixão desta multidão! Já faz três dias que estão comigo e não têm o que comer. Se eu os mandar embora sem comer, vão desfalecer pelo caminho; e alguns vieram de longe”. Os discípulos responderam: “De onde conseguir, aqui em lugar deserto, pão para saciar tanta gente?”. Ele perguntou-lhes: “Quantos pães tendes?”. Eles responderam: “Sete”. Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, deu graças, partiu-os e deu aos discípulos para que os distribuíssem. E distribuíram à multidão. Tinham também alguns peixinhos. Jesus os abençoou e mandou distribuí-los. Comeram e ficaram saciados, e ainda recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. Eram umas quatro mil.Então ele os despediu. Logo em seguida, Jesus entrou no barco com seus discípulos e foi para a região de Dalmanuta.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

A meditação da Palavra de Deus é também chamada Leitura orante ou Lectio divina. De origem latina, a expressão significa "Leitura de Deus". Ou seja, quando refletimos e rezamos as Sagradas Escrituras, estamos chegando ao coração do próprio Deus. Hoje, o Evangelho nos convida a conhecer o coração de Jesus, um coração que sente compaixão pela multidão faminta, desamparada, peregrina ...
Peçamos que o nosso coração também esteja sensível aos apelos da Palavra de Deus e aos nossos irmãos que passam necessidades. Rezemos: Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

Em silêncio, faça uma leitura calma e atenta do texto. Agora, procure recordar a leitura. Faça memória do lugar, dos personagens, das palavras de Jesus, dos gestos de Jesus... Que personagens aparecem no texto? Que estão procurando? Por que estão recorrendo a Jesus? Como Jesus se comporta com estes personagens? Que mudanças acontecem entre a situação inicial e a situação final dos que se aproximam de Jesus? Que mensagem Jesus quer transmitir com suas atitudes, gestos e palavras? O que significa estar em um deserto? O que significa sentir fome? Sede?
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

É o momento de relacionarmos a nossa reflexão com a vida. Qual a mensagem do texto para mim hoje? Qual sentimento o texto despertou em mim? Que luz Jesus me revela com sua mensagem, seus gestos, suas atitudes? O que Cristo está me pedindo? Faça um momento de silêncio para confrontar a meditação com a realidade que você vive.
3- ORAÇÃO (VIDA)

A Palavra meditada agora se transforma em oração. O que o texto me faz dizer a Deus? Faça sua oração espontaneamente ou reze o salmo 23(22):O Senhor é o meu pastor, nada me falta...
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

De que maneira esta passagem nos compromete? Quem é o faminto, o sedento, o necessitado a quem quero servir no dia de hoje? Pense em uma ação bem concreta para ser realizada durante o dia, em resposta ao apelo que o próprio Deus despertou em seu coração.
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Ir. Angela Klidzio, fsp

COMENTÁRIOS
A compaixão de Jesus pela multidão

Jesus continua em território pagão. Como no primeiro relato da multiplicação dos pães, a compaixão é o sentimento que move o coração de Jesus. Como causa da encarnação e da paixão, morte e ressurreição de Jesus está o amor de Deus pela humanidade; amor que o Senhor viveu e transmitiu até o fim. Mais do que dois “acontecimentos”, trata-se de apresentar a universalidade da salvação: o povo que Jesus Cristo reúne é constituído de judeus e pagãos; os pagãos também são admitidos à mesa da eucaristia. Estando já três dias com Jesus, a comida acabou. Essa notícia é que permite entrar na mensagem que o autor quis transmitir com o seu texto. A compaixão de Jesus pela multidão é a causa de sua entrega em favor de toda a humanidade. A conotação eucarística do texto é evidente. A notícia de que todos ficaram satisfeitos e a menção da sobra são maneiras de dizer da abundância do alimento dado e, além disso, de que esse alimento ultrapassa a materialidade, pois é um alimento espiritual simbolizado no pão e no peixe que, no início do cristianismo, se referiam a Cristo e à eucaristia.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Fonte Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário