quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 13/02 - Efatá! - Mc 7, 31-37



Jesus deixou de novo a região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. Trouxeram-lhe, então, um homem que era surdo e mal podia falar, e pediram que impusesse as mãos sobre ele. Levando-o à parte, longe da multidão, Jesus pôs os dedos nos seus ouvidos, cuspiu, e com a saliva tocou-lhe a língua. Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!” (que quer dizer: “Abre-te”). Imediatamente, os ouvidos do homem se abriram, sua língua soltou-se e ele começou a falar corretamente. Jesus recomendou, com insistência, que não contassem o ocorrido para ninguém. Contudo, quanto mais ele insistia, mais eles o anunciavam. Cheios de grande admiração, diziam: “Tudo ele tem feito bem. Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem”.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Efatá!, quer dizer Abre-te! Abrir... abrir os nossos ouvidos, os nossos lábios, o nosso coração, abrir-nos numa dimensão mais ampla: para as pessoas, para as realidades que nos cercam, para Deus, para a Palavra que vamos ler, meditar, aprofundar.
Peçamos esta graça no início da nossa oração. É o Espírito Santo que realiza este movimento em nós. Silenciando interiormente, repita algumas vezes pausadamente a oração: Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir.
1- LEITURA (VERDADE)

Leia o texto em silêncio e pausadamente. Agora, narre o texto, utilizando suas próprias palavras. Detenha-se nas palavras que mais chamaram sua atenção... Que personagens aparecem? O que procuram? Por que procuram Jesus? Que transformações se produzem na situação do homem surdo e mudo? Como sua vida muda depois que ele se encontra com Jesus? O que Jesus revela de si mesmo com seus gestos e suas palavras? Procure compreender o que o texto diz. Recorde outros textos bíblicos em que Jesus realiza curas. Alguma semelhança?
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

Agora é o momento de relacionar o texto bíblico com a vida. Vemos em nossa vida, na vida das pessoas ou na sociedade, atitudes e gestos como as que lemos no relato de Mc 7, 31-37? Quando estamos surdos ou mudos? Quando somos levados até Jesus? De que necessitamos para voltarmos a ouvir ou a falar? O que compreendo com o versículo "Tudo ele tem feito bem. Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem"? Em quais momentos da vida ou situações Jesus nos diz: Efatá? O relato me compromete de alguma maneira?
3- ORAÇÃO (VIDA)

Em silêncio, faça sua oração. Agradeça pela riqueza da Palavra de Deus e pelos ensinamentos escondidos em cada palavra.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

O que está sendo pedido à minha vida, aqui e agora? Ao concluir sua reflexão do texto bíblico e oração, em quais realidades você percebe a necessidade de uma maior abertura? O que você pretende fazer para que isso aconteça? Que outro apelo a Palavra de Deus provocou e você deseja viver?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Ir. Angela Klidzio, fsp

COMENTÁRIOS
Em Cristo Jesus se dá uma nova criação

A universalidade da missão da Igreja está enraizada na universalidade da salvação oferecida por Deus em Jesus. A missão da Igreja é missão de Jesus Cristo, portanto, deve ultrapassar as fronteiras para se encontrar com o ser humano onde quer que ele esteja e na situação em que ele se encontra. Nosso texto deixa no anonimato o nome dos que conduzem o cego a Jesus. Seja como for, são pessoas que confiam no poder curativo de Jesus. Dois gestos: Jesus põe os dedos nos ouvidos do cego e saliva nos olhos. Os dedos transmitem o poder (cf. Ex 8,15) que abre os ouvidos; quanto à saliva, seu poder terapêutico, cicatrizante, é conhecido na antiguidade. É somente do céu que vem o nosso socorro; por isso, Jesus olha para o céu com um gemido suplicante. O significado dos dois gestos é esclarecido pela ordem: “Abre-te!”. O espanto da multidão evoca o relato da criação. Em Cristo Jesus se dá uma nova criação, pois ele devolve à criatura a possibilidade de se encantar e de reconhecer que Deus fez tudo muito bem.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Fonte Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário