terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 12/02 - A confiança em Jesus - Mc 7, 24-30



Jesus se pôs a caminho e, dali, foi para a região de Tiro. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde eles estava. Mas não conseguia ficar escondido. Logo, uma mulher que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar dele. Ela foi e jogou-se a seus pés. A mulher não era judia, mas de origem siro-fenícia, e pedia que ele expulsasse o demônio de sua filha. Jesus lhe disse: “Deixa que os filhos se saciem primeiro; pois não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. Ela respondeu: “Senhor, também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que os filhos deixam cair”. Jesus, então, lhe disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama. O demônio havia saído dela.

LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

A Palavra divina introduz cada um de nós no diálogo com o Senhor: o Deus que fala, ensina-nos como podemos falar com Ele. (VD 24). Peçamos a graça de um profundo diálogo com o Senhor por meio de sua Palavra.
Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua palavras. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que essa Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.

1- LEITURA (VERDADE)

Nos diversos relatos evangélicos, as mulheres aparecem como destinatárias do anúncio de Jesus e muitas delas também são curadas. A siro-fenícia, por causa de sua filha enferma, supera a resistência de Jesus. É o único relato no Novo Testamento no qual Jesus acaba sendo convencido. Ou seja, a salvação trazida por Jesus é oferecida para todos, como dom.
Leia o texto novamente. Procure compreender a situação da mulher com sua filha doente, possuída por um espírito impuro. Embora pagã, a mulher confessa Jesus como salvador. Em sua fé, sabe que Jesus pode libertar sua filha.

2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

A salvação cristã acontece quando o ser humano se volta para seu semelhante, especialmente para o mais necessitado. O que o texto diz para mim? Como vivo a minha fé? Confio ao Senhor a minha história, minhas necessidades? Assim como a mulher siro-fenícia, confesso Jesus como salvador, Senhor da minha vida? Em quem deposito minha confiança, minha esperança?

3- ORAÇÃO (VIDA)

A mulher siro-fenícia jogou-se aos pés de Jesus e pediu que ele expulsasse o demônio de sua filha. Qual é a oração que dirijo a Jesus? Faça sua oração de pedido de perdão, agradecimento, intercessão. Traga pessoas e realidades que você deseja que possam viver a experiência da libertação e da vida nova trazida por Jesus.
Conclua com a oração que o próprio Cristo nos ensinou: Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

O encontro com a Palavra, fonte de vida, gera novas relações e recria comunhão. Com a Palavra na mente e no coração, qual atitude me proponho a viver no dia de hoje?

BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Irmã Angela Klidzio, fsp

COMENTÁRIOS
A salvação da qual Jesus é portador é universal

Jesus está sempre a caminho. A razão da sua peregrinação é dita logo no início do evangelho: “vamos a outros lugares...” (Mc 1,38). Trata-se da saída não somente de Cafarnaum, onde ele estava, mas da sua saída de junto do Pai. É uma menção à encarnação. A salvação da qual Jesus é portador é universal; por isso, ele vai à região dos pagãos. Não há lugar nem pessoa a quem a salvação não seja oferecida como dom. Os judeus não são destinatários exclusivos da salvação. A salvação pertence também aos “cachorrinhos”, uma forma de designar os pagãos. Todo o relato está centrado no diálogo entre Jesus e a mulher. Na sua resposta, aquela mulher pagã mostra a sua fé confessando Jesus como Senhor. É com essa designação que os cristãos se dirigem a Jesus Cristo ressuscitado. Por seus gestos e palavras a mulher confia em Jesus; ela sabe que somente por meio de Jesus o mal que aprisiona a sua filha pode ser vencido. Se o mal está presente, está também presente com maior poder a graça de Jesus Cristo. É por ele que se pode dizer que “onde abundou o pecado superabundou a graça”.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Fonte Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário