sábado, 21 de fevereiro de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 21/02 - O chamado de Levi - Lc 5, 27-32



Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano, chamado Levi, sentado na coletoria de impostos. Disse-lhe: “Segue-me”. Deixando tudo, levantou-se e seguiu-o. Levi preparou-lhe um grande banquete na sua casa. Lá estava um grande número de publicanos e de outras pessoas, sentadas à mesa com eles. Os fariseus e os escribas dentre eles murmuravam, dizendo aos discípulos de Jesus: “Por que comeis e bebeis com os publicanos e com os pecadores?”. Jesus respondeu: “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Não é a justos que vim chamar à conversão, mas a pecadores”.

LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Iniciamos a oração de hoje recordando algumas palavras do Papa Francisco na Mensagem para a Quaresma de 2015: "A Quaresma é sobretudo um 'tempo favorável' de graça (cf. 2Cor 6,2). Deus nada nos pede, que antes não no-lo tenha dado: 'Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro' (1 Jo 4,19). Ele não nos olha com indiferença; pelo contrário, tem a peito cada um de nós, conhece-nos pelo nome, cuida de nós e vai à nossa procura, quando O deixamos. Interessa-Se por cada um de nós; o seu amor impede-Lhe de ficar indiferente perante aquilo que nos acontece."
Com o coração agradecido porque Deus nos ama e está conosco, pedimos que o Espírito Santo nos ajude a acolher e compreender a Palavra que vamos meditar. Repita algumas vezes a oração: Dai-nos, ó Pai, o vosso Espírito Santo!
1- LEITURA (VERDADE)

Leia o texto e procure compreender o que o texto diz em si. Leia novamente e se detenha em cada um dos personagens presentes no texto: Jesus, publicano Levi, pessoas da casa de Levi, grupo de publicanos e outras pessoas, fariseus, escribas... Qual é o tema que perpassa o diálogo? Quem é Levi? O que significa preparar um banquete para Jesus? Por que Jesus faz a opção pelos doentes, pelos pecadores? Observe que o evangelista destaca claramente a profissão de Levi: um coletor de impostos e portanto, tido pelo povo como ladrão. Destaca também que Levi, prontamente, deixa tudo e segue Jesus. Outro elemento, é o questionamento dirigido mais uma vez aos discípulos de Jesus: "Por que comeis e bebeis com os publicanos e os pecadores?" Porém, é Jesus que dá a resposta, revelando sua missão de buscar, curar e salvar os que eram considerados excluídos da salvação.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

Qual é a mensagem do texto para minha vida? Percebo relação do texto com a realidade que vivo? Qual é o rosto de Jesus que o texto me revela? Quais sentimentos o texto desperta em mim? O que o texto tem a dizer para as diversas realidades vividas pela humanidade, hoje? Tenha presente que todo processo de mudança, de conversão, parte de uma iniciativa divina. O próprio Deus nos chama à conversão. É a imagem do médico, citada por Jesus, que sai ao encontro dos doentes, dos excluídos, dos fracos e marginalizados. Ou o gesto de Jesus que se aproxima de Levi, passa em seu ambiente de trabalho de todos os dias, vê sua realidade e lhe faz um convite de esperança. Na prontidão de Levi em responder ao convide de Jesus, compreendemos que a salvação vai acontecendo na vida daqueles que se abrem para Deus e respondem aos seus apelos.
3- ORAÇÃO (VIDA)

Em sua oração, apresente ao Senhor a prece que brotou em seu coração depois de ouvir a Palavra. Recorde de pessoas e realidades que você deseja que possam viver a experiência da libertação e da vida nova trazida por Jesus. Reze também a Oração da Campanha da Fraternidade 2015: Ó Pai, alegria e esperança de vosso povo, vós conduzis a Igreja, servidora da vida, nos caminhos da história. A exemplo de Jesus Cristo e ouvindo sua palavra que chama à conversão, seja vossa Igreja testemunha viva de fraternidade e de liberdade, de justiça e de paz. Enviai o vosso Espírito da verdade para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do reino que há de vir. Por Cristo Senhor nosso. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Em quais realidades você percebe a necessidade de uma pronta resposta aos apelos do Senhor? O que você pretende fazer para que isso aconteça?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

COMENTÁRIOS
A mesa é símbolo da comunhão

O olhar de Jesus sobre uma pessoa é como o olhar de Deus que vê o coração e perscruta a alma. Assim Jesus vê Levi sentado na coletoria de impostos. O banquete oferecido por Levi em sua casa é festa: por ter encontrado aquele por quem passaria a viver e por começar para ele uma nova etapa da vida, transformada pelo encontro com o Senhor. Os seus amigos estão presentes, um grande número de publicanos, reconhecidos pelos judeus praticantes como impuros, pecadores públicos, pessoas na casa de quem um justo não poderia entrar nem assentar-se à mesa, sob pena de tornar-se impuro. A mesa e a refeição são símbolos de amizade, comunhão, acolhida e antecipação do banquete escatológico. Eis a razão da murmuração dos escribas e fariseus. Mas não há quem Jesus não acolha nem quem não possa acolhê-lo. O amor de Deus, sua misericórdia, tem absoluta precedência em referência a qualquer regra, inclusive em relação às regras de pureza que excluem pessoas da comunhão com Deus, do convívio fraterno. É a presença do Senhor que purifica e santifica a todos, e integra-os na comunhão com Deus. O nosso texto é ocasião para afirmar, com clareza, a missão de Jesus.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Fonte Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário