segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 16/02 - Jesus é posto à prova - Mc 8, 11-13



Os fariseus vieram e começaram a discutir com ele. Para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta geração pede um sinal? Em verdade vos digo: nenhum sinal será dado a esta geração!”. E, deixando-os, entrou de novo no barco e foi para a outra margem.

LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

A Leitura orante é uma maneira de entrar em diálogo com Deus que nos fala por meio de sua Palavra. Nesse diálogo, aos poucos vamos conhecendo o mistério de Cristo e o coração de Deus. São Gregório Magno lembrava: "Conheço o coração de Deus por meio das Palavras de Deus". Também nós, por meio da leitura, escuta e contemplação da Palavra, queremos conhecer o mistério de Cristo e o coração de Deus. Rezemos pedindo esta abertura: Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à Vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!
1- LEITURA (VERDADE)

Em silêncio, faça a leitura do texto. Leia novamente e procure compreender em que contexto se dá a narrativa. Por que é pedido que Jesus realize um sinal vindo do céu? Por que Jesus está sendo posto à prova? Qual é a ação de Jesus?
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

Silenciado mais uma vez, é o momento de relacionarmos o texto lido e refletido com a vida. Qual foi a palavra do texto que mais chamou a atenção? Também necessito de sinais para crer?
Para o cristão, toda a vida de Jesus é o sinal que nos remete a Deus. E uma canção do padre Zezinho, chamada "Se não fosse Jesus", pode nos ajudar a rezar:
"Se não fosse Jesus e este sonho insistente que ele plantou;
Se não fosse Jesus e o projeto exigente que nos deixou;
Se não fosse Jesus e os santos e santas que ele formou;
A esperança de um mundo melhor seria muito pequena;
A esperança de um mundo melhor seria menor.
Se não fosse Jesus e esta ânsia de eterno que ele plantou;
Se não fosse Jesus e o projeto fraterno que nos deixou;
Se não fosse Jesus e as muitas verdades que ele gritou;
A esperança de um mundo melhor seria muito pequena;
A esperança de um mundo melhor seria menor".
3- ORAÇÃO (VIDA)

Ofereça a Deus os frutos da sua oração, da sua meditação e contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Reze também: Senhor Jesus, que meus pensamentos se inspirem no Evangelho, e se tornem fontes de vossa luz a iluminar meus irmãos. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual gesto desejo colocar em prática neste dia? O que você pretende fazer para que isso aconteça? Que outro apelo a Palavra de Deus despertou em você?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Ir. Angela Klidzio, fsp

COMENTÁRIOS
A adesão à pessoa de Jesus só pode vir pela fé

O sinal requerido de Jesus por parte dos fariseus é uma tentação. O sinal que eles exigem é uma prova inequívoca e espetacular, vinda do céu, da origem e filiação divina de Jesus. Tentação a que, como sempre, Jesus não cede. Sem fé não se pode conhecer que é Jesus. A cena é muito breve, mas suficiente para que o ouvinte ou leitor do evangelho saiba que Jesus não se deixa enredar pela tentação. É importante reter que as tentações que acompanharam Jesus ao longo de toda a sua existência terrestre foram sempre contra a sua missão, buscando fazê-lo utilizar em benefício próprio a sua condição divina. Jesus rejeita realizar qualquer gesto em seu favor; ele não está à busca de reconhecimento, aplausos ou poder. Jesus rejeita, consciente da vontade de Deus, qualquer proposta que o desvie do messianismo caracterizado pela humildade e pelo serviço; humildade e serviço que o fizeram entregar a própria vida. A adesão à pessoa de Jesus só pode vir pela fé. Para o cristão, é necessário reconhecer e reter que toda a vida de Jesus é o sinal que nos remete a Deus. Subordinar a fé a um sinal espetacular é incredulidade.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Fonte Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário