terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 25/02 - A multidão em busca de um sinal - Lc 11, 29-32



Acorrendo as multidões em grande número, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração perversa. Busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. De fato, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará juntamente com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é mais do que Salomão. No dia do juízo, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão; pois eles mostraram arrependimento com a pregação de Jonas, e aqui está quem é mais do que Jonas”.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

O apelo à conversão mais uma vez está presente na liturgia de hoje. É próprio deste tempo litúrgico a insistência para abrirmos o coração para Deus e para os irmãos. Um caminho de conversão é exigente. Precisamos nos predispor vontade, mente e coração para darmos passos. É certo que não caminhamos sozinhos. Deus nos concede a sua graça.
Peçamos ao Senhor, que possamos bem rezar a Palavra de Deus deste dia e acolher o seu projeto de amor em nossa vida: Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

Vamos fazer a leitura orante do Evangelho de hoje relacionando-o com o texto da primeira leitura. Leia pausadamente em sua Bíblia o texto de Jn 3, 1-10. Qual é a mensagem de Jonas aos ninivitas? Jonas é chamado por Deus e enviado para Nínive para anunciar a mensagem do Senhor: chamar o povo à conversão. Embora fossem necessários três dias para atravessar a grande cidade de Nínive, já no primeiro dia da pregação de Jonas, o povo da cidade toda abraçou o arrependimento, desde o superior ao inferior. Também o rei proclama um decreto para toda Nínive: "cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas". Ou seja, os habitantes de Nínive se converteram sem esperar grandes sinais, apenas a pregação de Jonas.
Agora, tomemos o texto do Evangelho. Leia o texto com calma e procure compreendê-lo. A quem Jesus está se dirigindo? Qual é o sinal que o povo estava buscando? Por que Jesus diz que nenhum sinal será dado a não ser o sinal de Jonas? Por que Jesus diz que o Filho do Homem será o sinal para esta geração?
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

Jesus é o grande sinal, o enviado de Deus, muito maior do que Salomão e do que Jonas. Porém, é necessário a conversão do coração para reconhecer que tudo o que Jesus ensina e faz é sinal: a libertação dos oprimidos, promoção da vida, resgate da dignidade, curas...
O que o texto diz para minha vida? Como o apelo à conversão proclamado por Jonas e recordado por Jesus foi acolhido em meu coração? Preciso de sinais para crer? Diante do apelo à conversão, qual é a minha resposta?
3- ORAÇÃO (VIDA)

Um coração penitente é um coração simples, humilde, confiante no Senhor. Qual é a oração que brotou em seu coração? Conclua rezando em sua Bíblia, o salmo da liturgia de hoje, Sl 51 (50): Ó Deus, tem piedade de mim, conforme a tua misericórdia; no teu grande amor cancela o meu pecado. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me de meu pecado. Reconheço a minha iniquidade...
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Em meu coração, existe o verdadeiro desejo de mudança? Que outro apelo a Palavra de Deus despertou em mim e desejo colocar em prática na minha vida?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

COMENTÁRIOS
É necessário ver para crer?

A fé em Jesus não está subordinada a nenhum ato espetacular e grandioso; ela é dom recebido pelo testemunho daqueles que foram testemunhas oculares de tudo o que Jesus fez e ensinou. Exigir um sinal para crer é tentar Deus. É nesse sentido que os contemporâneos de Jesus o provocam. Há certos esquemas mentais que impedem de reconhecer a visita salvífica de Deus em Jesus, pois defendem o “é necessário ver para crer”. Como no relato das tentações, Jesus se recusa a satisfazer essa exigência tal qual solicitada. Jesus mesmo, toda a sua vida, é um sinal que remete ao mistério de Deus. A evocação do episódio de Jonas serve para apelar à penitência, necessária para acolher o Reino de Deus que se faz presente na pessoa de Jesus (cf. Mc 1,15). É pela penitência que se alcança a purificação do coração, necessária para reconhecer que tudo o que Jesus faz e ensina é sinal; a vida inteira de Jesus é um sinal. O coração livre de todo apego é condição para acolher o mistério de Deus tal qual ele se revela em Jesus Cristo.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Fonte Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário