segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 23/02 - Vinde, benditos de meu Pai! - Mt 25, 31-46



Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, ele se assentará em seu trono glorioso. Todas as nações da terra serão reunidas diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos, à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me. Então os justos lhe perguntarão: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede, e te demos de beber? Quando foi que te vimos como forasteiro, e te recebemos em casa, sem roupa, e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?' Então o rei lhes responderá:'Em verdade,vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!' Depois, o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome, e não me destes de comer; com sede, e não me destes de beber; eu era forasteiro, e não me recebestes em casa; nu, e não me vestistes; doente e na prisão, e não fostes visitar-me. E estes responderão: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, forasteiro ou nu, doente ou preso, e não te servimos? Então, o Rei lhes responderá: 'Em verdade, vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim que o deixaste de fazer!' E estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna".
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

O Papa Francisco, em sua mensagem para a Quaresma de 2015, nos lembra: "A Quaresma é um tempo propício para nos deixarmos servir por Cristo e, deste modo, tornarmo-nos como Ele. Verifica-se isto quando ouvimos a Palavra de Deus e recebemos os sacramentos, nomeadamente a Eucaristia." No início de nossa oração, peçamos ao Espírito Santo a graça de acolhermos os ensinamentos de Jesus e de tornarmo-nos como Ele.
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
1- LEITURA (VERDADE)

Leia o texto pausadamente. Leia novamente e procure perceber os personagens que aparecem no texto. Qual é o tema central? Quais são as palavras de Jesus? Observe que estamos diante de um texto que nos apresenta o Filho do Homem exercendo o julgamento. Aqui, Jesus é comparado a um Rei (que se assentará em seu trono glorioso) e a um pastor (que separará as ovelhas dos cabritos). Temos no texto duas sentenças, uma positiva iniciando com o "Vinde, benditos de meu Pai!" (Mt 25, 34-36), e uma negativa: "Afastai-vos de mim, malditos!" (Mt 25, 41-43). As palavras fome - comer, sede - beber, forasteiro - acolher, nu - vestir, doente - visitar, preso - visitar, aparecem repetidas diversas vezes, tanto no sentido positivo quanto negativo. O mesmo acontece com a frase "todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!", no positivo, e "todas as vezes que não fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim que o deixaste de fazer!", no negativo. Ou seja, temos um movimento muito claro entre "benditos" e malditos". Observe com atenção também, a força das palavras: "mais pequenos", "meus irmãos" e "foi a mim". Agora, leia o texto mais uma vez, e além dos elementos destacados, procure localizar outros que você considera importantes.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

Relacione o texto do Evangelho com a vida de hoje. Que mensagem Jesus transmite com suas atitudes, seus gestos e suas palavras? Que revela de si mesmo? Quem são os famintos, sedentos, forasteiros, nus, doentes, presos, pequenos, irmãos? Sendo um julgamento escatológico, é importante termos presente que Jesus coloca como critério de salvação, o reconhecê-lo na pessoa do irmão sofredor, o reconhecê-lo na figura do próximo necessitado. Jesus presente nos sedentes, forasteiros, doentes, pequenos, excluídos... A comunhão com os irmãos mais pequenos, é a comunhão com o próprio Jesus. O texto faz um forte apelo a viver a caridade e a promoção da vida.
3- ORAÇÃO (VIDA)

Apresente ao Senhor a sua oração. Traga presente também, tantos homens, mulheres, crianças, jovens e idosos necessitados de pão, saúde, segurança, consolo, sentido para a vida, trabalho, dignidade, respeito... Agradeça pelas pessoas que com muito amor e generosidade vão ao encontro de seus irmãos necessitados, aliviando seus sofrimentos e revelando-lhes o rosto misericordioso de Deus. Reze pelas pastorais sociais da Igreja, comprometidas com a promoção e valorização da vida.
Conclua com a oração da Campanha da Fraternidade: Ó Pai, alegria e esperança de vosso povo, vós conduzis a Igreja, servidora da vida, nos caminhos da história. A exemplo de Jesus Cristo e ouvindo sua palavra que chama à conversão, seja vossa Igreja testemunha viva de fraternidade e de liberdade, de justiça e de paz. Enviai o vosso Espírito da verdade para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do reino que há de vir. Por Cristo Senhor nosso. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

O serviço, a doação, a solidariedade e a comunhão com nossos irmãos necessitados são frutos da ação salvífica de Deus acontecendo no coração humano. De que maneira esta passagem me compromete? O que ela está me pedindo?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

COMENTÁRIOS
O Reino de Deus se dá em gestos pequenos

O discurso sobre o fim nos ajuda a compreender o nosso engajamento no tempo presente. A fé em Jesus Cristo tem consequências éticas para a vida do cristão, pois ela exige a caridade. A manifestação definitiva do mistério do Reino de Deus se dá em gestos pequenos, mas significativos e até decisivos. Alguns desses gestos, como os elencados em nosso texto, fazem parte de nossa vida cotidiana: dar de comer aos que têm fome, de beber aos que têm sede, vestir os que estão nus etc. O que é dito no texto vale para todo ser humano que vive neste mundo. É bastante provável que Ez 34,17-22 tenha servido de inspiração para esse discurso escatológico. Lá também encontramos a separação de ovelhas, carneiros e bodes pelo pastor. A separação, ou juízo, é feita em razão da vida vivida na caridade ou pela indiferença diante do sofrimento e necessidade alheios. Somente o olhar penetrante do pastor, do Filho do Homem, Juiz da história, que ultrapassa as aparências, pode com verdade conhecer a situação de cada um e o que se é de fato. Se o texto fala de condenação é para apelar a viver no amor, que exige o serviço ao semelhante.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Fonte Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário