quarta-feira, 4 de março de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 04/03 - Entre vós não deverá ser assim... - Mt 20, 17-28



Subindo para Jerusalém, Jesus chamou os doze discípulos de lado e, pelo caminho, disse-lhes: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, açoitá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia, ressuscitará”. A mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, aproximou-se de Jesus e prostrou-se para lhe fazer um pedido. Ele perguntou: “Que queres?”. Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus disse: “Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber?" Eles responderam: "Podemos". "Sim", declarou Jesus, "do meu cálice bebereis, mas o sentar-se à minha direita e à minha esquerda não depende de mim. É para aqueles a quem meu Pai o preparou”. Quando os outros dez ouviram isso, ficaram zangados com os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: "Sabeis que os chefes das nações as dominam e os grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós, seja vosso escravo. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos".
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Em nossa caminhada quaresmal, estamos hoje no 15º dia. A Palavra de Deus que nos acompanha, sempre foi nos despertando para um aspecto diferente: conversão, jejum, oração, caridade, amor aos inimigos... Colocamo-nos hoje no caminho para acompanhar Jesus e seus discípulos que sobem para Jerusalém. E peçamos a graça de acolher os seus ensinamentos em nossa vida.
Rezemos: Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto bíblico? Leia com calma, atentamente e procure compreendê-lo. Tenha presente que estamos diante do terceiro anúncio da Paixão no Evangelho de Mateus. O primeiro relato está em Mt 16, 21-28 e o segundo em Mt 17, 22-23. Enquanto sobem para Jerusalém, Jesus toma seus discípulos de lado e os instrui novamente sobre o que lhe vai acontecer. É a terceira tentativa de fazer com que seus discípulos compreendam a necessidade da Paixão, pois Jesus acolheu livremente o desígnio salvífico de Deus e é obediente ao Pai.
Observe que o pedido da mãe de Tiago e João, filhos de Zebedeu, para que eles ocupem os lugares de honra no Reino de Cristo, causa conflito entre os discípulos. Eles ainda não haviam compreendido que para beber o cálice que Cristo irá beber era preciso participar de seu sofrimento e de sua morte.
Por fim, Jesus adverte categoricamente: "Entre vós não deverá ser assim". Quem quiser ser o maior e o primeiro deve ser aquele que serve. Deve seguir o exemplo de Jesus que "não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos".
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto me fala? Que luz nos dá Jesus, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela está me pedindo?
Assim como os discípulos, que esperavam que Jesus implantasse um reino glorioso, também nós muitas vezes não compreendemos a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Muitas vezes custamos para compreender que o Reino de Deus é da misericórdia, do amor, do serviço, da compaixão e da solidariedade. Jesus foi nos mostrando tudo isso com sua vida. Ele mesmo veio dar-nos a vida e servir-nos no amor.
3- ORAÇÃO (VIDA)

Apresente ao Senhor a sua oração. Recorde a caminhada quaresmal que você está vivendo, as luzes e apelos que a Palavra foi lhe revelando e peça a graça de continuar a caminhada de conversão.
Conclua com a oração: Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Como vou viver concretamente durante o dia os apelos que o Senhor me revelou?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
Servir generosamente

Trata-se do terceiro anúncio da paixão (16,21; 17,22-23). No nosso texto de hoje, a mãe dos filhos de Zebedeu reivindica para os seus dois filhos um lugar privilegiado. O pedido da mãe para os seus dois filhos deseja o melhor para eles, mas é fruto da sua incompreensão acerca do mistério de Cristo e da vida cristã. O que é difícil compreender e aceitar é que a verdadeira recompensa está em ser admitido no seguimento de Jesus e participar de sua vida e da sua paixão. O que importa é a decisão livre de ir até o fim com Jesus: à pergunta de Jesus a João e Tiago “podeis beber do cálice que eu vou beber”, eles responderam: “Podemos”. O ditado popular diz: “o futuro a Deus pertence”; o importante é a disposição para viver hoje toda a exigência do seguimento de Jesus Cristo, pois o que vem depois pertence unicamente a Deus. Aos discípulos, a nós todos, compete construir uma comunidade em cujo centro esteja o serviço generoso, desprovido de qualquer ambição pelo poder.

Pe. Carlos Alberto Contieri
Fonte Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário