quinta-feira, 12 de março de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 13/03 - O maior de todos os mandamentos - Mc 12, 28b-34



Então aproximou-se dele e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”. Jesus respondeu: “O primeiro é este: ‘Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é um só. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!’. E o segundo mandamento é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo!’. Não existe outro mandamento maior do que estes”. O escriba disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: ‘Ele é único, e não existe outro além dele’. Amar a Deus de todo o coração, com toda a mente e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, isto supera todos os holocaustos e sacrifícios”. Percebendo Jesus que o escriba tinha respondido com inteligência, disse-lhe: "Tu não estás longe do Reino de Deus". E ninguém mais tinha coragem de fazer-lhe perguntas.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

A Palavra de Deus hoje nos convida a revermos a nossa capacidade de amar. Amar a Deus e amar o próximo. Nem sempre percebemos a estreita relação entre estes dois mandamentos. Madre Teresa de Calcutá, em uma de suas frases afirma que "é fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado".
No início da Leitura orante, abra seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto bíblico? Quais são as palavras ou gestos de Jesus? Qual é o tema que perpassa a discussão dos personagens? Procure perceber o contexto do relato: lugares, pessoas, perguntas...
Jesus é questionado sobre qual é o primeiro mandamento. Sua resposta é muito clara: o primeiro mandamento necessariamente está vinculado ao segundo: "Amarás o Senhor teu Deus... Amarás o teu próximo como a ti mesmo". A expressão "Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é um só!" expressa a experiência mais característica do povo de Israel. Um povo que se reconhece profundamente amado por Deus, o seu Único Senhor. O Deus de Israel é um Deus que ama e deseja ser amado de todo coração, alma, entendimento e força. É a pessoa toda voltada para seu Deus. O segundo mandamento é a concretização do primeiro, ou seja, a abertura ao amor concreto para com os irmãos.
Por fim, as palavras do escriba: "Amar a Deus com todo o coração, com toda a mente, e com toda a força e amar o próximo como a si mesmo, isto supera todos os holocaustos e sacrifícios." Aqui não há necessidade de comentários. Amar é dar a vida!
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim, hoje? Qual palavra do texto encontrou profunda sintonia com a minha vida, com as minhas atitudes? Em minha vida, meu trabalho, meu relacionamento com as pessoas, como procuro viver os ensinamentos de Jesus? Quais sentimentos o texto despertou em mim? Recorde outros textos ligados ao tema, por exemplo 1Cor 13, 1-13, o hino ao amor cristão.
Sem amor não conseguimos ser presença de esperança na vida dos irmãos, sem amor não há compromissos duradouros, sem amor não há seguimento de Jesus, sem amor a vida perde o sentido, sem amor não há como resgatar a dignidade das pessoas marginalizadas, sem amor não tem sentido doar a vida, sem amor não há perdão...
3- ORAÇÃO (VIDA)

Ofereça a Deus os frutos da sua oração, da sua meditação e contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido. Conclua com a oração: Jesus Mestre, agradeço pelas luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me, pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver, pela vossa graça. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual é a aplicação da Palavra em minha vida? O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
O amor é o fundamento da Lei

O evangelho de hoje faz parte de um conjunto de textos do evangelho de Marcos denominados diálogos didáticos, cuja finalidade é instruir os discípulos e apresentar o específico da vida cristã, ou o que a vida cristã exige dos que aderem a ela. Ante um universo de 613 preceitos que deveriam ser cumpridos de maneira irrepreensível, qual a hierarquia entre eles e qual teria precedência sobre os outros? Qual é o mandamento que está na origem de todos os demais e sustenta o corpus legislativo do povo de Deus? A questão apresentada pelo escriba é pertinente e ajuda a esclarecer os discípulos. O amor está na origem de tudo: da criação e da Lei dada por Deus a Israel. Sem a referência a essa origem, a lei passa a ser um fardo difícil de carregar e que leva à morte. A resposta de Jesus é clara: o amor a Deus que exige o amor ao próximo. A exigência do amor não pode figurar simplesmente como um entre outros mandamentos, pois ele é o fundamento da Lei. Foi por amor que Deus deu a lei a seu povo. O amor não somente dá sentido a todas as coisas, como ele é o sentido da criação e da lei (cf. 1Cor 13,1ss).

Pe. Carlos Alberto Contieri
Fonte Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário