quarta-feira, 4 de março de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 05/03 - O homem rico e o pobre Lázaro - Lc 16, 19-31


Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e dava festas esplêndidas todos os dias. Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, ficava sentado no chão junto à porta do rico. Queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico, mas, em vez disso, os cães vinham lamber suas feridas. Quando o pobre morreu, os anjos o levaram para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe Abraão, com Lázaro ao seu lado. Então gritou: 'Pai Abraão, tem compaixão de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas'. Mas Abraão respondeu: 'Filho, lembra-te de que durante a vida recebeste teus bens e Lázaro, por sua vez, seus males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. Além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós'. O rico insistiu: 'Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai, porque eu tenho cinco irmãos. Que ele os avise, para que não venham também eles para este lugar de tormento”. Mas Abraão respondeu: “Eles têm Moisés e os Profetas! Que os escutem!” O rico insistiu: 'Não, Pai Abraão. Mas se alguém dentre os mortos for até eles, certamente vão se converter'. Abraão, porém, lhes disse: 'Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, mesmo se alguém ressuscitar dos mortos, não acreditarão'".
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

A Palavra de Deus meditada e confrontada com a própria vida, nos revela o quanto somos amados por Deus e a imensidão da sua misericórdia para conosco. Ao mesmo tempo, o encontro com a Palavra desvenda também o pecado que habita no coração humano, como vamos perceber na parábola que Jesus nos apresenta hoje: o rico e o pobre Lázaro.
Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo que reza em nós, repetindo algumas vezes a invocação: Divino Espírito Santo, necessitamos da vossa ajuda para conhecermos o caminho que devemos seguir. Amém
1- LEITURA (VERDADE)

Após a leitura do texto, procure silenciar por alguns instantes para recordar as palavras lidas. Faça uma segunda leitura pausadamente e se detenha nas palavras que chamaram a sua atenção durante a leitura. Repita estas palavras.
A parábola que Jesus nos conta hoje trata sobre o uso e o abuso da riqueza. É a história de um homem rico em bens, porém insensível para perceber a necessidade do outro que estava diante de sua porta, o pobre Lázaro, que em sua miséria, não era agraciado nem sequer com as migalhas do rico. É a injustiça do rico que gera a miséria de Lázaro. A opção de Jesus é a opção pelos pobres. Suas palavras, ações, toda a sua vida estava voltada para os pobres, para os pequenos.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

Vamos trazer o texto para nossa vida. Como compreendo a parábola de Jesus nos dias de hoje? Esta realidade está presente em nossa sociedade? Sem dúvidas que nos encontramos com o pobre Lázaro todos os dias. Nas ruas e calçadas, andarilhos de um lado para outro, tantos Lázaros nos estendem a mão pedindo solidariedade. Quantas vezes ouvimos uma voz tímida que nos pede: "Moça, dá um dinheiro pra comida?" "Bom dia amiga, tem uma moeda hoje?" Quantas vezes paramos? Quantas vezes abrimos nosso coração e partilhamos?
O rico fechado em si e o pobre Lázaro, mais que personagens da parábola que meditamos, são retrados de nossa sociedade. Se esta comparação não nos toca, não nos torna sensíveis, não nos envergonha, é sinal que ainda não compreendemos a proposta de Jesus.
3- ORAÇÃO (VIDA)

Feche os olhos e traga ao Senhor as pessoas que vieram à sua mente durante a Leitura orante. Reze por elas e por você. Reze por tantos irmãos que vivem situações extremas de fome, miséria e exclusão.
Por fim, reze a oração da Campanha da Fraternidade: Ó Pai, alegria e esperança de vosso povo, vós conduzis a Igreja, servidora da vida, nos caminhos da história. A exemplo de Jesus Cristo e ouvindo sua palavra que chama à conversão, seja vossa Igreja testemunha viva de fraternidade e de liberdade, de justiça e de paz. Enviai o vosso Espírito da verdade para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do reino que há de vir. Por Cristo Senhor nosso. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Com suas parábolas, Jesus procurava tocar os sentimentos das pessoas e despertá-las para novas atitudes. Que sentimentos este textos despertou em mim? Qual é o apelo que desejo colocar em prática?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
O caminho para o Reino de Deus

A vida eterna é dom de Deus, mas ela é preparada durante a nossa peregrinação terrestre. Para a vida cristã, essa preparação exige a prática do amor fraterno, da misericórdia, da solidariedade, do cuidado em relação aos outros, sobretudo com os que mais sofrem. Contrária a tudo isso é a riqueza que pode cegar e tornar-nos indiferentes ao sofrimento dos nossos irmãos. Somente da região dos mortos, onde a situação do ser humano é irreversível, é que aquele rico anônimo compreende que
a obediência à Lei, em cujo centro está a misericórdia, é o meio de entrar no Reino de Deus. Por isso, em vão, ele pede que Abraão envie Lázaro para alertar os seus irmãos. A resposta de Abraão alerta todos os discípulos e, com eles, o leitor do evangelho, de que o meio para entrar no Reino de Deus está na meditação da Escritura, à qual se deve dar ouvidos. A todos nós Deus oferece os meios para viver a vida de Deus. Esses meios estão consignados na Palavra de Deus, que é uma luz para o nosso modo de proceder. A Lei e os Profetas são dados para esta vida com vistas ao Reino de Deus. É necessário dar o tempo necessário para meditar a Palavra de Deus.

Pe. Carlos Alberto Contieri
Fonte paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário