segunda-feira, 16 de março de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 17/03 - Levanta, pega a tua maca e anda! - Jo 5, 1-16



Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, existe em Jerusalém, perto da Porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Bezata em hebraico. Muitos doentes, cegos, coxos e paralíticos ficavam ali deitados. Encontrava-se ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus o viu ali deitado e, sabendo que estava assim desde muito tempo, perguntou-lhe: “Queres ficar curado?”. O enfermo respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água se movimenta. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. Jesus lhe disse: “Levanta-te, pega a tua maca e anda”. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua maca e começou a andar. Aquele dia, porém, era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: " É sábado. Não te é permitido carregar a tua maca". Ele respondeu: "Aquele que me curou disse; 'Pega a tua maca e anda!'". Então lhe perguntaram: "Quem é que te disse: 'Pega a tua maca e anda'?" O homem que tinha sido curado não sabia quem era, pois Jesus se afastara da multidão que se tinha ajuntado ali. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no templo e lhe disse: "Olha, estás curado. Não peques mais, para que não te aconteça coisa pior". O homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Jesus é a vida. Multidões de todos os lugares iam ao encontro de Jesus para serem curadas pois sabiam que a verdadeira vida só poderia ser recebida dele. Ele também percorria cidades e povoados pregando o Reino e restaurando a vida das pessoas que padeciam diversas enfermidades. Neste novo dia, acolhamos a Palavra que nos fala da vida nova que Cristo nos concede.
Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto bíblico? Quais são as palavras ou gestos de Jesus? Qual é o tema que perpassa a discussão dos personagens? Procure perceber o contexto do relato.
Observe os muitos doentes, cegos, coxos e paralíticos que se encontram próximos da piscina. A atenção então se volta para um homem enfermo há trinta e oito anos, sozinho, que dependia da ajuda de alguém para entrar na água quando esta se movimentasse. O homem ali deitado junto aos demais doentes é tirado de sua condição de doente para uma vida nova, pela ação de Deus: "Levanta-te, pega a tua maca e anda!" Jesus curou o homem pela sua Palavra, como vimos no Evangelho de ontem. Jesus não realiza nenhum gesto, apenas diz uma palavra: "Levanta-te, pega a tua maca e anda!". Também o homem reconhece o poder nas palavras de Jesus: "Aquele que me curou disse: Pega tua maca e anda!"
Ao reencontrar novamente o homem no templo, Jesus lhe adverte: "Olha, estás curado. Não peques mais, para que não te aconteça coisa pior". O homem agora é chamado a viver como uma criatura nova. Renovado pelo perdão dos pecados, precisa agora viver sua nova condição de filho de Deus.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim? O que o texto tem a ver com a realidade que vivo? O que há de semelhança ou de diferença entre a situação do texto e a nossa hoje? Quais são as enfermidades que me impedem de caminhar? Como acolho a graça de Deus que me renova todos os dias? Como acolho na minha vida o convite de Jesus: "Estás curado, não peques mais"? Que sentimentos o texto desperta em mim? Silencie. Deixe a Palavra de Deus encontrar espaço em sua vida. Examine sua consciência, reveja suas ações, confronte suas atitudes com a mensagem de Jesus.


3- ORAÇÃO (VIDA)

Hoje, além dos pedidos que estão em seu coração, apresente ao Senhor as pessoas que sofrem. Faça uma prece também pelas pessoas, que assim como você, fazem a Leitura orante todos os dias. Peçamos para todos nós o dom da saúde e a cura de nossas enfermidades.
Divino Espírito Santo, Criador e Renovador de todas as coisas, vida da minha vida! Vós, que dais vida a todo o universo, conservai em mim a saúde. Livrai-me de todas as doenças e de todo mal! Ajudado com a vossa graça, quero usar sempre minha saúde, empregando minhas forças para a glória de Deus, para o meu próprio bem e para o bem do próximo. Peço-vos, ainda, que ilumineis, com vossos dons de sabedoria e ciência, os médicos e todos os que se ocupam dos doentes, para que conheçam a verdadeira causa dos males que destroem ou ameaçam a vida, e possam também descobrir e aplicar os remédios mais eficazes, para defender a vida e curá-la. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

O que está sendo pedido à minha vida, aqui e agora? O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

COMENTÁRIOS
Jesus vai ao encontro do necessitado

É o terceiro de uma série de sete sinais, em que Jesus cura um enfermo junto à piscina de Bezata, que significa “casa da misericórdia”. Se a piscina despertava nas pessoas enfermas a esperança da cura, nosso relato centra sua atenção na pessoa de Jesus, que toma a iniciativa de ir ao encontro daquele necessitado. O longo período de duração da enfermidade contrasta com a cura mediante a palavra eficaz de Jesus. Para aquele enfermo, de cuja doença, fruto do pecado, o leitor não é informado, o tempo da espera acabou, pois, por meio de Jesus e não das águas borbulhantes da piscina, ele é libertado do pecado e da enfermidade. À iniciativa de Jesus, o enfermo só deve manifestar o seu desejo de ser curado. O relato tem um tom de controvérsia, pois a cura é feita em dia de sábado. Interpelado pelos judeus, o homem curado menciona a palavra eficaz do Senhor que não somente é superior ao sábado, mas realiza plenamente o descanso sabático pela prática da misericórdia que liberta.

Pe. Carlos Alberto Contieri
Fonte Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário