sábado, 21 de março de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 21/03 - Ninguém jamais falou como este homem! - Jo 7, 40-53



Ouvindo estas palavras, alguns da multidão afirmavam: "Verdadeiramente, ele é o profeta!". Outros diziam: "Ele é o Cristo!" Mas outros discordavam: "O Cristo pode vir da Galileia? Não está na Escritura que o Cristo será da descendência de Davi e virá de Belém, o povoado de Davi?" Surgiu, assim, uma divisão entre o povo por causa dele. Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos. Os guardas então voltaram aos sumo sacerdotes e aos fariseus, que lhes perguntaram: "Por que não o trouxeste?" Responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. Os fariseus disseram a eles: “Vós também vos deixastes iludir? Acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? Mas essa gente que não conhece a Lei são uns malditos!”. Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que tinha ido a Jesus anteriormente, disse: “Será que a nossa Lei julga alguém antes de ouvir ou saber o que ele fez?”. Eles responderam: “Tu também és da Galileia? Examina as Escrituras, e verás que da Galileia não surge profeta”. Depois que cada um voltou para sua casa.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

No início da nossa Leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreendermos o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta: Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

Leia o texto de Jo 7,40-53. O que diz o texto em si? Qual é o tema que perpassa a discussão dos personagens? O que as pessoas falam sobre Jesus?
Algumas pessoas da multidão, diante dos sinais e das palavras de Jesus começam a acreditar ser Jesus um Profeta. Já para outros, Jesus é o Cristo, o Messias. Surgem então alguns questionamentos: Porventura o Messias virá da Galileia? Não diz a Escritura que o Messias virá da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?
Conforme as Escrituras, Deus, por meio do profeta Natã, havia prometido a Davi uma descendência que ocupasse o seu trono para sempre. Porém, os reis descendentes de Davi foram todos depostos e não restou nenhum herdeiro. E então, o que dizer da promessa de Deus? No povo ainda permanecia a esperança de que um dia ressurgiria um novo Filho de Davi para libertar e conduzir o seu povo e que Deus assim continuaria o seu reinado. Quando o povo reconheceu em Jesus de Nazaré o enviado de Deus, logo o aclamaram como Messias e Filho de Davi.
Sobre o fato de que o Messias virá de Belém, cidade de Davi = Belém é a cidade de origem da dinastia davídica. Jesus nasce como descendente de Davi na cidade da família de Davi, e José, pai adotivo de Jesus, confere-lhe juridicamente a ascendência davídica.
Diante da afirmação dos guardas: "ninguém jamais falou como este homem", entendemos a força das palavras de Jesus. Os guardas reconhecem que a Palavra de Jesus de Nazaré é única, diferente. Jesus fala como quem tem autoridade. E essa autoridade é pelo fato de que suas palavras estão ligadas ao seu testemunho. Uma autoridade que foi capaz de vencer as autoridades que o queriam prender.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto me fala? Que aspectos do mistério de Deus esta passagem proporciona conhecer? Qual é o traço de Jesus que a Palavra me revela? Para mim Jesus é um profeta, o messias, o libertador...? Como acolho em meu coração a atitude de encantamento dos guardas e as palavras "ninguém jamais falou como este homem"?
3- ORAÇÃO (VIDA)

Tendo presente a sua caminhada quaresmal e os apelos que a Palavra de Deus revelou ao seu coração, apresente ao Senhor as suas orações.
Em comunhão com a Igreja, reze também a oração da Campanha da Fraternidade: Ó Pai, alegria e esperança de vosso povo, vós conduzis a Igreja, servidora da vida, nos caminhos da história. A exemplo de Jesus Cristo e ouvindo sua palavra que chama à conversão, seja vossa Igreja testemunha viva de fraternidade e de liberdade, de justiça e de paz. Enviai o vosso Espírito da verdade para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do reino que há de vir. Por Cristo Senhor nosso. Amém.


4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude me proponho a viver no dia de hoje?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
Jesus é o verdadeiro profeta, o Verbo de Deus

A presença de Jesus divide as pessoas no que diz respeito a sua identidade. Os que passam a crer em Jesus por causa dos sinais que ele realiza, começam a ser hostilizados. Mas nem mesmo os soldados ousaram pôr as mãos em Jesus para prendê-lo. O leitor sabe, não obstante a instigação dos fariseus, que o que os soldados experimentaram ouvindo Jesus não era ilusão, mas a verdade. Nicodemos, fariseu e membro do Sinédrio, é um dos personagens mais importantes do quarto evangelho. Nele vemos refletidos todos os que empreendem o itinerário de amadurecimento da fé (Jo 3,1-21). Tendo ido procurar Jesus, à noite, é ele quem, agora, sai em sua defesa. Ouvir de verdade Jesus é oferecer a Deus a possibilidade de ser transformado por ele. Por isso, Nicodemos, que ouviu longamente o Senhor, convida em vão os chefes do povo a fazerem o mesmo. Se da Galileia não havia surgido profeta, não é o caso agora, pois é de lá que vem o verdadeiro profeta, e mais do que um profeta, o próprio Verbo de Deus que escolheu a nossa humanidade como lugar de sua habitação. No caso do evangelho, os que examinam a Escritura são prisioneiros da letra em detrimento do Espírito que sopra onde e quando quer, e fazem da Escritura refém de sua ideologia.

Pe. Carlos Alberto Contieri
Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário