segunda-feira, 23 de março de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 24/03 - Quem és tu, então? - Jo 8, 21-30



Jesus lhes disse: “Eu me vou, e vós me procurareis; mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir". Os judeus, então, comentavam: "Acaso ele irá se matar? Pois ele diz: 'Para onde eu vou, vós não podeis ir'". Ele continuou a falar: "Vós sois daqui de baixo; eu sou do alto. Vós sois deste mundo; eu não sou deste mundo. Eu vos disse que morrereis nos vossos pecados. De fato, se não acreditais que ‘eu sou’, morrereis nos vossos pecados”. Eles lhe perguntaram: “Quem és tu, então?”. Jesus respondeu: "De início, isto mesmo que estou falando". Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar também. Mas, aquele que me enviou é verdadeiro, e o que ouvi dele é o que eu falo ao mundo". Eles, porém, não compreenderam que estava lhes falando do Pai. Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que ‘eu sou’, e que nada faço por mim mesmo, mas falo apenas aquilo que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque eu sempre faço o que é do seu agrado”. Como falasse estas coisas, muitos passaram a crer nele.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Na Leitura orante de hoje vamos contemplar Jesus, o Enviado do Pai e sua preocupação de fazer a vontade do Pai, sendo fiel na sua missão até o fim. Pedimos: Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Tira de mim o coração de pedra para substituí-lo com um coração sensível. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto? Leia-o atentamente e procure perceber as afirmações feitas por Jesus. Por que Jesus faz tais afirmações? Qual é o contexto da sua mensagem? O que suas palavras significam diante da proximidade da morte?
No texto que acabamos de ler, Jesus está falando de sua morte e também anunciando seu retorno para um lugar onde seus interlocutores não poderão ir com ele: o seu retorno para o Pai. Com a sua morte, Jesus atestará que foi fiel até o fim à sua missão e que esta vinha do Pai.
"Quem és tu então?" É uma pergunta dirigida a Jesus com um tom de ironia. A ela Jesus responde afirmando que ele é o enviado do Pai, como observamos nas expressões: "aquele que me enviou é fidedigno...", "aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho...", "eu sou do alto...", "eu não sou deste mundo...". Já as expressões "o que ouvi da parte dele...", "nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou" revelam como é a relação de Jesus com o Pai.
Por fim, o evangelista atesta que diante dessas palavras de Jesus, foram muitos os que passaram a crer nele.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

Relacione o texto do Evangelho com a vida de hoje. Que mensagem Jesus transmite com suas atitudes, seus gestos e suas palavras? Que revela de si mesmo? O que significam hoje a recordação da vida, a paixão, morte e ressurreição de Jesus? Quem é Jesus para mim? O que este período quaresmal me possibilitou compreender melhor de Jesus?
3- ORAÇÃO (VIDA)

Ouça a canção Entrega tudo pra mim.



Com o coração agradecido pela Palavra de Deus meditada, apresente agora ao Senhor as suas orações. Reze por você e também pelas necessidades da humanidade.
Reze em comunhão com a Igreja a oração da Campanha da Fraternidade: Ó Pai, alegria e esperança de vosso povo, vós conduzis a Igreja, servidora da vida, nos caminhos da história. A exemplo de Jesus Cristo e ouvindo sua palavra que chama à conversão, seja vossa Igreja testemunha viva de fraternidade e de liberdade, de justiça e de paz. Enviai o vosso Espírito da verdade para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do reino que há de vir. Por Cristo Senhor nosso. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual é o novo olhar que nasceu em mim, a partir da Palavra? Qual gesto desejo colocar em prática neste dia?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
É na cruz que a divindade de Jesus se manifestará

A cruz de Jesus é símbolo do imenso amor até o fim (cf. Jo 13,1) e, ao mesmo tempo, da rejeição dos judeus à mensagem e à pessoa de Jesus. Esse é, exatamente, o pecado dos judeus denunciado por Jesus: a rejeição de sua própria pessoa e de sua missão, assim como de sua origem divina. O pecado está em não acreditar em Jesus, em se fechar à verdade de Deus. Mais ainda, a afirmação de Jesus sobre o pecado de seus opositores declara, de certa forma, inútil todo o sistema religioso judaico. Sem a aceitação da salvação em Jesus Cristo, não pode haver profunda e verdadeiramente a purificação e o perdão como se pretendia com a festa anual de yom kippur e todos os demais ritos e festas da religião de Israel. O apego às coisas terrenas e às tradições humanas impede de compreender o mistério de Deus revelado em Jesus Cristo. É na cruz, no entanto, que a divindade de Jesus, paradoxalmente, se manifestará. Na glória da cruz a comunhão entre o Pai e o Filho aparecerá sem sombra. Apesar de toda rejeição e abandono, o Pai estará sempre com seu Filho, permanecerá com ele na paixão e na morte.

Pe. Carlos Alberto Contieri
Fonte Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário