terça-feira, 17 de março de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 18/03 - O Filho faz o que o Pai faz - Jo 5, 17-30



Jesus, porém, deu-lhes esta resposta: "Meu Pai trabalha sempre, e eu também trabalho". Por isso, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, pois, além de violar o sábado, chamava a Deus de Pai, fazendo-se assim igual a Deus. Jesus então deu-lhes esta resposta: “Em verdade, em verdade, vos digo: o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer.O que o Pai faz, o Filho o faz igualmente. O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. Na verdade, o Pai não julga ninguém, mas deu ao Filho o poder de julgar, para que todos honrem o Filho assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou. Em verdade, em verdade, vos digo: quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna e não vai a julgamento, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade, vos digo: vem a hora, e é agora, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. Pois assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. Não fiqueis admirados com isso, pois vem a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão sua voz, e sairão. Aqueles que fizeram o bem ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação. Eu não posso fazer nado por mim mesmo. Julgo segundo o que escuto, e o meu julgamento é justo, porque procuro fazer não a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Encontramos nos evangelhos diversas passagens que tratam da relação de Jesus com o Pai. Por exemplo em Jo 10,30, Jesus diz: "Eu e o Pai somos um". Em Jo 14,9, no diálogo com Filipe, Jesus afirma: "Quem me viu, viu o Pai". E assim, poderíamos recordar de outras citações. Também na Leitura orante de hoje, somos convidados a meditar a relação de Jesus com o Pai.
Peçamos que o nosso coração esteja sensível aos apelos da Palavra de Deus rezando: Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

Faça a leitura do texto pausadamente. Leia novamente e procure compreender em que contexto se dá a narrativa. Quais são as expressões utilizadas por Jesus? O que querem significar as diversas relações de Jesus com o Pai? Quais expressões chamaram a sua atenção durante a leitura?
O Evangelho de hoje, em síntese, trata da relação de Jesus com o Pai. A expressão "o Filho faz apenas o que vê o Pai fazer" nos recorda um pai amoroso que ensina tudo para seu filho e este aprende e realiza tudo conforme o seu pai. Jesus realiza as obras de seu Pai, as obras de Deus. As obras de Jesus atestam que Ele veio da parte de Deus.
As citações "o Filho, assim como o Pai, dá a vida a quem ele quer" e "o Pai deu ao Filho o poder de julgar " nos lembram que o Criador dá ao Filho o poder de dar a vida e de julgar aqueles que não se abrem para a vida que nos vem de Deus. "Quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna", ou seja, Jesus é quem dá a vida ao mundo e esta vida adquire-se escutando a sua Palavra.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

É o momento do encontro da Palavra de Deus com a nossa vida. Procure ver o que o texto pode trazer à sua experiência de fé para enriquecê-la. Que luz nos dá Jesus com sua pessoa e sua mensagem? Quem é Jesus para mim? Como compreendo em minha vida que Jesus é a verdadeira vida? Como vivo a minha relação com Jesus, o Filho enviado do Pai?
Convido você a ouvir a canção do Padre Zezinho, Existe um Deus.


3- ORAÇÃO (VIDA)

A Palavra meditada agora se transforma em oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Conclua rezando: Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual é a aplicação da Palavra em minha vida? O que me proponho a viver no dia de hoje?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
A missão de Jesus é expressão de sua união com o Pai

Como continuidade do episódio anterior, Jesus justifica a sua ação no dia de sábado pelo trabalho contínuo do Pai em favor de toda a humanidade. Deus trabalha sempre. O que santifica o tempo é o amor e a misericórdia. A missão de Jesus é expressão de sua profunda união com o Pai. A comunhão com o Pai faz com que o Filho faça a obra de quem o enviou. A afirmação encontra apoio em Dt 5,12-15, em que não se diz que Deus descansa, mas que o homem deve repousar para poder fazer memória de como Deus libertou o seu povo da “casa da servidão”. Essa memória exige tornar presente, sobretudo no dia de sábado, a mesma ação de Deus que libertou o seu povo da escravidão. O texto nos oferece, ainda, o motivo da condenação à morte de Jesus: violação do sábado e blasfêmia, fazer-se igual a Deus. A “posse” da vida eterna se dá por uma dupla atitude: escuta da Palavra de Jesus e fé no Pai que o enviou. Daí que a vida eterna, dom de Deus, não é algo prometido para além da morte, mas uma realidade a ser vivida enquanto se é peregrino neste mundo.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Fonte Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário