quarta-feira, 11 de março de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 12/03 - O poder de Jesus - Lc 11, 14-23



Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. Alguns, porém, disseram: "É pelo poder de Beelzebu, o chefe dos demônios, que ele expulsa os demônios. Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, ele lhes disse: “Todo reino dividido internamente será destruído; cairá uma casa sobre a outra. Ora, se até Satanás está dividido internamente, como poderá manter-se o seu reino? Pois dizeis que é pelo poder de Beelzebu que eu expulso os demônios. Se é pelo poder de Beelzebu que eu expulso os demônios, pelo poder de quem então vossos discípulos os expulsam? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, é porque o Reino de Deus já chegou até vós. Quando um homem forte e bem armado guarda o próprio terreno, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um mais forte do que ele e o vence, arranca-lhe a armadura em que confiava e distribui os despojos. Quem não está comigo é contra mim; e quem não recolhe comigo, espalha”.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

A quaresma é um caminho dinâmico e progressivo que nos tira das trevas para a luz, da escravidão para a liberdade, da morte para a vida, da tristeza para a alegria... A Palavra de Deus, lida e meditada todos os dias, nos apresenta este caminho para uma vida renovada. Com Jesus, que hoje se apresenta como Libertador, desejamos passar este dia e acolher em nossa vida seus ensinamentos.
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

Faça uma leitura atenta do texto. Identifique as palavras que mais chamaram a sua atenção durante a leitura. Procure compreender o que o texto diz em si.
Para o aprofundamento do texto, proponho como ponto de partida o primeiro versículo: "Jesus estava expulsando um demônio que era mudo". É constante a luta de Jesus contra o poder dos demônios, observamos isso em diversas citações bíblicas. Demônios para nós são a personificação do mal: ganância, divisão, exploração, opressão e assim por diante. Quando possuída por um demônio, a pessoa deixa de viver com dignidade, torna-se escrava, muda, sem forças...
Jesus apresenta-se como o Libertador. Em sua misericórdia, ele liberta a vida dos pobres e excluídos do demônio da dominação e da marginalização, devolve a vida aos sem dignidade e a saúde aos doentes. E Jesus sempre conseguiu expulsá-los, pois o poder de Deus é mais forte do que o mal.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que este texto diz para mim, hoje? De que forma compreendo e acolho os ensinamentos de Jesus? Pense por alguns instantes nas diversas ações de Jesus para que as pessoas tivessem vida digna: ensinamentos, curas, milagres... O que os gestos de Jesus dizem para mim hoje? Quais são os demônios que nos cercam, aprisionam e impedem que vivamos com dignidade? É desejo de Deus que seus filhos vivam com dignidade e com sentido.
3- ORAÇÃO (VIDA)

Apresente ao Senhor a oração que brotou em seu coração. Conclua rezando: Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade, queremos aprender de vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar e nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual é o novo olhar que nasceu em mim, a partir da Palavra? Apelos que recebi da Palavra e compromissos que me proponho a viver.
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
Jesus é revestido do Espírito Santo

Estamos na parte central do evangelho segundo Lucas, denominada “subida para Jerusalém”. Em qualquer trecho do evangelho, o leitor está mais bem informado do que os personagens da cena. Sabemos, pelo relato do batismo, que Jesus é revestido do Espírito Santo; os seus opositores não o sabem. O mal que enigmaticamente está diante do ser humano e age no seu coração, com o seu consentimento, distorce a palavra e torna difícil a comunicação. Um exemplo disso é o relato da torre de Babel (Gn 11,1-9). Efetivamente, o mal confunde, impede de falar bem e de bem falar. A palavra é dada ao homem para a sua comunicação com seu Criador e com os seus semelhantes. Somente ao ser humano Deus dirige a palavra. A palavra adquire seu pleno sentido no bem dizer. Na segunda parte de sua obra, Lucas diz que é o Espírito Santo quem faz falar as maravilhas de Deus(At 2,1-11) e dá à palavra seu verdadeiro sentido. Considerar que é por Beelzebu que Jesus expulsa os demônios é um juízo distorcido, equivocado, falta de abertura e discernimento. É confundir o Espírito Santo com Beelzebu. Esse é o verdadeiro mal.

Pe. Carlos Alberto Contieri
Fonte Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário