quinta-feira, 26 de março de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 26/03 - Guardar a palavra da vida - Jo 8, 51-59



Jesus disse: “Em verdade, em verdade, vos digo: se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte". Os judeus então disseram: "Agora estamos certos de que tens um demônio. Abraão morreu, e os profetas também, e tu dizes: 'Se alguém guardar a minha palavra, jamais provará a morte'. Porventura és maior do que nosso pai Abraão, que morreu? E também os profetas morreram. Quem tens a pretensão de ser?" Jesus respondeu: "Se eu me glorificasse a mim mesmo, minha glória não valeria nada. Meu Pai é quem me glorifica, aquele que dizeis ser vosso Deus. No entanto, vós não o conheceis. Mas eu o conheço; e se dissesse que não o conheço, eu seria um mentiroso como vós. Mas eu o conheço e observo a sua palavra. Vosso pai Abraão exultou por ver o meu dia. Ele viu e se alegrou. Em verdade, em verdade, vos digo: antes que Abraão existisse, eu sou”. Então, pegaram pedras para o apedrejar; mas Jesus escondeu-se e saiu do templo.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

No Evangelho de hoje, Jesus nos convida a guardar a sua Palavra. Guardar a Palavra em nós e fazê-la produzir frutos de misericórdia, amor, perdão é ação do Espírito Santo.
Peçamos esta graça no início da nossa oração rezando: Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

Leia o texto atentamente e procure situá-lo dentro do contexto litúrgico que estamos vivendo. Faça uma segunda leitura e destaque as palavras que mais chamaram a sua atenção. Observe as expressões ditas por Jesus: guardar a minha palavra, jamais verá a morte, quem me glorifica é o meu Pai, eu o conheço... O que elas significam?
Com a expressão "se alguém guarda a minha Palavra, nunca verá a morte", Jesus não está falando da morte física, mas anunciando a salvação para aqueles que observam a sua palavra. Quem guardar a sua palavra será conservado para a vida eterna. O verbo guardar indica a fidelidade à Palavra de Jesus e à sua Lei, ou seja, significa crer naquele que é a verdade e a vida.
"Vós não o conheceis (meu Pai). Mas eu o conheço..." = Jesus destaca a sua origem: ser o Enviado do Pai. Jesus é o único revelador do Pai e sua missão é de ser a Palavra reveladora do Pai. Ele é a testemunha do que ouviu e viu no Pai para comunicá-la aos homens. O Pai é a origem das palavras de Jesus que o discípulo deve guardar.
"Eu o conheço e observo a sua palavra" = Jesus conhece Deus e não esconde o que ele sabe. Ele é encarregado da Palavra de Deus. Ele é a Palavra de Deus em pessoa, ele é o que Deus é.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim, hoje? Que luz nos dá Jesus, com sua pessoa e sua mensagem no texto? O que significa guardar a Palavra? Como acolho as palavra de Jesus em minha vida?
Na lineamente do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja encontramos as seguintes palavras: “'A vossa Palavra é farol para os meus passos e luz para os meus caminhos' (Sl 119,105). O Senhor, que ama a vida, entende com a sua Palavra iluminar, guiar e confortar toda a vida dos crentes em todas as circunstâncias, no trabalho, no tempo livre, no sofrimento, nos deveres familiares e sociais e em todas as vicissitudes alegres ou tristes, de modo que todos possam discernir todas as coisas e conservar o que elas têm de bom (cf. 1Tess 5,21), descobrindo assim a vontade de Deus, e pondo-a em prática (cf. Mt 7,21)".
3- ORAÇÃO (VIDA)

Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Verbo feito carne, enviado do Pai, para ensinar aos homens a verdade que dá a vida. Sois a verdade incriada, o único Mestre. "Somente vós tendes palavras de vida eterna". Nós vos louvamos e agradecemos, porque nos concedestes a luz da inteligência e da fé e nos chamastes à luz da glória. Nós cremos e abrimos nossa inteligência e todo o nosso ser para aceitar e viver a vossa palavra. Mostrai-nos, ó Senhor e Mestre, os tesouros da vossa sabedoria. Fazei que conheçamos o Pai e sejamos vossos discípulos autênticos. Amém.


4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

De que forma desejo colocar em prática o apelo que a Palavra de Deus me revelou neste dia?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
A palavra do Senhor é um sopro que faz viver

À promessa feita por Jesus de uma vida terrestre sem fim, a reação dos judeus revela sua incompreensão. À vida prometida, Jesus põe condição: “se alguém guardar a minha palavra...”. Guardar a palavra significa pô-la em prática. A palavra do Senhor é um sopro que faz viver. Permitir que essa palavra viva em nós e pôr em prática essa palavra é experimentar a vitória da vida sobre toda realidade de morte. Somente Deus pode fazer viver, não obstante as circunstâncias que nos cercam. Por isso, para o leitor que ouve a crítica dos judeus, a conclusão não pode ser outra senão a de que eles blasfemam, encerrados na dificuldade de ouvir atenta e detidamente as palavras de Jesus. Em razão dessa verdadeira surdez espiritual, eles fazem um juízo precipitado acerca daquilo que move e orienta toda a vida de Jesus. O nó de toda a controvérsia está no fato de que o Filho não busca a própria glória, ao passo que certas pessoas, cristãos e judeus, no interior de sua própria fé e usando-a como justificativa, buscam a sua própria glória. Essa busca de si é ainda muito mais destrutiva do qualquer outra, porque é religiosa. É o Filho que ensina a buscar a glória do Pai.

Pe. Carlos Alberto Contieri
Fonte Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário