quarta-feira, 11 de março de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 09/03 - O profeta rejeitado em sua terra - Lc 4, 24-30



“Em verdade, vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. Ora, a verdade é esta que vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e uma grande fome atingiu toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado o profeta Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum deles foi curado, senão Naamã, o sírio”. Ao ouvirem estas palavras, na sinagoga, todos ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no para o alto do morro sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de empurrá-lo para o precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Iniciamos um novo dia e uma nova semana de trabalhos, de estudos, com tantas atividades que nos aguardam, decisões a serem tomadas, caminhos a serem percorridos... Por isso, queremos no encontro com o Senhor através da Leitura orante, entregar a ele tudo o que iremos viver e pedir as luzes e graças necessários para nossa caminhada. Silenciando interiormente, repita algumas vezes pausadamente a oração: Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir.
1- LEITURA (VERDADE)

Leia o texto. Em uma segunda leitura, procure perceber as palavras que se repetem e os personagens presentes na narrativa. Por que Jesus não é acolhido? Por que a proposta de Jesus causa tanta fúria entre os ouvintes?
Estamos diante de um texto que nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Jesus está na sinagoga de Nazaré, em um dia de sábado e proclama a leitura do profeta Isaías, onde está escrito: "O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa-Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano de graça da parte do Senhor" (Lc 4, 18-19). Depois, Jesus faz referência aos profetas Elias e Eliseu, que defendiam a causa dos pobres diante dos poderosos. Missão também assumida por Jesus. E por fim, Jesus lembra de dois gentios, a viúva de Sarepta e o leproso Naamã que acolheram as palavras dos profetas. Jesus está lembrando que a salvação é dirigida à todos. Porém, estas palavras de Jesus não foram acolhidas. Jesus não é ouvido, é expulso da cidade e se retira do meio deles.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

Qual palavra do texto encontrou profunda sintonia com a minha vida? Por que a mensagem, a proposta de Jesus de libertação dos pobres não é acolhida? O que ela provoca? O que ela significa para mim? Como eu acolho todos os dias a mensagem de Jesus em minha vida? Quais sentimentos esta palavra despertou em mim?
3- ORAÇÃO (VIDA)

Faça sua oração pessoal de confiança, entrega, pedido de perdão... Agradeça pela Palavra de Deus que você acabou de refletir. Jesus Mestre, agradeço pelas luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me, pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver, pela vossa graça.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

O que está sendo pedido à minha vida, aqui e agora? Ao concluir sua reflexão do texto bíblico e oração, em quais realidades você percebe a necessidade de uma maior abertura? O que você pretende fazer para que isso aconteça? Que outro apelo a Palavra de Deus provocou e você deseja viver?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
Jesus é o verdadeiro profeta

Nossa perícope é conhecida como o discurso programático de Jesus na sinagoga de Nazaré. Depois de fazer a interpretação de um trecho do livro do profeta Isaías, Jesus evoca a história de Elias e Eliseu, que permite estabelecer uma paralelo entre Israel e Nazaré. Nazaré passa a ser protótipo da rejeição de Jesus por parte de todo o Israel. Uma das temáticas dominantes de toda a primeira parte do evangelho de Lucas é a identidade de Jesus. Jesus é verdadeiro profeta num duplo sentido: é homem de Deus que recebe dele sua missão e, por isso, é rejeitado por seu próprio povo. A rejeição é um critério que permite verificar a autenticidade de sua vocação profética. A perseguição, a incompreensão, a vida ameaçada são alguns dos traços presentes na vida de todo verdadeiro profeta. Para se manter fiel à missão recebida de Deus, é preciso colocar-se inteiramente nas mãos do Senhor. Por isso, passando pelo meio deles, entenda-se, não se deixando intimidar pela ameaça de morte, Jesus prossegue o seu caminho.

Pe. Carlos Alberto Contieri
Fonte Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário