quarta-feira, 6 de maio de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 06/05 - Sem mim, nada podeis fazer! - Jo 15,1-8



Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não dá fruto em mim, ele corta; e todo ramo que dá fruto, ele limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim será lançado fora, como um ramo, e secará. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado.

LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

No Evangelho de hoje, Jesus nos convida a permanecermos nele, como o ramo unido à videira. Permanecer em Jesus e em sua palavra significa colocarmos em prática os seus ensinamentos e seguirmos os seus exemplos. Na Leitura orante de hoje, peçamos esta graça, e que o Espírito Santo conserve em nós a palavra que vamos meditar.
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto? Qual alegoria a narrativa nos apresenta? Quais verbos mais se repetem?
Logo no primeiro versículo do texto, Jesus se apresenta como a videira e que o Pai é o seu agricultor. A vinha é citada diversas vezes nos relatos bíblicos. No Antigo Testamento, por exemplo, a vinha é imagem do povo de Israel. Lemos no Sl 80(79): "Tiraste uma vinha do Egito, para transplantá-la expulsaste os povos. Preparaste-lhe o terreno; ela criou raízes e encheu a terra. Sua sombra cobriu as montanhas e seus ramos, os mais altos cedros". Aqui na narrativa, o próprio Jesus é a vinha.
Sobre as podas necessárias para que a vinha produza frutos, observamos que ela é realizada pelo Pai. Já o ramo que produz frutos é limpo, cultivado, cuidado pelo agricultor. E o ramo apenas produz frutos se estiver unido à videira. Assim entendemos a insistência de Jesus: "Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim".
"Vós estais limpos por causa da palavra que vos falei" e "Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado", são dois versículos que nos recordam da necessidade de uma relação pessoal com Jesus e de acolhida de sua palavra. Daí a importância de conservarmos a palavra em nós para produzirmos frutos de vida.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

Talvez você já tenha tido a oportunidade de observar o cultivo de uma videira. Sabemos que sem podas, os ramos crescem e se espalham, porém não produzem frutos. Por isso a necessidade de podas no tempo certo e da maneira certa. Se cortarmos um ramo de videira, ainda que o coloquemos em uma vasilha com água, logo estará murcho, pois falta a seiva que somente a videira oferece. O ramo da videira é muito frágil. Diferente de outras plantas que ainda que cortadas, possuem maior resistência.
Tente imaginar um ramo separado de seu tronco: murcha e não produz frutos. Isso para nós é muito claro. Até mesmo as crianças sabem que um ramo sozinho não produz frutos. Porém, quando aplicamos para a nossa vida, e aqui no texto Jesus está falando da nossa relação com ele, temos esta mesma clareza? Nossa vida, distante de Jesus e de sua palavra possui ou produz vida? Quem de fato nos alimenta, nutre, dá sentido para a nossa vida? Qual reflexão a relação da videira com os ramos me leva a fazer? Qual é a minha relação com a videira verdadeira? Se não permanecemos em Jesus, qual se torna a principal referência para minha vida?
3- ORAÇÃO (VIDA)

Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual é o apelo que a Palavra de Deus despertou para o seu dia? Pense em uma ação concreta e procure torná-la realidade. Conte com a graça de Deus.
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
A comunhão com o Senhor

A encarnação do Verbo é iniciativa do Pai, por isso é que se diz que o Pai é o agricultor. Os ramos, por sua vez, dão fruto na medida em que estão unidos à videira. O nosso texto de hoje é uma alegoria. Jesus é o tronco ao qual os ramos, símbolo dos discípulos, estão ligados. Ligados à videira é que os ramos recebem a seiva que possibilita produzir bom fruto. Somente a videira pode dar vida aos ramos; somente Jesus pode dar verdadeira vida aos discípulos que nele produzem os frutos da caridade, do amor fraterno. Daí o apelo de Jesus de que os discípulos “permaneçam” nele. Nesses poucos versículos, o verbo “permanecer” aparece oito vezes. Com isso é apresentado o tema importante do trecho que estamos considerando: trata-se de aceitar se deixar in-habitar por Jesus e por sua palavra e viver
a vida nele. Característica do discípulo é a comunhão com o Senhor.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5216#ixzz3ZO2lxdqH 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário