segunda-feira, 11 de maio de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 12/05 - Vos enviarei o Defensor - Jo 16,5-11



Agora, eu vou para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: “Para onde vais?”. Mas, porque vos falei assim, os vossos corações se encheram de tristeza. No entanto, eu vos digo a verdade: é bom para vós que eu vá. Se eu não for, o Defensor não virá a vós. Mas, se eu for, eu o enviarei a vós. Quando ele vier, acusará o mundo em relação ao pecado, à justiça e ao julgamento. Quanto ao pecado: eles não acreditaram em mim. Quanto à justiça: eu vou para o Pai, de modo que não mais me vereis. E quanto ao julgamento: o chefe deste mundo já está condenado.



LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

O Espírito Santo prometido por Jesus aos seus discípulos e também concedido a nós, nos guia e encoraja na missão de sermos testemunhas do Ressuscitado. Peçamos a graça de compreendermos o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta: Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto? A quem Jesus está se dirigindo? Qual é o contexto da narrativa? Qual é a missão do Espírito Santo segundo o texto?
O tom do discurso de Jesus é de despedida. Jesus anuncia o seu retorno para o Pai mostrando assim que ele é o enviado para realizar a missão do Pai. Essa volta de Jesus para o Pai será sentida pelos discípulos. No entanto, a tristeza pela partida se transformará em alegria. Antes de Jesus retornar para o Pai, ele nos lembra: " É bom para vós que eu vá. Se eu não for, o Defensor não virá a vós. Mas se eu for, eu o enviarei a vós". É o Espírito Santo que abre o coração dos discípulos para a alegria do Ressuscitado e os torna testemunhas da ressurreição. É também o Espírito que revelará a verdade sobre o mundo e sobre tudo o que se opõe ao projeto de Deus: "Quando ele vier, acusará o mundo em relação ao pecado, à justiça e ao julgamento".
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim, hoje? Qual reflexão o texto me levou a fazer? Deixo-me conduzir pelo Espírito Santo?
No sacramento do batismo recebemos o Espírito Santo e no sacramento do crisma o recebemos em plenitude em vista da missão que é confiada a cada cristão. O Espírito nos é concedido com a mesma força com que o receberam os apóstolos no dia de Pentecostes, para que confessemos sem temor o Senhor. Portanto, o Espírito Santo nos consagra para o testemunho cristão no mundo e para a construção do Reino.
3- ORAÇÃO (VIDA)

O que o texto me faz dizer a Deus? Apresente a sua oração ao Senhor e peça também a graça da docilidade ao Espírito Santo para discernir e interpretar os sinais de Deus em sua vida.
Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença.
Ó Espírito Santo, que viveis na Igreja e em nós, sois nosso hóspede permanente sempre a modelar em nosso ser a figura e a forma de Jesus Cristo. Nós nos dirigimos também a vós, Maria, Mãe da Igreja, que viveste a plenitude inebriante do Espírito Santo, experimentastes a sua força em vosso ser, e o viste operando em vosso filho Jesus, abri a nossa mente e o nosso coração à sua ação divina.
Fazei com que tudo o que pensamos, fazemos ou ouvimos, todos os nossos gestos e todas as nossas palavras sejam tão-somente abertura e disponibilidade a este único santo Espírito que forma a Igreja no mundo; edifica o corpo de Cristo na história; promove o testemunho da fé; consola e conforta; plenifica de confiança e de paz o nosso coração, mesmo em meio às dificuldades e tribulações.
Dai-nos, ó Pai, o vosso Espírito Santo! Nós o pedimos, juntamente com Maria e com todos os santos, em nome de vosso filho Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
(Cardeal Martini)
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual é a aplicação da Palavra em minha vida? O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 
COMENTÁRIOS
O Espírito Santo nos abre para a alegria do Ressuscitado

Ao anúncio da partida de Jesus para o Pai, por quem ele foi enviado ao mundo, é associada a promessa do Espírito Santo, força e luz vinda de Deus e que revela a incredulidade como causa da rejeição de Jesus por parte dos judeus. Por causa do anúncio da partida de Jesus, os discípulos ficam profundamente entristecidos. Se a tristeza fecha o coração dos discípulos, o Espírito Santo o abre para a alegria do Ressuscitado e para o testemunho. Com a partida de Jesus e o dom do Espírito Santo, tem início uma nova etapa na vida dos discípulos: a do testemunho. O Espírito Paráclito, que é luz, não só revela a verdade de Jesus Cristo aos discípulos, mas também a verdade sobre o mundo. Lembremo-nos de que “mundo”, aqui, significa tudo o que se opõe a Deus e tudo que resiste reconhecer que Jesus é o enviado do Pai. A verdade sobre o mundo é o seu pecado, isto é, a incredulidade que está na
base do julgamento iníquo de um inocente e de sua condenação à morte. Jesus é o inocente condenado à morte. O evangelho, que é fruto da experiência pascal dos que foram testemunhas oculares de tudo o que Jesus fez e ensinou, pode proclamar a vitória da cruz, a vitória de Jesus Cristo sobre o mal e a morte. A cruz se tornou penhor de nossa salvação.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=12%2F05%2F2015#ixzz3Zt1jQbEp 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário