quinta-feira, 7 de maio de 2015

EVANGELHO DO DIA ANO B - DIA 07/05 Permanecei no meu amor - Jo 15,9-11



Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.

LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Com o mesmo amor com que o Pai ama o Filho, Jesus ama os seus discípulos, ama a cada um de nós. Acolhamos esta certeza em nosso dia, permaneçamos no seu amor e deixemo-nos conduzir por sua palavra.
Rezemos: Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto? Faça uma leitura atenta e perceba as palavras que se repetem. Quantas vezes elas aparecem? Como é o amor de Jesus por nós? O que significa permanecer no amor de Jesus? O que entendo por: "para que a minha alegria esteja em vós"?
Jesus está nos lembrando do fundamento do seu amor por nós: o amor do Pai. Ou seja, da mesma forma como o Pai o ama, assim também é o amor de Jesus pela humanidade. Isso nos fica claro já no primeiro versículo: "Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo". Trata-se do mesmo amor que é manifestado do Pai para Jesus e de Jesus para os seus discípulos e entre eles.
No Evangelho de ontem (Jo 15, 1-8), acolhemos o convite para permanecermos em Jesus. Hoje, esse permanecer em Jesus nos pede algo mais: permanecer em Jesus e no seu amor, amar e observar os seus mandamentos. A alegria completa, portanto, é fruto desse permanecer em Jesus e no seu amor e da vivência de sua palavra.
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

Qual é a mensagem do evangelho para o meu dia? Como percebo o amor de Jesus por mim? Experimento a alegria de viver em Deus? A alegria de seguir Jesus faz parte da minha vida?


3- ORAÇÃO (VIDA)

O apóstolo Paulo entoa um hino ao amor na Carta aos Coríntios. Leia na sua Bíblia 1Cor 13, 1-13. Faça deste hino a sua oração e em seguida, apresente ao Senhor a prece que brotou em seu coração nesta Leitura Orante.
"Se eu falasse as línguas dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.
Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, eu nada seria.
Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me entregasse como escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.
O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não leva em conta o mal sofrido; não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo..."
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual é a aplicação da Palavra em minha vida? O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
A fonte do amor é o Pai

Temos repetido algumas vezes: o amor do Filho por toda a humanidade é um amor “até o fim” (cf. Jo 13,1), um amor capaz de oferecer a própria vida em sacrifício (cf. Jo 10,17-18). O amor é o fruto esperado de quem permanece unido à videira verdadeira. A fonte do amor é o Pai. Com o mesmo amor com que o Pai ama o Filho, Jesus ama os seus discípulos (cf. Jo 13,1). O Pai ama criando o universo, gerando o Filho desde toda a eternidade, entregando-o à morte para que o mundo fosse salvo por ele (cf. Jo 3,16). A fonte da alegria dos discípulos está em se deixar in-habitar por esse dinamismo do amor divino. “Mandamento”, aqui, deve ser entendido como o conjunto dos ensinamentos de Jesus, expressos nas suas palavras e nos seus gestos. O amor a Jesus tem uma exigência prática: é imitando o Senhor e vivendo os seus ensinamentos que o discípulo é habitado por seu amor. O amor engaja a pessoa num compromisso de comunhão profunda com quem é amado. O amor assim vivido é o caminho da verdadeira felicidade. Aliás, não há forma de viver o amor que não suponha a entrega de si mesmo. É o amor que dá sentido à existência humana e a todas as coisas.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5217#ixzz3ZSr1a13a 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário