domingo, 17 de maio de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 16/05 - Pedi e recebereis - Jo 16,23b-28



Em verdade, em verdade, vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará. Até agora, não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. Eu vos falei estas coisas por meio de figuras. Vem a hora em que não mais vos falarei em figuras, mas vos falarei claramente do Pai. Naquele dia pedireis em meu nome. E não digo que eu rogarei ao Pai por vós. Pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que saí de junto de Deus. Eu saí do Pai e vim ao mundo. De novo, deixo o mundo e vou para o Pai.



LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

O Evangelho de hoje renova em nós a confiança no Senhor. Ele está perto de todo aquele que o invoca e de coração dirige a ele o seu pedido. É Jesus mesmo quem nos garante: "se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará".
Oração: Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto em si? Qual é o tema central da narrativa? Como o texto nos apresenta a relação de Jesus com o Pai? Por que Jesus nos orienta a pedir ao Pai em seu nome? Como entendo as palavras de Jesus: "Eu saí do Pai e vim ao mundo. De novo, deixo o mundo e vou para o Pai"?
A oração do Pai-Nosso, nos evangelhos de Mateus e Lucas, é simplesmente dirigida ao Pai. O evangelho de João completa o sentido da oração. Trata-se de pedir ao Pai em nome de Jesus. Pedir em nome de Jesus é pedir em comunhão com ele. Jesus não é um intercessor separado, que permanece à parte, mas intercede em comunhão conosco. O intercessor já é o próprio Deus, presente e atencioso às nossas necessidades. O impulso da oração brota do nosso convívio com Jesus e da inspiração do Espírito Santo. Jesus falará claramente aos discípulos através do Espírito Santo que enviará conjuntamente com o Pai. A oração de Jesus pelos seus funda a comunidade e a consolida com o dom do Espírito Santo. (Reflexão de José Raimundo Oliva, em A Bíblia dia a dia, Paulinas)
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim? Quais palavras do texto tocaram meu coração? Qual é o convite que Jesus me faz por meio da sua palavra? Como acolho o convite de Jesus: "se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará"? Confio que o Senhor atende as minhas orações? Confio na providência de Deus?
3- ORAÇÃO (VIDA)

O que a Palavra me faz dizer a Deus? Qual é o pedido que hoje dirijo ao Pai? De quais pessoas me recordo neste dia em minha oração? Silencie por alguns instantes e entregue ao Senhor tudo o que você está vivendo.


4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em minha vida? Qual é o apelo que desejo colocar em prática neste dia?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp

 
COMENTÁRIOS
Eis o tempo da Igreja, o tempo do testemunho

É por meio de Jesus Cristo que se devem apresentar súplicas a Deus. Este é o esquema básico da oração litúrgico-cristã. Com a ressurreição de Jesus Cristo e a descida do Espírito Santo, é inaugurada, podemos dizer, uma nova etapa na história da salvação, a saber, o tempo da Igreja, o tempo do testemunho. Essa nova etapa da história da salvação é também o tempo da “palavra aberta”, isto é, o tempo em que as palavras de Jesus, sua mensagem, adquirem seu sentido pleno e a sua compreensão. No tempo de sua vida terrestre, a mensagem de Jesus era enigmática. No tempo da ressurreição, ela ganha uma luz tão grande que tudo faz sentido. Se no tempo de sua vida terrestre as pessoas não chegaram a compreender a verdadeira identidade e origem de Jesus, agora, pelo Espírito Santo, no tempo da “palavra aberta”, é compreendida a mensagem de Jesus sem figuras nem sombras: “eu saí do Pai e vim ao mundo. De novo, deixo o mundo e volto para o Pai”. No tempo da Igreja, o testemunho deve ser vivido na alegria, que é dom de Jesus Cristo Ressuscitado, e na confiança em Deus, atitude essa que deve ser expressa na oração permanente.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=16%2F05%2F2015#ixzz3aP6CIeT2 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário