quinta-feira, 28 de maio de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 28/05 - Filho de Davi, tem compaixão de mim! - Mc 10,46-52



Chegaram a Jericó. Quando Jesus estava saindo da cidade, acompanhavam-no os discípulos e uma grande multidão. O mendigo cego, Bartimeu, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho. Ouvindo que era Jesus Nazareno, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava ainda mais alto: “Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Jesus parou e disse: “Chamai-o!”. Eles o chamaram, dizendo: “Coragem, levanta-te! Ele te chama!”. O cego jogou o manto fora, deu um pulo e se aproximou de Jesus. Este lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?”. O cego respondeu: “Rabûni, meu Mestre, que eu veja”. Jesus disse: “Vai, tua fé te salvou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Mais uma vez nos encontramos com o Senhor que nos revela o seu amor e a sua misericórdia. Como o cego Bartimeu, possamos reconhecer o Senhor que passa em nossa vida e nos dirigir a ele com fé, pedindo: "Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim".
Rezemos: Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto? Quais palavras mais se repetem? Quais são os personagens? Quais elementos estão presentes na narrativa?
Estamos diante de um texto muito rico para a nossa meditação e oração. É o último relato de cura realizado por Jesus no evangelho de Marcos. Jesus está subindo para Jerusalém e no caminho passa por Jericó. Está sendo acompanhado pelos discípulos, que como vimos nos relatos anteriores, estão com medo diante do que está para acontecer: "Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue..." (10, 33); e como que cegos, pois ainda não haviam compreendido as palavras de Jesus. Segue também uma multidão de peregrinos que se dirigem para Jerusalém por ocasião da Páscoa.
À beira do caminho está sentado um mendigo cego. Em tempo de peregrinação e da prática de esmolas, era o momento oportuno para pedir compaixão aos que por aí passavam. O cego não tem um nome: Bar Timeu significa "o filho de Timeu". Ele já tinha ouvido falar de Jesus e das muitas curas que havia realizado. Ao saber que Jesus por ali passava, ele colocou-se a gritar.
É interessante também observar que o cego chama Jesus de "Rabuni, meu Mestre". Única vez que aparece a expressão no evangelho de Marcos. Também se dirige a Jesus com o título messiânico: "Filho de Davi". A cura de Bartimeu se dá pela sua fé em Jesus. E então, ele se coloca a caminho, seguindo Jesus para Jerusalém.

2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que diz o texto para mim? Qual ensinamento a Palavra de Deus revela a mim, hoje? Quais são as cegueiras que me envolvem? De quais cegueiras desejo ser curado (a)? Como vivo a minha fé no Filho de Davi?
Que neste dia possamos estar atentos ao Senhor que passa nos caminhos da nossa vida. Com humildade reconheçamos as nossas cegueiras e peçamos que ele nos cure e nos ajude a ver a vida com olhos de esperança, de coragem... O Senhor está sempre atento ao nosso grito e também nos pergunta: "Que queres que eu te faça?". Com a mesma fé de Bartimeu peçamos: "meu Mestre, que eu veja!"
3- ORAÇÃO (VIDA)

Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude me proponho viver no dia de hoje?


BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


...............
Créditos: 
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos.
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em A Bíblia dia a dia 2015, Paulinas.
Leitura orante: Equipe de redação Paulinas Internet.

 

 
COMENTÁRIOS
A fé é iluminação que permite ver
Jericó, um verdadeiro oásis no deserto da Judeia; Jesus está subindo para Jerusalém acompanhado por seus discípulos e por uma grande multidão que deseja ouvi-lo e tocá-lo, na esperança da cura dos seus males. À beira do caminho estava um cego, Bartimeu. Estava à margem de tudo, da sociedade, inclusive de Deus, por causa da mentalidade da época; por isso também se diz que ele estava “à beira do caminho”. Grita a Jesus com insistência porque tem um grande desejo: ver. O seu clamor foi ouvido. Jesus manda chamá-lo e ele, deixando o manto, foi de um salto até Jesus. O manto era símbolo do poder do homem, por isso se diz que tirou o manto para ir até Jesus. Sem humildade não há possibilidade de receber o dom da visão. Perguntado pelo seu desejo, ele responde: “que eu veja”. A fé é
iluminação que permite ver. Consequência da luz da fé é o seguimento de Jesus Cristo. Bartimeu é o modelo do discípulo que, iluminado pela fé, segue Jesus no caminho que o conduz à paixão.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5238#ixzz3bRjIycRK 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário