sexta-feira, 22 de maio de 2015

EVANGELHO DO DIA ANO B - DIA 23/05 Tu, segue-me! - Jo 21,20-25



Voltando-se, Pedro viu que também o seguia o discípulo que Jesus mais amava, aquele que na ceia se tinha inclinado sobre seu peito e perguntado: “Senhor, quem é que vai te entregar?”. Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “E este, Senhor?”. Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Tu, segue-me”. Por isso, divulgou-se entre os irmãos que aquele discípulo não morreria. Ora, Jesus não tinha dito que ele não morreria, mas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”. Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e as pôs por escrito. Nós sabemos que seu testemunho é verdadeiro. Ora, Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se todas elas fossem escritas uma por uma, creio que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que seria preciso escrever.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Na Leitura orante de hoje, agradeçamos ao Senhor pela semana que vivemos. Uma semana muito rica liturgicamente: última semana do tempo pascal, Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e preparação para a Celebração de Pentecostes. Agradeçamos também pela Palavra de Deus que nos acompanhou e nos fortaleceu no dia a dia. Silenciando, peça ao Espírito Santo a graça de um novo encontro com a Palavra.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto bíblico? Quem são os personagens? A quem Jesus está instruindo? Qual é o contexto da narrativa? O que o evangelistas está afirmando quando diz: "Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se todas elas fossem escritas uma por uma, creio que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que seria preciso escrever"?
Este texto do apêndice conclusivo do evangelho de João é composto de duas partes: o diálogo entre Pedro e Jesus, sobre o discípulo que Jesus mais amava (vv. 20-23) e a conclusão geral do autor (vv. 24-25). O diálogo apresenta dois tipos de seguimento: Pedro, que negara conhecer Jesus no momento de sua prisão, e o discípulo que Jesus amava, sempre presente e fiel, até ao pé da cruz. A Pedro, reabilitado pela sua tríplice confissão de amor a Jesus, está reservado o martírio e ao outro discípulo, a permanência no amor. Para suscitar a fé do leitor, o autor declara ser verdadeira testemunha de todas as coisas narradas. E encerra, com uma frase com exagero retórico helenístico, afirmando que Jesus fez ainda muitas outras coisas, que o mundo não poderia conter os livros que as narrariam. (Comentário ao texto de José Raimundo Oliva, em A Bíblia dia a dia, Paulinas)
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

Qual é a mensagem do Evangelho para a minha vida? Diante da afirmação do evangelista de que Jesus realizou muitas coisas, de quais delas me recordo? Quais são as muitas obras que o Senhor continua realizando em minha vida? Como a Palavra de Deus, meditada todos os dias, permanece no concreto da minha vida?
O Papa emérito Bento XVI, conclui a Exortação Apostólica Verbum Domini afirmando: "Cada um de nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ele está no início e no fim de tudo, e, n'Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1,17). Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que a mesma, através da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias da nossa vida" (124).
3- ORAÇÃO (VIDA)

Nos preparando para celebrarmos amanhã a Solenidade de Pentecostes, peçamos que o Espírito Santo conserve em nós a Palavra meditada e que ela se transforme em vida na nossa vida. Peçamos também os dons do Espírito Santo.
Espírito Santo, que reinais nos céus, sois nossa força! Espírito de verdade, presente em toda parte, plenificando o universo, tesouro de todos os bens e fonte de vida, vinde habitar em nossos corações! Libertai-nos de toda culpa, e conduzi-nos, por vossa bondade, à salvação. Na força de vosso amor, uni todos os que crêem em Cristo! Santificai-os com o fogo de vosso amor. Deus santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós! Curai nossas feridas, por amor de vosso nome, e recebei-nos, enfim, no vosso Reino. Amém.
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em minha vida? Qual é o apelo que desejo colocar em prática neste dia?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Saiba mais sobre a Festa de Pentecostes e celebre com fé!




Créditos: 
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos.
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em A Bíblia dia a dia 2015, Paulinas.
Leitura orante: Equipe de redação Paulinas Internet.
   
COMENTÁRIOS
Permanecer em Cristo

Pedro não deve perder o foco; o importante é o seguimento de Jesus Cristo. Cada pessoa, como o discípulo amado, está referida ao especial cuidado do Senhor. A vida do discípulo que Jesus amava está profundamente vinculada ao Senhor. Essa é a característica de todo discípulo: “permanecer em Cristo”. A cada um o Senhor trata de modo particular, respeitando a liberdade de cada qual. Na comunidade dos discípulos, comparações devem ser evitadas; o mais importante é o seguimento de Jesus. O importante para o leitor é que as páginas do livro que ele lê é fruto de um testemunho de fé verdadeiro. Verdadeiro também porque nós, ouvintes e leitores do evangelho, podemos experimentar os efeitos do que transmitiu com o seu livro. O muito que ele nos transmitiu nos faz viver na alegria da fé, através da qual experimentamos a vida de Deus em nós. A riqueza insondável do que Jesus ensinou e realizou não se encerra nas páginas do evangelho escrito. Nem tudo foi retido da tradição oral, é verdade, mas o Ressuscitado continua a agir, ensinar e instruir os seus discípulos por seu Espírito que habita em nós.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=23%2F05%2F2015#ixzz3av7Gjmtl 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário