segunda-feira, 18 de maio de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 19/05 - Pai, glorifica-me junto de ti mesmo - Jo 17,1-11a



Assim Jesus falou, e elevando os olhos ao céu, disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica teu filho, para que teu filho te glorifique, assim como deste a ele poder sobre todos, a fim de que dê vida eterna a todos os que lhe deste. (Esta é a vida eterna: que conheçam a ti, o Deus único e verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que enviaste). Eu te glorifiquei na terra, realizando a obra que me deste para fazer. E agora Pai, glorifica-me junto de ti mesmo, com a glória que eu tinha, junto de ti, antes que o mundo existisse. Manifestei o teu nome aos homens que, do mundo, me deste. Eles eram teus e tu os deste a mim; e eles guardaram a tua palavra. Agora, eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, porque eu lhes dei as palavras que tu me deste, e eles as acolheram; e reconheceram verdadeiramente que eu saí de junto de ti e creram que tu me enviaste. Eu rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. Eu já não estou no mundo; mas eles estão no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Estamos na Semana Nacional de Oração pela Unidade dos Cristãos e Cristãs. Este ano o tema é "Dá-nos um pouco da tua água", inspirado no texto de Jo 4,7 sobre o encontro de Jesus com a samaritana. O objetivo desta semana é refletir sobre a unidade dos cristãos e o diálogo entre as religiões. Tenhamos presente esta motivação em nossa oração e ao longo do nosso dia.
Rezemos: Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que o texto diz em si? Faça uma leitura atenta e detenha-se nas palavras que Jesus dirige ao Pai. Quais são os pedidos de Jesus? Como entendo o pedido de Jesus: "Pai, chegou a hora. Glorifica teu filho"? De que hora Jesus está falando? Qual é a missão dos discípulos no mundo?
A liturgia de hoje nos introduz no texto de Jo 17,1-26, também chamado de o último discurso de Jesus com seu Pai. Observamos que agora Jesus não mais dirige orientações aos discípulos, mas eleva os olhos ao céu num diálogo de intimidade com o Pai. Diante do Pai, Jesus se coloca como o Filho enviado para cumprir a missão recebida e que agora vê sua missão realizada. Por isso afirma: "Pai, chegou a hora. Glorifica teu filho, para que teu filho te glorifique...", e "E agora Pai, glorifica-me junto de ti mesmo, com a glória que eu tinha, junto de ti, antes que o mundo existisse". Observamos duas vezes o pedido de glorificação para que o Pai também seja glorificado. Glorificação enquanto retorno de Jesus ao Pai.
Jesus prestes a se unir ao Pai, reconhece que seus discípulos foram dados pelo Pai, recorda que eles permanecem no mundo e que ele será igualmente glorificado neles: "Eu rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles".
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

Qual é a comunicação da Palavra para minha vida no dia de hoje? Quais palavras do Evangelho mais chamaram minha atenção? Como entendo a missão dos discípulos de Jesus no mundo de hoje? O que significa guardar a palavra de Jesus? Quais os desafios enfrentados pelos cristãos no mundo de hoje?
"O evangelista João, em conclusão ao longo diálogo entre Jesus e seus discípulos, na última ceia, apresenta a sublime oração da unidade, dirigida por Jesus ao Pai. A glória do Pai, na terra, foi a realização da obra de Jesus, que é a comunicação da vida eterna, alcançada na vida de amor, em comunhão com o próximo e com Jesus. Com sua dedicação e empenho em promover a vida dos marginalizados e carentes, Jesus revela que a vontade do Pai é que todos sejam um, sem as barreiras que separam a sociedade em ricos privilegiados e excluídos espoliados e empobrecidos."
(Reflexão de José Raimundo Oliva, em A Bíblia dia a dia, Paulinas)
3- ORAÇÃO (VIDA)

Rezemos em comunhão com todos os cristãos, nesta Semana de Oração pela Unidade.
Deus, que estás conosco e caminhas no meio de nós, dá-nos neste dia a graça de tua luz e de teu Espírito para que possamos continuar nossa missão e permanecer fiéis na prática da acolhida e da escuta de todos, mesmo daqueles que são diferentes de nós. Retira de nossos corações a violência e as atitudes discriminatórias que excluem e desvalorizam a dignidade humana de outros. Capacita nossas Igrejas para serem espaços de acolhida, onde a festa e a acolhida, a alegria e a ternura, a força e a fé se tornem nossa prática diária, nosso alimento de cada dia, nosso permanente movimento em direção a Jesus Cristo. Amém.
(Do roteiro da Celebração para a SOUC, disponível em www.vatican.va)
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual é a aplicação da Palavra em minha vida? O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito?
BÊNÇÃO

Que o Senhor Deus os abençoe e proteja,
encha seus corações de ternura e suas almas de alegria,
seus ouvidos de música e suas narinas de perfume,
suas línguas de canções que levem esperança.
Que Jesus Cristo, a água viva, esteja atrás de vocês como proteção,
diante de vocês como guia, ao seu lado como companhia,
dentro de vocês como consolo, sobre vocês como bênção.
Que o Espírito doador de vida sopre sobre vocês
para que seus pensamentos sejam santos,
atue em vocês para que seu trabalho seja santo,
impulsione seus corações para que amem o que é santo,
fortaleça-os para que defendam o que é santo.
Que Ele habite em seus corações, regando sua secura e derretendo sua frieza,
que Ele alimente no mais profundo de suas almas o fogo do seu amor
e conceda a vocês uma fé verdadeira, uma esperança firme
e um amor sincero e perfeito. Amém.
(Do roteiro da Celebração para a SOUC, disponível em www.vatican.va)

Créditos: 
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008 e também para a numeração dos Salmos.
Comentário: Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em A Bíblia dia a dia 2015, Paulinas.
Leitura orante: Equipe de redação Paulinas Internet.

 
COMENTÁRIOS
A oração sacerdotal de Jesus
Trata-se, aqui, de um trecho da oração sacerdotal de Jesus. Próprio da função sacerdotal, além de oferecer sacrifícios, é oferecer súplicas e orações a Deus em favor de todo o povo. O sacrifício oferecido por Jesus é o sacrifício de sua própria vida; e as súplicas, ele as ofereceu em favor dos seus discípulos para permanecerem fiéis e não esmorecerem diante da perseguição do mundo. Trata-se da parte final do discurso de despedida, que é uma longa oração de Jesus dirigida ao Pai. Essa oração tem como ponto fundamental a comunhão entre o Pai e o Filho: a obra que o Filho realiza tem como finalidade manifestar a Glória de Deus, isto é, revelar o mistério de Deus: “Deus é amor” (1Jo 4,8.16). Realizando a obra de amor, o Filho glorifica o Pai e é glorificado por Ele, isto é, é revelado pelo Pai que o ressuscitou dos mortos. Pela ressurreição chega-se a conhecer o que ele era antes da criação do mundo (cf. Jo 1,1). Por essa comunhão, o Pai deu ao Filho o poder de conceder a vida eterna. A vida eterna dada pelo Filho é comunhão com o Pai e com aquele que ele enviou, Jesus Cristo; é participação na vida divina; é uma vida dada para além da morte.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=19%2F05%2F2015#ixzz3aVCBKDSi 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário