terça-feira, 19 de maio de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 20/05 - Pai Santo, guarda-os em teu nome... - Jo 17,11b-19



Pai Santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um, como nós somos um. Quando estava com eles, eu os guardava em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei, e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. Agora, porém, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas estando ainda no mundo, para que tenham em si a minha alegria em plenitude. Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Eu não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Consagra-os pela verdade: a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo. Eu me consagro por eles, a fim de que também eles sejam consagrados na verdade.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

No Evangelho de hoje, Jesus dirige ao Pai a oração por seus discípulos. Seu primeiro pedido é para que eles possam viver na unidade e serem testemunhas dessa unidade no mundo. Que o pedido de Jesus se concretize em nossa vida, sobretudo nesta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
Oração: Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto em si? Destaque as palavras que mais se repetem. Quais são os pedidos que Jesus dirige ao Pai? Qual é a alegria que Cristo partilha com seus discípulos? O que significa ser consagrados pela verdade?
Seguimos a reflexão sobre o diálogo de Jesus com o Pai (Jo 17, 1-26). Na perícope de hoje, Jesus dirige ao Pai a oração por seus discípulos. O pedido inicial é para que eles possam viver na unidade: "Pai Santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um, como nós somos um". A mesma unidade vivida entre Pai e Filho é pedida agora aos discípulos, a fim de que se tornem testemunhas dessa unidade no mundo.
A alegria que os discípulos experimentarão em plenitude, é a alegria de Cristo, que ressuscitado, é glorificado pelo Pai: "Agora, porém, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas estando ainda no mundo, para que tenham em si a minha alegria em plenitude".
O pedido: "Consagra-os pela verdade", e algumas traduções citam "Santifica-os na verdade", está relacionado com o pedido anterior: "Guarda-os em teu nome". Que os discípulos sejam santificados por terem participado da missão de Jesus e conservado a palavra: "Eu me consagro por eles, a fim de que também eles sejam consagrados na verdade".
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim, hoje? Qual é o convite que Jesus dirige a mim? O que significa viver a unidade, conforme o pedido de Jesus: "para que eles sejam um, como nós somos um"? O que significa estar no mundo mas não ser do mundo? Quais são os desafios que enfrentamos por testemunharmos os ensinamentos de Jesus, hoje? Qual convite percebo para minha vida nesta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos?


3- ORAÇÃO (VIDA)

Com a oração que a Palavra despertou em seu coração, continue pedindo ao Senhor pela unidade dos cristãos e pela comunhão entre as Igrejas.
Deus, que estás conosco e caminhas no meio de nós, dá-nos neste dia a graça de tua luz e de teu Espírito para que possamos continuar nossa missão e permanecer fiéis na prática da acolhida e da escuta de todos, mesmo daqueles que são diferentes de nós. Retira de nossos corações a violência e as atitudes discriminatórias que excluem e desvalorizam a dignidade humana de outros. Capacita nossas Igrejas para serem espaços de acolhida, onde a festa e a acolhida, a alegria e a ternura, a força e a fé se tornem nossa prática diária, nosso alimento de cada dia, nosso permanente movimento em direção a Jesus Cristo. Amém.
(Do roteiro da Celebração para a SOUC, disponível em www.vatican.va)
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual é o novo olhar que nasceu em mim, a partir da Palavra? Quais apelos recebi e compromissos que desejo concretizar em minha vida?
BÊNÇÃO

Que o Senhor Deus os abençoe e proteja,
encha seus corações de ternura e suas almas de alegria,
seus ouvidos de música e suas narinas de perfume,
suas línguas de canções que levem esperança.
Que Jesus Cristo, a água viva, esteja atrás de vocês como proteção,
diante de vocês como guia, ao seu lado como companhia,
dentro de vocês como consolo, sobre vocês como bênção.
Que o Espírito doador de vida sopre sobre vocês
para que seus pensamentos sejam santos,
atue em vocês para que seu trabalho seja santo,
impulsione seus corações para que amem o que é santo,
fortaleça-os para que defendam o que é santo.
Que Ele habite em seus corações, regando sua secura e derretendo sua frieza,
que Ele alimente no mais profundo de suas almas o fogo do seu amor
e conceda a vocês uma fé verdadeira, uma esperança firme
e um amor sincero e perfeito. Amém.
(Do roteiro da Celebração para a SOUC, disponível em www.vatican.va)


Créditos: 
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos.
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em A Bíblia dia a dia 2015, Paulinas.
Leitura orante: Equipe de redação Paulinas Internet.

 
COMENTÁRIOS
A oração de Jesus em favor de seus discípulos
A oração que o Filho dirige ao Pai em favor de seus discípulos é para que cuide deles, os proteja e os mantenha unidos, como o Pai e o Filho vivem numa perfeita unidade. Efetivamente, quando de sua vida terrestre, Jesus cuidou dos seus discípulos qual um bom pastor cuida de suas ovelhas: conduzindo-as às verdadeiras pastagens, protegendo-as dos inimigos e, finalmente, dando a própria vida por elas (cf. Jo 10,1-18). A comunhão de Jesus com o Pai permitiu-lhe realizar a obra do Pai e, por isso, engajar toda a sua vida em realizar a vontade do Pai, que ele considera seu alimento (cf. Jo 4,34). A unidade dos discípulos é fundamental para levar a cabo a missão do Senhor; o apoio mútuo é condição indispensável para não esmorecer diante da perseguição do mundo. Fazer a vontade do Pai e entregar-se para que as ovelhas não se dispersassem e tivessem vida em plenitude é a alegria com que Jesus viveu a sua vida. Dessa alegria os discípulos participam à medida que cumprem o mandamento do amor fraterno e se engajam na realização da vontade de Deus.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=20%2F05%2F2015#ixzz3abHViAc6 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário