sexta-feira, 29 de maio de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 30/05 - Com que autoridade fazes essas coisas? - Mc 11,27-33



Jesus e os discípulos foram outra vez a Jerusalém. Enquanto andava pelo templo, os sumos sacerdotes, os escribas e os anciãos se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram: “Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?”. Jesus disse: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Respondei-me, que eu vos direi com que autoridade faço isso. O batismo de João era do céu ou dos homens? Respondei-me!”. Eles discutiam entre si: “Se respondermos: ‘Do céu’, ele dirá: ‘Por que não acreditastes em João?’. Vamos então responder: ‘Dos homens’?...”. Eles tinham medo do povo, já que todos diziam que João era realmente um profeta. Responderam então a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus retrucou-lhes: “Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas!”.
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Jesus é o Messias enviado para libertar o povo de todo jugo do poder e da escravidão. Por isso, seu anúncio e sua prática se chocam com os interesses do sinédrio. Para bem compreendermos a Palavra que vamos meditar, peçamos: Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.

1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto bíblico? Procure perceber o contexto do relato: lugares, pessoas, perguntas... Quais são as palavras ou ensinamentos de Jesus? De onde vem a autoridade de Jesus, questionada pelos líderes religiosos do Templo? Qual a importância da missão de João Batista enquanto precursor do Messias?
"No segundo dia após sua chegada a Jerusalém, na ocasião da festa judaica da Páscoa, tendo passado a noite em Betânia, Jesus, com seus discípulos, voltam a Jerusalém. A expulsão dos comerciantes do Templo acirrara os ânimos das autoridades religiosas contra Jesus. O Sinédrio, instância máxima do poder religioso e político, formado pelos sumos sacerdotes, escribas e anciãos, proprietários de terras, sentia-se cada vez mais ameaçado em sua autoridade e prestígio. Jesus é então procurado e questionado por estas autoridades. Devolvendo-lhes o questionamento, ele os interroga sobre a origem do batismo de João, e os silencia. Com sua pergunta, Jesus manifesta seu reconhecimento da origem divina do batismo de João, o qual entra em choque com as tradições do Templo. Pelo batismo assume-se o compromisso com a transformação deste mundo, pela vivência do amor, na justiça, na fraternidade e na paz, conforme a vontade do Pai". (Comentário de José Raimundo Oliva, em A Bíblia dia a dia, Paulinas)
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o Senhor nos diz através do texto? Como acolho em minha vida a libertação que o Senhor nos traz? Reconheço que a autoridade de Jesus é divina, que ele é o enviado do Pai? Quais sentimentos a Palavra despertou em mim?
Jesus ensina e realiza diversas obras com autoridade. Essa autoridade lhe é concedida pelo Pai, pois ele é o verdadeiro enviado de Deus. Jesus age com o poder do próprio Deus em defesa da vida e em favor dos pequenos.
3- ORAÇÃO (VIDA)

Celebramos hoje a Festa da Visitação de Nossa Senhora. Papa Francisco nos lembra que "três palavras sintetizam o comportamento de Maria: escuta, decisão e ação. Palavras que indicam um caminho, também para nós, diante do que o Senhor nos pede na vida. Escuta, decisão, ação." (...)
"Maria, mulher da escuta, abri nossos ouvidos, fazei com que saibamos ouvir a Palavra do vosso Filho Jesus, entre as tantas palavras desse mundo. Fazei que saibamos perceber a realidade em que vivemos, ouvir as pessoas que encontramos, especialmente aquela pobre, necessitada, em dificuldade.
Maria, mulher da decisão, iluminai as nossas mentes e os nossos corações para que saibamos obedecer a Palavra do vosso Filho Jesus sem hesitação. Dai-nos a coragem de decidir, de não nos deixar arrastar pelos que tentam orientar a nossa vida.
Maria, mulher da ação, fazei que as nossas mãos e pés se movam depressa em direção aos outros, para que possamos levar-lhes a caridade e o amor de vosso Filho Jesus. Para levarmos ao mundo, como vós, a luz do Evangelho. Amém." (Disponível em http://papa.cancaonova.com)
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Como vou viver concretamente durante o dia o apelo que o Senhor me revelou?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


...............
Créditos: 
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos.
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em A Bíblia dia a dia 2015, Paulinas.
Leitura orante: Equipe de redação Paulinas Internet. 

 
COMENTÁRIOS
Sem fé não é possível conhecer a origem de Jesus

Nós estamos na segunda parte do evangelho segundo Marcos, dominada pelos relatos da paixão de Jesus. Nas proximidades de sua paixão, o conflito de Jesus com as autoridades religiosas do seu tempo vai se tornando cada vez mais intenso. O trecho do evangelho de hoje é uma controvérsia. A questão apresentada pelo grupo é acerca da origem da autoridade de Jesus, pela qual ele ensina e age. Lembremo-nos de que, no início do evangelho, as pessoas se admiram do ensinamento de Jesus feito com autoridade. Jesus não responde, porque nenhuma resposta seria satisfatória para os seus opositores, uma vez que já haviam decidido matar Jesus (cf. Mc 3,6). Sem fé não é possível conhecer e admitir a origem divina de Jesus. O Espírito com o qual ele foi ungido é o que o reveste de autoridade. A dureza do coração e a inveja impedem de reconhecer a origem divina da autoridade de Jesus, autoridade pela qual ele expulsa os comerciantes do templo.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5240#ixzz3bauzmJtG 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário