segunda-feira, 18 de maio de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 17/05 - Ascensão do Senhor - Mc 16,15-20



Jesus disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados”. Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus. Então, os discípulos foram anunciar a Boa-Nova por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra pelos sinais que a acompanhavam.

LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Celebramos hoje a solenidade da Ascensão do Senhor. Quarenta dias depois da Páscoa, Jesus retorna ao Pai e confia aos discípulos a missão de expandir o Evangelho por toda a terra. Celebramos também o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano tem como tema “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”.
Pedimos ao Espírito Santo que nos conduza em nossa Leitura orante: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto? Qual é o contexto da narrativa? A quem Jesus está se dirigindo? Quais orientações Jesus dá aos seus discípulos? Leia também a primeira leitura proposta pela liturgia de hoje, At 1, 1-11 e observe os elementos comuns nos dois textos.
O termo Ascensão, do latim ascendere, significa subir, mover-se para o alto. A Ascensão de Cristo ao céu é a exaltação da sua humanidade à glória da vida divina. Com a ascensão do Senhor, conclui-se a sua presença visível na terra. Os discípulos, após a ascensão de Jesus, são orientados a permanecerem em Jerusalém até a vinda do Espírito Santo em Pentecostes. Os discípulos então são enviados impulsionados pelo dom do Espírito: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura!" Muitos sinais acompanharão os enviados e o próprio Senhor permanecerá com eles: "O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra pelos sinais que a acompanhavam."
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que o texto diz para mim, hoje? Qual é o convite que o Senhor me faz por meio de sua palavra? O que a Ascensão do Senhor significa na minha vida cristã?
”O Cristo Ressuscitado continua a ter palavra e a ensinar os apóstolos, mas não de viva voz, e sim pelo Espírito Santo, que faz na comunidade dos discípulos a memória de Jesus, atualiza e esclarece suas palavras e move ao testemunho. Pela ação do Espírito, a presença do Senhor podia e pode ser sentida e reconhecida em todos os âmbitos da vida. É no cotidiano da existência humana que o Senhor se deixa encantar. A sua 'elevação' é sentida em todos os lugares e em todo tempo." (Reflexão: Carlos Alberto Contieri, sj - A Bíblia dia a dia, Paulinas)
3- ORAÇÃO (VIDA)

Invoquemos com alegria o Senhor Jesus Cristo, que, elevado da terra, atrai para si todas as coisas; e o aclamemos após cada pedido: Cristo, rei da glória, nós vos louvamos!
- Senhor Jesus, rei da glória, que, oferecido em sacrifício uma vez para sempre, subistes vitorioso para o céu, onde estais à direita do Pai, conduzi os homens e as mulheres à perfeição da caridade.
- Sacerdote eterno e ministro da Nova Aliança, que viveis eternamente intercedendo por nós, salvai o povo que vos suplica.
- Senhor, que voltastes à vida depois de sofrer a Paixão e durante quarenta dias aparecestes a vossos discípulos, confirmai, hoje, a nossa fé.
- Senhor, que, neste dia, prometestes dar aos apóstolos o Espírito Santo, para que fossem testemunhas vossas até os confins da terra, fortalecei também, pela força do mesmo Espírito Santo, o nosso testemunho.
(Laudes da Solenidade da Ascensão do Senhor)


4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual é a aplicação da Palavra em minha vida? O que me proponho a viver? Como vou atingir este propósito?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Angela Klidzio, fsp
 
COMENTÁRIOS
Anunciai a Boa-Nova a toda criatura!
A solenidade da Ascensão, celebrada quarenta dias depois da Páscoa, conclui a série de aparições de Jesus ressuscitado. Na oração da coleta desse dia, rezamos: “Ó Deus, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória”. Celebramos a vitória de Jesus Cristo sobre o mal e todas as suas manifestações e sobre a morte. Dessa vitória todos somos herdeiros, pelos méritos de Cristo. Essa vitória de Cristo nos faz compreender que o mal e a morte não têm mais poder, eles foram vencidos pelo Senhor ressuscitado dentre os mortos. O trecho dos Atos dos Apóstolos, de hoje, é de capital importância para compreender a mensagem da ascensão do Senhor. Ao longo de quarenta dias, depois da ressurreição, o Senhor apareceu aos discípulos e os instruiu pelo Espírito Santo. O Senhor continua presente e a falar com os seus, mas agora não de viva voz e em carne e osso, podemos dizer, mas pelo Espírito Santo (cf. At 1,2). O Espírito Santo torna o Cristo presente aos seus discípulos e atual as suas palavras. Agora, é através do Espírito Santo que o Senhor continua a revelar o desígnio salvífico de Deus. O relato da ascensão não se oferece ao nosso olhar; trata-se de uma profissão de fé: ressuscitado dos mortos, Jesus Cristo foi elevado ao céu onde está sentado à direita do Pai. O
relato tem por finalidade ser um apoio para a intelecção da fé e o aprofundamento do mistério da ressurreição. O passivo divino usado para dizer da elevação de Jesus indica que é o Pai quem o elevou. A nuvem que envolve o Ressuscitado é, para a tradição bíblica, símbolo da presença de Deus que acompanha o seu povo (cf. Ex 13,22). A nuvem que envolve o Senhor é um modo de dizer que Jesus ressuscitado entra no mistério de Deus, no que é seu, antes da criação do mundo. Os dois mensageiros celestes são um apoio para compreender que, agora, com seu corpo glorioso, o Senhor não é encontrado no alto, mas na nossa própria humanidade, em todos os lugares e situações, no cotidiano da existência humana. É pela fé que vemos e encontramos o Senhor, em meio às vicissitudes da história. Pela fé a elevação de Jesus Cristo não é sentida como ausência, mas como uma forma de presença. A ascensão é, para nós cristãos, o momento a partir do qual, ao invés de ficar olhando o céu, devemos cumprir a missão que o Senhor ressuscitado nos confiou, a saber, a de sermos testemunhas
do seu amor (cf. At 1,8). Na conclusão do evangelho de Marcos, depois de confiar aos discípulos a missão de expandir o evangelho por toda a terra, Jesus foi elevado ao céu e sentou-se à direita de Deus. Mas essa missão tão grande não pode ser realizada a não ser com a força que Deus mesmo concede (cf. Mc 16,20).
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=17%2F05%2F2015#ixzz3aVBPlcBP 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário