segunda-feira, 25 de maio de 2015

EVANGELHO DO DIA - ANO B - DIA 25/05 - Que devo fazer para ganhar a vida eterna? - Mc 10,17-27



Jesus saiu caminhando, quando veio alguém correndo, caiu de joelhos diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”. Disse Jesus: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Conheces os mandamentos: não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, não prejudicarás ninguém, honra teu pai e tua mãe!”. Ele então respondeu: “Mestre, tudo isso eu tenho observado desde a minha juventude”. Jesus, olhando bem para ele, com amor lhe disse: “Só te falta uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Ao ouvir isso, ele ficou pesaroso por causa desta palavra e foi embora cheio de tristeza, pois possuía muitos bens. Olhando em volta Jesus disse aos seus discípulos: "Como é difícil, para os que possuem riquezas, entrar no Reino de Deus". Os discípulos ficaram espantados com estas palavras. E Jesus tornou a falar: "Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!" Eles ficaram mais admirados e diziam uns aos outros: "Quem então poderá salvar-se?" Olhando bem para eles, Jesus lhes disse: "Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível!"
LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Iniciamos uma nova semana fortalecidos e impulsionados pela Palavra de Deus. Que neste dia ela esteja em nossa mente, em nosso coração e em nossas ações.
Oração: Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.
1- LEITURA (VERDADE)

O que diz o texto? Quais são os personagens da narrativa? O que buscava o homem que procurou por Jesus? Qual é o caminho para a vida eterna apontado por Jesus? Qual foi o convite mais exigente que Jesus apresentou ao homem e que ele não foi capaz de assumir?
"Superar a morte pela vida eterna é uma aspiração eterna do ser humano, e questão central em todas as religiões. Contraditoriamente, a riqueza seduz homens e mulheres. Em resposta ao homem piedoso, Jesus, com amor, apresenta-lhes os mandamentos relativos à observância da antiga tradição religiosa. Tudo, porém, ele já observava. Contudo, o passo fundamental que leva à comunhão de vida com Deus, na eternidade, é o despojamento das riquezas e a partilha com os pobres. O piedoso, apegado às riquezas, tristemente rejeita o caminho da vida eterna. Entretanto, Deus, com seu amor, é perseverante em seduzir os corações, levando todos à conversão". (Comentário de José Raimundo Oliva, em A Bíblia dia a dia, Paulinas)
2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

O que diz o texto para mim? Também me pergunto como o homem da narrativa: "que devo fazer para ganhar a vida eterna"? Conheço e observo os mandamentos ? Tenho um coração disponível para partilhar meus bens, minhas riquezas com os pobres? Por que a riqueza seduz tanto as pessoas?
O Papa Francisco, em sua homilia na Solenidade de Pentecostes, nos recordava da ação do Espírito Santo na vida do cristão. O Espírito nos abre aos outros, purifica nosso coração dos apegos, nos liberta.
"O mundo tem necessidade de homens e mulheres que não estejam fechados, mas repletos de Espírito Santo. Para além de falta de liberdade, o fechamento ao Espírito Santo é também pecado. Há muitas maneiras de fechar-se ao Espírito Santo: no egoísmo do próprio benefício, no legalismo rígido – como a atitude dos doutores da lei que Jesus chama de hipócritas –, na falta de memória daquilo que Jesus ensinou, no viver a existência cristã não como serviço mas como interesse pessoal, e assim por diante. Ao contrário, o mundo necessita da coragem, da esperança, da fé e da perseverança dos discípulos de Cristo.(...)O dom do Espírito Santo foi concedido em abundância à Igreja e a cada um de nós, para podermos viver com fé genuína e caridade operosa, para podermos espalhar as sementes da reconciliação e da paz. Fortalecidos pelo Espírito – que guia, guia-nos para a verdade, que nos renova a nós e à terra inteira, e que nos dá os frutos – fortalecidos no Espírito e por estes múltiplos dons, tornamo-nos capazes de lutar sem abdicações contra o pecado, de lutar sem abdicações contra a corrupção que dia a dia se vai estendendo sempre mais no mundo, e dedicar-nos, com paciente perseverança, às obras da justiça e da paz". (Homilia do Papa Francisco, Solenidade de Pentecostes 2015, disponível na íntegra em http://w2.vatican.va)
3- ORAÇÃO (VIDA)

Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém
4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual é o novo olhar que nasceu em mim, a partir da Palavra? Quais apelos recebi e compromissos que desejo concretizar em minha vida?
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


...............
Créditos: 
Referências bíblicas: Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002 e também para a numeração dos Salmos.
Comentário: Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, publicado em A Bíblia dia a dia 2015, Paulinas.
Leitura orante: Equipe de redação Paulinas Internet.

 
COMENTÁRIOS
A vida eterna é dom e como tal deve ser recebida

Aquele homem anônimo que se apresentou no caminho de Jesus exprime o desejo de vida eterna presente no coração de todo ser humano. Criado à imagem e semelhança de Deus, o homem tende para a eternidade e a deseja. No entanto, é preciso compreender que a vida eterna é dom e não merecimento do ser humano. Jesus é bom e fez bem todas as coisas, despertando nas pessoas a fé na vida. No entanto, a bondade manifestada na acolhida, na mensagem e no que Jesus realiza em favor das pessoas deve remeter àquele que é a fonte de todo verdadeiro bem, Deus. A vida eterna é dom e como tal deve ser recebida. Não é merecimento garantido pela prática da Lei nem por qualquer boa obra. Para receber a vida eterna como dom é preciso desapego. Além disso, é no seguimento de Jesus Cristo que se encontra o caminho para a vida eterna. Diante da proposta de Jesus, o homem saiu pesaroso. A riqueza pode se constituir num verdadeiro obstáculo para se entrar no Reino de Deus.
Pe. Carlos Alberto Contieri


Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&id=5235#ixzz3bAKoxWyp 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário